Uma noite para João @PaulinasEditora

por há 2 meses e 147 leituras

Sinopse:

“Uma noite para João e outros poemas leva o leitor para a atmosfera das festas populares, da poesia, da sensibilidade e força de um menino que vem para anunciar um caminho, da criança que brinca, sonha e transforma, do amor de mãe que acalenta com doces canções de ninar os receios de seu filho.
Dos dias de hoje rumo às lendas do imaginário popular, vamos conhecer uma infância que a invenção particular do poeta pode fazer, abrindo uma noite de sonhos com João ainda no ventre de sua mãe e depois nos primeiros passos sob à luz do mundo.
Com um lirismo ao modo das canções de ninar, na segunda parte do livro, aparecem outras histórias falando de brincadeiras, vento e pássaros, medos, alegrias e milagres. São lembranças de outros meninos, mas igualmente protegidos pela voz da esperança de suas mães e pais.
O livro é composto de 15 poemas inspirados em personagens históricos do cristianismo e lendas de santos medievais. Os textos podem ser classificados como acalantos, parlendas ou lengalenga, poemas narrativos anedóticos. Cada poema é feito uma canção, um quadro, contendo uma pequena narrativa. Desta maneira, o público poderá ser o mais variado possível.
As ilustrações delicadas e sensíveis transmitem bem o clima de festa e os símbolos que permeiam os poemas.”

Uma noite para João e Outros poemas é um livro que exala sensibilidade, de uma forma lúdica e poética. Eu realmente adorei o livro e achei de uma delicadeza cativante. Tanto autor quanto ilustrador, Peter O Sagae / Sandra Jávera, trataram cada página de forma singular e gostosa de absorver.

Quem é o menino tema dessa história? A pergunta que fica no ar, do ventre ao deserto, e deixa uma gostosa sensação de que somos todos nós.

Vô, quem é
aquele menino
com o carneiro
na mão?
Aquele é João.
Ele também?
Também, João.

Pertencente à coleção Espaço Aberto, o livro narra uma história da noite de João em meio aos poemas que brincam com as palavras – de uma forma primorosa, diga-se de passagem.

Você pode ler um trechinho aqui e já aproveitar para ver um pouco das ilustrações.

João tem
medo, medo, medo
do gafanhoto do deserto –
o gafanhoto que voa
o gafanhoto que salta
e devora tudo o que há
por perto
(até pensamento de João)
um só gafanhoto
não mete medo, não

As páginas são de uma boa gramatura para manuseio infantil, diagramação perfeita e muito capricho de cada composição. A ed. Paulinas está de parabéns, eu super recomendo e dou 3 lindas estrelas para mais essa obra de nossa parceira.

Espero que tenham gostado dessa apreciação, lembrem de comentar aqui ou clicar lá no +1! Breve, tem mais dicas de livros e leituras, basta ficar ligadinho aqui no portal.

ISBN: 9788535642926
Páginas: 36
Edição: 1
Idioma: Português
Compre aqui.

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales