Resenha O Menino do Pijama Listrado, Editora Seguinte

por há 4 semanas e 98 leituras

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Esta edição de luxo, que comemora os dez anos de lançamento da obra, traz uma introdução inédita do autor e ilustrações do premiado artista Oliver Jeffers.

Sabe quando você deseja muito ler um livro depois de assistir o filme, bom eu sigo esse lema em minha vida, primeiro vejo o filme para depois ler o livro que o baseou, assim não fico decepcionada com o filme, pois quase sempre o livro é muito melhor e trás muito mais detalhes que o filme!

Porém ler O Menino do Pijama Listrado foi um grata surpresa, pois eu esperava ler um livro triste e cruel, mas o livro é simplesmente cativante e trás a narrativa pelos olhos de Bruno, ou seja, uma criança privada de sua vida e infância, que tem que seguir as ordens do pai e ir morar longe de seus amigos.

Apesar da inocência na escrita os momentos impactantes que vi no filme também estão lá, só que são descritos de uma forma branda e amena, e o que fica em evidencia durante toda a escrita é a importância da amizade e que as crianças não nascem com preconceito, são os adultos que os impõem a dividir seus semelhantes.

A guerra de Hitler (A Segunda Guerra Mundial) é um dos exemplos de preconceito, onde os judeus (apesar que não foram apenas com eles as crueldades) são tratados como animais e dizimados de forma cruel e impiedosa, a trama se passa nesse ambiente e apesar de todo horror da época, podemos vislumbrar a beleza de uma amizade que se forma graças a inocência que só crianças possuem.

Bruno em busca de distração resolve explorar o lugar que vive e tentar descobrir algo sobre as pessoas que vivem próximo do seu novo lar (que ele tanto odeia), durante essa jornada ele acaba conhecendo Shmuel e uma forte amizade entre ambos acontece e a alegria deles é poder conversar e esquecer por um momento que estão presos onde não queriam estar.

Bruno conhece a historia de Shmuel e não compreende porque eles vivem do outro lado ou porque usam sempre o mesmo pijama listrado, mas apesar dos pesares eles se tornam grades amigos, chorei em muitos momentos, principalmente com a cena onde Bruno nega conhecer seu novo amigo.

Uma leitura que nos transmite valores importantes como igualdade, irmandade, compaixão, fidelidade e principalmente amizade, a edição está belíssima, a editora seguinte simplesmente caprichou, as ilustrações dão ainda mais beleza a obra. Por tudo isso o livro merece cinco corujinhas!

Ficha Técnica:                      
Skoob: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Ano: 2017
Onde Comprar: Americanas, Livraria Cultura, Amazon, Saraiva.

Espero que leiam e se emocionem, para aqueles que já leram, vale a pena ler de novo ;) Até a Próxima.

Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales