Resenha O Livro do Juízo Final, Editora Suma!

por há 2 semanas e 87 leituras

Sinopse: “Para Kivrin, que se prepara para um estudo de campo em uma das eras mais mortais da história humana, viajar no tempo é tão simples quanto tomar uma vacina desde que seja uma vacina contra as doenças encontradas na Idade Média. Já para seus professores, isso significa cálculos complexos e um monitoramento constante para garantir o reencontro. No entanto, uma crise de proporções inimagináveis pode colocar o futuro de Kivrin, e de todo o Reino Unido, em perigo. Seu professor mais próximo, o sr. Dunworthy, fará de tudo para resgatá-la. Mas até que ponto é possível desafiar a morte.

De 1300 a 2050, Connie Willis faz um trabalho magnífico na construção de personagens complexos, densos e pelos quais é impossível não sentir empatia. O livro do juízo final é ao mesmo tempo uma incrível reconstrução histórica e uma aula sobre o poder da amizade”.

“O Livro do Juízo Final” foi tudo o que esperava, mas também superou as expectativas, pois sabia que teria viagem no tempo, no entanto, a riqueza de informações abordadas por Connie Willis é incrível. Neste livro conhecemos Kivrin, uma historiadora que vive no ano de 2054. Um ano em que a ciência evoluiu muito e que as doenças não são os grandes problemas, além disso é possível fazer viagem no tempo.

As viagens no tempo não são algo sem controle, há profissionais envolvidos e procuram ter o cuidado de não afetar o passado. Apenas desejam coletar informações, estudar e desenvolver ainda mais a sua realidade. Quando escolhem um período para visitar, a pessoa que fará o “salto” tem que se adaptar aquela época e seus costumes, para afetar o mínimo possível enquanto vive naquele período.

Kivrin se oferece para viajar para a Idade Média, o ano é 1320. Kivrin tem que se adaptar para essa época, mudando aparência, estudando a linguagem e costume, também tomar vacinas para de proteger das doenças desse período. O Sr. Dunworthy é um dos professores de Kivrin e apesar de admira-la, tem receio com essa viagem, pois a época tem seus perigos, em que mulheres não eram bem tratadas e sofriam atrocidades, além de poderem ser queimadas caso fossem acusadas de bruxaria. Mesmo assim Kivrin faz o salto e vai para a Idade Média.

As coisas ficam bem interessantes, pois Kivrin está doente e acaba ficando muito mal ao chegar e alguém a socorre, o problema é que Kivrin deveria se lembrar do lugar que chegou, para poder retornar e se reencontrar, voltando ao seu tempo. Enquanto isso, em 2054, Badri, que é o responsável por monitorar a viagem de Kivrin, está doente e fala que algo deu errado. Outro problema é que alguém fica doente e Kivrin acredita que seja Peste Negra, porém esta só devastaria a Europa em 1348, por isso, surge a dúvida de se Kivrin foi parar no período errado e como vão fazer para encontra-la e ajuda-la.

O livro é em terceira pessoa e temos capítulos com Kivrin no passado e capítulos em 2054 com aqueles que ficaram no presente. Gostei muito mais dos capítulos com Kivrin, devido as informações que a autora apresentou, o contexto histórico é construído muito bem e foi particularmente interessante ver alguém de outra época tentando se adaptar a um passado muito diferente.

A autora retrata bem problemas da Idade Média, costumes, o poder da igreja e sua influência. A parte de 2054 também é interessante, pois se aprofunda mais em ficção científica e a construção de futuro da autora também é ótima.

Foi muito fácil me identificar com os personagens e me aprofundar na leitura. A autora fez um excelente trabalho e os enredos e personagens se conectaram. Não poderia dar menos de cinco cupcakes, realmente vale a pena. Confesso que o livro me atraiu porque assisto a série Outlander que também tem viagem no tempo, mas o livro me surpreendeu bastante também.

Ficha Técnica:

Skoob: O Livro do Juízo Final

Autora: Connie Willis

Editora: Suma de Letras

Páginas: 576

Ano: 2017

Onde Comprar: Americanas, Saraiva, Amazon, Submarino.

Para os que gostam de fantasia, ficção científica e história, vão gostar desse livro que está em uma belíssima edição em capa dura. Agradeço a cortesia a Editora Suma de Letras.

Xo Xo da Eve.

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales