Resenha O Iluminado, Editora Suma!

por há 2 semanas e 61 leituras

Sinopse: ““O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.

Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto… e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais. Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai… Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos”.

Faz muito tempo que desejava ler este livro do Stephen King. Meu primeiro contato foi com o filme (1980), mas faz muito tempo que assisti e nem lembro muito, por isso o contato com o conteúdo do livro foi inédito e me surpreendeu. O livro tem elementos de terror e drama, fiquei envolvida com os dilemas dos personagens e curiosa para entender o hotel e o dom de Danny.

Tudo começa quando Jack Torrance recebe a oferta de ir trabalhar no Hotel Overlook durante a baixa temporada, que é quando fica isolado devido ao tempo e grande quantidade de neve. Jack deseja recomeçar, tentar superar seus vícios (alcoolismo) e acessos de fúria, que foi a razão para perder o antigo emprego. Além disso, sua família pode ir junto, no caso sua mulher Wendy e seu filho Danny.

O livro já me deixou curiosa quando Danny tem uma visão ruim sobre sua ida para o hotel, queria entender mais seu dom e o que aconteceria. O hotel tem várias histórias trágicas de assassinato, suicídio e até um ex-zelador que matou sua família. Após se instalarem começam a acontecer coisas estranhas presenciadas por Danny ou sentidas. O hotel Overlook parece querer o garoto, e temos aparições sobrenaturais, algumas que me deixaram tensa. A sensação de “não estou sozinho” acontece muito, o que deixa uma expectativa sobre o que vem em seguida.

Mas não é só Danny que recebe essas visitinhas, seu pai também. O pior de tudo é que o hotel parece influenciar muito sua conduta, se aproveitando de suas fraquezas e temperamento. Jack Torrance começa a perseguir seu filho e mulher. Wendy não é aterrorizada por esses fantasmas do passado, mas sim pelo próprio marido.

Além de simpatizar e ficar curiosa com o personagem Danny, o que mais em interessou foi o Jack Torrance. Um personagem bem construído e que conseguia transmitir momentos leves, mas também aterrorizar. Como já li outros livros do King, sei bem que muitas vezes além de ter uma ameaça ou força sobrenatural, o autor coloca um perigo mais próximo, humano. O que mostra que mesmo sem a parte sobrenatural, em algum ponto ainda há perigo a ser enfrentado. Não vou me detalhar muito para não dar spoilers sobre o desfecho e, sobre o dom de Danny, lendo entenderá mais sobre o título “o iluminado”.

Gostei muito desta leitura e recomendo, porém preciso dizer que King constrói bem sua trama e personagens para então chegar ao clímax. Como já me acostumei com sua narrativa e, particularmente, gosto, outros podem achar muito lento ou cansativo, mas afirmo que vale a pena continuar lendo se curte um bom drama com nuances de terror. Porém, mesmo tendo elementos de terror, não me assustei tanto, mas é claro que os acontecimentos provocam um terror psicológico e tensão. Darei cinco cupcakes.

Ficha Técnica:

Skoob: O Iluminado

Autor: Stephen King

Editora Suma

Páginas: 520

Ano: 2017

Onde Comprar: Saraiva, Americanas, Submarino, Amazon.

O Iluminado está em uma nova edição belíssima em capa dura e agora faz parte da linha “Biblioteca Stephen King” que já possui os livros Cujo (resenha AQUI) e A Hora do lobisomem (resenha AQUI). Espero que tenham gostado. Até a próxima.

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+

Um comentário para “Resenha O Iluminado, Editora Suma!”

Paty

Ahhh esse livro tá na minha lista desse ano!! Acredita que ainda não li, e nem assisti ao filme? Mas MDS que edição mais linda essa da Suma <3 Tô querendo muito ele e fiquei mega curiosa pra ler depois dessa tua resenha <3

Beijinhos da Paty ;)

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales