Resenha Mulheres Perigosas Editora Leya

por há 2 semanas e 65 leituras

SINOPSE >No ano em que o filme Rogue One chega às telas com uma heroína que reina absoluta, forte e autônoma, você vai conhecer as mulheres mais perigosas da literatura de fantasia mundial. Editada por George R. R. Martin, esta antologia traz 21 histórias inéditas sobre magia, ciúme, ambição, traição e rebeldia para Joana D’Arc nenhuma botar defeito. Esqueça o estereótipo de mulheres vítimas e heróis másculos enfrentando sozinhos qualquer perigo. Aqui você irá encontrar mulheres guerreiras, intrépidas pilotas, destemidas astronautas, perversas assassinas, heroínas formidáveis, sedutoras incorrigíveis e muito mais.

Assinado por monstros da ficção científica e fantástica como Brandon Sanderson, (“Mistborn”), Megan Lindholm (“A Saga do Assassino”, sob o pseudônimo Robin Hobb), Melinda M. Snodgrass, Caroline Spector (“Wild Cards”) e novos nomes da literatura jovem como Megan Abbott (A febre) e Diana Gabaldon (“Outlander”), o volume conta ainda com uma novela do próprio Martin sobre A dança dos dragões, a guerra civil que assolou Westeros dois séculos antes dos acontecimentos de A guerra dos tronos.

Toca aquela música de chegada, em final de corrida, porque eu mereço rsrsrs!  Demorei, mas consegui terminar essa longa leitura. Mas, também né, olha o organizador…. George R. R. Martin, pai das crônicas de gelo e fogo, nos presenteia com uma seleção de contos extraordinários.

Mais que isso, em Mulheres Perigosas, variados autores (tem bio resumida antes de cada conto) com mundos fantásticos recheados de aventuras e lições de superação. Confesso que não li as obras de Martin por preferir a versão “TV”, não sou muito o público fã de leituras tão longas, mas os contos são bastante instigantes.

“Mulheres perigosas é um livro simplesmente imperdível, daqueles que você não consegue parar de ler”

De todos, meus preferidos foram três: As Mãos Que Não Estão Lá de Melinda M. Snodgrass, Raisa Stepanova de Carrie Vaughn e a A Garota No Espelho de Lev Grossman. Lembrando que são 21 histórias de vários autores.

Aqui no ISSUU, você pode ver a estética do livro e ler as primeiras 20 páginas. Experimente!

“Prepare-se para todo o tipo de perigo e para perder o fôlego com essas mulheres mais que poderosas.”

Todo mundo me perguntou sobre o conto do Martin, bem, o cara narra o passado de seu mundo de As Crônicas de Gelo e Fogo. No conto explora a luta de dois antepassados de nossos personagens principais (pelo menos na série de Tv) e o embate que levou ao extermínio dos dragões. Então, nada de Spoilers, fique tranquilo!

Ah, a obra conta com uma bela ilustração de capa que foi feita por  Ralph Damiani e inspirada no quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Éugene Delacroix.

George R. R. Martin apresenta as mulheres mais perigosas dos livros de fantasia.

As Mãos Que Não Estão Lá de Melinda M. Snodgrass – Um filho de alfaiate que perdeu o título de capitão de uma nave espacial, toma um porre… (parece piada, mas não é rss)  e juntando-se com outros inconformados acaba inserindo os primeiros mestiços na terra.

Raisa Stepanova de Carrie Vaughn – Esse conto data da Segunda Guerra Mundial e narra a protagonista em uma missão de bombardeio e em meio à grandes perigos, ela tenta ascensão e reconhecimento.

A Garota No Espelho de Lev Grossman – Nesse vemos uma leitura de Harry Potter, que me deixei bastante confusa: Plágio? Ele conta uma nova versão para aquela garota “morta, no espelho” que tem nos livros (e filme). Eu sinceramente não acho certo esse tipo de apropriação, né. Mas, tem quem defenda.

Em resumo, você vai encontrar fantasia, distopia, mundos mágicos, mulheres fortes, suspense e uma gama ilimitada de gêneros em suas mais criativas variações. Dos autores, nomes jovens e outros já consolidados disputam nossa atenção.

O investimento – de tempo e dinheiro – é muito válido já que nunca li uma antologia de tanta qualidade. Cada escrita no seu formato, cada conto com sua temática e no final de cada um a lição do quanto não somos um sexo frágil… Somos possíveis Mulheres Perigosas!

Lastimo a editora parceira não ter feito (pelo menos não encontrei) um BOOKTRAILER para essa obra grande e Grandiosa.

 

Autor: George R. R. Martin, Brandon Sanderson, Megan Lindholm, Joe Abercrombie, Diana Gabaldon, entre outros.
Ano de Lançamento: 2017
Nº de páginas: 736
Editora LeYa

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales