Resenha Mitologia Nórdica, Editora Intrínseca

por há 1 mês e 108 leituras

Sinopse: “Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.

Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.

Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher – difícil com sua barba e enorme apetite – para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir – o mais sagaz dos deuses – se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.

Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente”.

A primeira vez que vi este livro já desejei muito poder ler devido a capa que achei belíssima e por causa de seu conteúdo. Gosto de ler mais sobre mitologia, uma das minhas favoritas é a grega, mas já li sobre a romana e agora tive o prazer de entender mais sobre a Nórdica.

Para os leitores que assistem filmes da Marvel ou leem os quadrinhos, sabem que há adaptação sobre Odin, Thor e Loki, mas foi muito bom ler mais sobre estes personagens e suas peculiaridades que fazem a Mitologia Nórdica que eu mal tinha contato, mas pude entender um pouco mais e saber o quanto é interessante.

O livro é basicamente composto por contos que vão seguir algum personagem e contar uma história. Como não sei muito sobre Mitologia Nórdica, não posso dizer que houve exageros, até porque mesmo sendo sobre a mitologia ainda temos a influência de Neil Gaiman na escrita, porém cada conto foi proveitoso a sua forma.

Mesmo girando em torno de Thor, Odin e Loki, são apresentados muitos outros personagens e até uns conhecidos que fazem parte desta mitologia. Fato é que ao final fiquei com vontade de pesquisar mais sobre os elementos apresentados, pois há contos mais longos e outros breves, mas ótimos. Não é necessário ler em sequência, pois cada conto fala por si, porém há conexões entre eles e por isso foi bem melhor ler na sequência.

Recomendo muito este livro para os que querem conhecer um pouco sobre essa mitologia de forma prazerosa, também para os que já gostam e podem reler sobre tramas, personagens, regras e o famoso martelo do Thor. Darei cinco cupcakes para este livro composto por quinze contos e um glossário de termos mitológicos que podem encantar muitos leitores.

Ficha Técnica:
Skoob: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2017
Onde Comprar: Americanas, Submarino, Amazon, Saraiva.

Já leram algo dessa mitologia ou possuem interesse? A edição está em capa dura e muito linda, agradeço a cortesia a Editora Intrínseca, além disso a leitura é dinâmica. Até a próxima.

Xo Xo da Eve.

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales