Resenha La Belle Sauvage, Editora Suma.

por há 2 semanas e 41 leituras

Sinopse: “Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.
“Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo.” – Phillip Pullman”.

Me surpreendi muito positivamente com esse livro e ainda mais com essa trama tão envolvente, nunca imaginei que fosse gostar tanto e até mais que a trilogia da Bússola de Ouro, toda a história é ainda mais emocionante e cheia de aventura e o amor que senti por Lyra se multiplicou por Malcolm que é o protetor e salvador da nossa pequena e indefesa Lyra.

Caso ainda não tenha lido a trilogia anterior nem se preocupe, pois não vai fazer muita diferença, nesse livro vamos conhecer a história do nascimento da Lyra, mas para quem já leu, fica a sensação de voltar no tempo e conhecer alguns personagens em sua mocidade, o que foi maravilhoso em minha opinião.

O protagonista desse história Malcolm um menino muito inteligente, filho único e com 13 anos, gosta de ocupar seu tempo ajudando os pais na estalagem conhecida como A Truta, na margem oposta fica o convento de Godstow, onde vivem as freiras e Malcolm adora ajuda-las quando precisam.

Mas sua grande paixão era brincar com seu deamon Asta na sua canoa de nome La Belle Sauvage que em tradução significa A Bela Selvagem, muitas vezes sua canoa era operada a serviço das freiras e muitas vezes Malcolm transportou a irmã Benedicta, ele aprendia muito em cada uma dessas viagens.

Ele admirava muito as freiras e gostava de conversar com eles sobre questões religiosas, sua melhor amiga no convento era a freira Irmã Fenella, ela cuidava da cozinha e da alimentação das outras irmãs e ele adorava ajuda-la e ela sempre lhe contava e ensinava coisas importantes realizadas pelo convento.

Com seu jeito tranquilo e esperto de ser Malcolm sempre conquistou amigos e também descobriu coisas que sabia que deviam ser mantidas em segredo, como a chegada de uma bebê ao convento, filha do famoso explorador lorde Asriel, as freiras ficariam cuidando da criança, pois o pai perdeu esse direito ao cometer um crime de honra.

“Ele não foi preso, pois foi crime de honra. A esposa do sr. Coutler teve a bebê, filha de lorde Asriel, e então o sr. Coutler invadiu a propriedade de lorde Asriel ameaçando matar ele, ai os dois lutaram e lorde Asriel venceu, mas acontece que tem uma lei que permite que um homem se defenda e defenda a família, a filha dele, a bebê, então ele não foi pra prisão, nem enforcado, mas recebeu uma multa de toda a fortuna dele, ou quase toda”. _ Pág.042

Assim que conseguiu Malcolm foi ao convento e conheceu Lyra, ele se encantou por ela e por seu deamon, que descobriu que se chamava Pantalaimon, logo seus deamons fizeram amizade e ele sentiu por ela um carinho ao qual não sabia explicar, mas a criança possuía muitos inimigos que desejavam sua morte.

Porém também tinha muitas pessoas que desejavam ajudar, Malcolm conheceu uma delas a Catedrática dra. Hannah Relf que sabia que ele era importante através de suas consultas feitas no aletiômetro, eles se tornam grandes amigos e Malcolm sabe que vai ser um espião contra o TCD (Tribunal Consistorial de Disciplina) uma organização da igreja que atua contra a heresia e falta de fé.

Todos temem o TCD, mas Malcolm sabe que precisa ajudar a dra. Relf e principalmente proteger Lyra, muitas são as situações perigosas que ele terá que enfrentar, cada uma mais emocionante que a outra, enfrentará uma terrível enchente, perseguições, feiticeiras, etc.

Sua canoa La Belle Sauvage vai ser sua maior aliada nessa grande jornada, mas ele também contará com a grande ajuda de Alice, uma menina que trabalha na cozinha da estalagem do seus pais e que ele acredita que não gosta muito dele, porém ela será sua única companheira nessa grande aventura.

Uma trama empolgante, repleta de cenas emocionantes e cheias de aventura, com certeza você vai se apaixonar por cada um dos personagens e se encantar com a força de duas crianças que dariam suas vidas para proteger uma bebê e seu deamon, por tudo isso o livro merece cinco Corujas!

Ficha Técnica:
Skoob: La Belle Sauvage (O Livro das Sombras #1)
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma
Páginas: 434
Ano: 2017
Onde Comprar: Americanas, Submarino, Amazon, Saraiva.

Indico que leiam a Trilogia Fronteiras do Universo, pois a leitura vai ficar ainda mais completa e emocionante, uma viagem de volta ao passado, onde muitas explicações sobre o Pó, profecias e a importância de Lyra Belacqua para o futuro que ela terá que enfrentar ;) Espero que apreciem a leitura e para aqueles que já leram adoraria saber a opinião de vocês! Até a Próxima.


Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales