Resenha II Mitologia Nórdica, Editora Intrínseca

por há 3 meses e 112 leituras

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

“Antes do princípio, não havia nada – nem terra, nem paraíso, nem estrelas, nem céu -, existia apenas o mundo feito de névoa, sem forma nem contorno, e o mundo feito de fogo, eternamente em chamas.”

Odin, Thor e Loki, por muitos conhecidos pelos filmes da Marvel, tem suas histórias narradas em pequenos contos desse livro. Claro, que há outros personagens, mas quem consegue olhar para o lado quando Thor e Loki aparecem… Minha queda pelo errado, me faz ter um love maior pelo deus da trapaça.

Neil Gaiman começa a narração contando o sobre o fascínio por mitologia e que se tivesse que escolher, com certeza teria a nórdica como favorita… Bom quem não gosta dos bárbaros vinkings, os deuses, a força, destressa e determinação.

“-Meu cabelo…
[…]- Sumiu – constatou o deus.- Ele deixou você careca.
-Ele? Ele quem?[…]
– Loki. – explicou. -Isso é obra de Loki.
– Como pode ter certeza? […]
– Porque, sempre que alguma coisa estranha acontece, penso logo que a culpa é de Loki. Poupa muito tempo.”

Histórias para todos os gostos. Adorei a série de contos ♥

Ficha Técnica:
Autor: Neil Gaiman
Páginas:288       Ano: 2017
Skoob: Mitologia Nórdica
Onde comprar:  Amazon// Saraiva

 

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales