Resenha A Garota Alemã, Editora Jangada

por há 8 meses e 472 leituras

Sinopse: “Baseado numa história real, A Garota Alemã é um romance magistral. A bordo do famoso transatlântico St. Louis, uma garota de 11 anos e 936 refugiados judeus fogem da Alemanha Nazista. Berlim, 1939. Hannah Rosenthal, de 11 anos, tinha uma vida de contos de fadas. Ela passava as tardes no parque com seu melhor amigo, Leo Martin. Mas, agora, as ruas estão cheias de nazistas. Eles vislumbram uma esperança para sair desse inferno: o St. Louis, um transatlântico que pode propiciar aos judeus uma travessia segura para Cuba. Mas logo as circunstâncias da guerra mudam e o navio que era sua salvação agora parece ser a sua sentença de morte. Nova York, 2014. Anna Rosen, ao fazer 12 anos, recebe um envelope misterioso de Hannah, uma tia-avó que criou o pai falecido. O conteúdo do envelope inspira Anna e a mãe a viajarem a Cuba para conhecer Hannah e descobrir a verdade sobre o trágico passado da família”.

“A Garota Alemã” é uma obra emocionante e sensacional. Um dos pontos importantes é ser baseada em fatos reais e um dos grandes contextos é a Segunda Guerra Mundial, porém existe muito mais. Além disso, temos a história na visão de crianças, o que pode emocionar ainda mais os leitores devido a forma que veem o mundo e as tragédias que ocorrem.

Esse livro é intercalado com capítulos no passado e no presente. No passado, conhecemos Hannah que tem apenas 11 anos e vive em Berlim. Sua vida era muito boa e passava grande parte dela com seu amigo Leo. Tudo muda quando tem inicio a Segunda Guerra Mundial e Berlim é invadida por nazistas (Alemanha) e ocorre uma grande caçada a Judeus. A vida de Hannah e seus pais muda, e a garota não entende muito bem porque Berlim deixou de ser realmente um lar e o motivo para tantas pessoas menosprezarem sua família, os obrigando a se mudar.

A chance de sobrevivência de Hannah e sua família é o Transatlântico St. Louis, que ficou conhecido por transportar 936 judeus refugiados. Hannah e sua família embarcam, também seu amigo Leo. Devido a perseguição e a guerra, muitas pessoas são obrigadas a se mudar e se refugiar em outros países que as aceitem. O destino de Hannah seria Cuba, mas essa jornada não é fácil. Muitas dificuldades surgem não só pra Hannah e sua família, mas para aqueles que estão no transatlântico, inclusive as perseguições não param, mesmo após refugiados, pois a guerra é global e existem muitos envolvidos nela e na causa nazista.

Nos capítulos do presente, que são em 2014, conhecemos Anna que descobre sobre a existência da sua Tia-Avó Hannah e que a mesma cuidou de seu pai. Anna é a responsável por cuidar de sua mãe, que após fatalidades na vida não tem mais o animo para viver. Porém, quando Anna se interessa em saber mais sobre Hannah, a mãe se anima em viajar com Anna para que possam encontrar esta tia-avó e descobrir mais sobre a relação dela com seu pai e sua família.

Quando esses dois mundos se unem descobrimos mais sobre a vida de Hannah e o que aconteceu, muitas dessas coisas não foram felizes, mas são de extrema importância. Fiquei extremamente curiosa com a vida de Hannah e eu provável encontro com Anna. Para mim, a história dessas duas garotinhas, como uma delas amadureceu e o que aconteceu em sua vida, assim como os acontecimentos que as conectam, foram envolventes e adorei cada momento de leitura. Além disso, é revigorante ver o cuidado do autor com os detalhes e a quantidade de informações que o mesmo recolheu para criar uma obra com fatos concretos. Merece cinco corujinhas.

Ficha Técnica:                    

Skoob: A Garota Alemã

Autor: Armando Lucas Correa

Editora: Jangada

Páginas: 408

Ano: 2017

Onde Comprar: Saraiva, Amazon, Submarino, Americanas.

Espero que tenham gostado e confiram essa obra, pois vale a pena. Até a próxima.

Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales