Resenha A Faca Sutil, Editora Suma.

por há 5 meses e 201 leituras

Sinopse: “Perdida em um mundo novo, Lyra Belacqua encontra Will Parry — um fugitivo que logo se torna um aliado mais que necessário. Pois este novo mundo é povoado por Espectros sugadores de alma, e no céu as feiticeiras disputam espaço com anjos. Will procura pelo pai, um explorador desaparecido há anos, e Lyra busca a origem do Pó. No entanto, o que os dois encontram é um segredo mortal e uma arma de poder absoluto, capaz de decidir o resultado na guerra que se forma ao redor deles. O que nenhum dos dois suspeita é do quanto suas vidas, seus objetivos e seus destinos estão conectados… até que precisam se separar. A faca sutil é a viciante sequência de A bússola de ouro, um clássico da fantasia considerado pela Entertainment Weekly “o melhor livro de todos os tempos”. A fantástica aventura de Lyra continua, levando o leitor a novos mundos, rumo a uma descoberta devastadora”.

Feliz Ano Novo meus amores e que nesse novo ano que se inicia vocês leiam ainda mais livros e que continuem a viajar pelos diversos mundos que cada livro contém, bom agora vamos falar da minha última leitura do ano de 2017! Finalmente terminei de ler o segundo livro da séria A Bússola de Ouro e posso dizer que me surpreendi e estou ainda mais apaixonada pela nossa Lyra.

Para quem quiser saber minha opinião sobre o primeiro livro da série é só clicar Aqui! Mas vamos ao que interessa a trama de A Faca Sutil é ainda mais viciante, pois se no livro anterior tudo se passava no mundo de Lyra, agora vivenciamos suas experiências em dois novos mundos, o que ela se encontra perdida e outro que lhe traz seu novo amigo e companheiro de aventura Will.

“À luz do poste da rua, ela moveu com cuidado os ponteiros do instrumento e relaxou a mente na forma de uma pergunta. O ponteiro começou a girar em torno do mostrador em uma série de pausas e arranques quase rápidos demais para os olhos.
Ela tinha perguntado: O que ele é, amigo ou inimigo?” _Pág.029

Lyra e Will parece que estavam destinados a se encontrar e ao longo da leitura vamos descobrindo que ambos possuem um papel fundamental na guerra que está por vir, eles se conhecem em um mundo que liga os seus mundos, porém o mundo de Will é o nosso que conhecemos, Ci’gazze é a cidade onde eles se conhecem e esse novo mundo é assombrado por espectros que sugam a vida dos adultos.

Mas muitos mistérios envolvem esse novo mundo e Lyra e Will sabem que para sobreviver precisam ficar juntos e ajudar um ao outro, juntos eles vão Oxford do mundo de Will em busca de respostas, Lyra para saber mais sobre o Pó e Will para descobrir o paradeiro do seu pai que sumiu em uma expedição a muitos anos.

Infelizmente nada sai como planejado, quando Lyra encontra Dra. Malone, uma catedrática que pesquisa sobre matéria escura que é o mesmo que o Pó em seu mundo, ela precisa fugir que pessoas que querem pegar Will e nessa fuga tem seu bem mais precioso roubado, de alguma forma o homem que fez isso com Lyra lhe é familiar e algo lhe diz que ela já o conhece.

“_O senhor nem sabe o que roubou! –bradou Lyra. – Me viu usando ele, resolveu roubar, e roubou. Mas o senhor, o senhor é pior do que a minha mãe, ela pelo menos sabe que o aletiômetro é importante, mas o senhor vai colocar ele em uma estante e não vai fazer nada! O senhor tinha que morrer! Se eu puder, vou fazer alguém matar o senhor. O senhor não merece ficar vivo! O Senhor é….” _Pág.146

Porém Sir Charles que algo em troca do aletiômetro, a Faca Sutil que está em uma torre em Ci’gazze e por ser adulto ele não pode ir lá pegar, apenas crianças conseguem viver lá sem ser incomodada pelos espectros, sem saída ambos aceitam, mas uma luta é travada pela Faca Sutil, Will perde três dedos e se torna o portador da Faca, ele agora pode abrir e fechar portais entre os mundo e por isso a Faca é tão cobiçada.

Com ajuda da Faca Sutil Will e Lyra decidem roubar o aletiômetro, quando conseguem ambos descobrem que a mãe de Lyra e Sir Charles se conhecem e Lyra finalmente lembra dele em seu mundo com o nome de lorde Boreal, juntos eles fogem e em Ci’gazze são perseguidos pelas crianças que desejam a Faca e para tê-la todas estão dispostas a mata-los, mas Serafina Pekkala e outras feiticeiras em seu comando salvam Lyra e Will.

“Depois que comeram alguma coisa, Serafina lhes contou: as feiticeiras tinham concordado que, já que tinham ido àquele mundo para encontrar Lyra e tomar conta dela, iriam ajudar a menina a fazer aquilo que ela agora sabia ser sua missão: Levar Will até o pai dele”. _Pág. 227

Os próximos acontecimentos são emocionantes e cheios de reviravolta, a vida de Lyra depende de Will e ele tem que decidir se vai seguir sem ela o seu caminho ou se vai em busca da sua nova amiga, um livro maravilhoso que nos prende a cada nova página, essa leitura merece receber cinco Corujinhas.

Ficha Técnica:                          
Skoob: A Faca Sutil
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Páginas: 288
Ano: 2017
Onde Comprar: Livraria Cultura, Amazon, Saraiva.

O livro está belíssimo e como já mencionei antes a nova edição está muito caprichada, vale a pena conferir ;) Espero que apreciem a leitura e para aqueles que já leram adoraria saber a opinião de vocês! Até a Próxima.
Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales