Resenha do livro Matéria Escura, @intrinseca

por há 5 meses e 273 leituras

Imagine como seria sua vida se você tivesse mudado alguma coisa no seu passado…

Sinopse:

“VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?” Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca.  Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”

Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?

Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.

Há muito tempo não lia algo que me envolvesse TANTO! Já está eleito como um dos melhores livros que tive a feliz oportunidade de ler (Obrigada Intrínseca). Para quem gosta de ficção, sem perder o elo com o emocional, uma narrativa veloz ao estilo Matrix, indico ler esse livro.

Já ao virar de página você vai se deparar com isso:

“Para todos aqueles que já se perguntaram como teria sido sua vida se tivessem pegado a outra estrada”

Cara… Eu não conhecia o trabalho de Blake Crouch, mas posso garantir que fiquei impressionada e vou procurar mais sobre o autor.Engraçado que ao ver a fotografia dele (autor) – para minha surpresa – achei igual a minha construção física de seu protagonista. rs

Janson não tem lá uma vida dos sonhos, mas é feliz com a família que construiu e também seu trabalho como professor. Quinze anos antes, suas escolhas o levaram para essa realidade que poderia ser bastante diferente, e é aqui o pulo do gato dessa trama.

Numa noite que poderia ser comum, ele é sequestrado e abandonado já sem consciência… Ao acordar, se vê preso em uma maca. Esta num laboratório. Um estranho sorri. Desorientado, quer voltar para sua vida, mas tudo está completamente mudado.

“apesar de a matéria escura constituir 26% do universo, ninguém sabe direito o que ela é, como vive e do que se alimenta — lembrando que os outros 70% são compostos por energia escura (sobre a qual sabemos menos ainda). Ou seja, tudo o que conhecemos sobre o cosmo se restringe a míseros 4%. (da Astronomia)”

Thrilleres nunca foram minha preferência (diferente da nossa Cris Gomes que AMA). Contudo, esse livro me fez perder tanto o fôlego e disparar pequenas pontadas de ansiedade, que sou capaz de ter me viciado rsrsrsrsrs.

Nesse livro dinâmico, vemos a luta de um homem que acorda numa realidade completamente diferente. Imagine como isso impactaria em sua vida hoje em dia? Pois é, a realidade do nosso protagonista foi totalmente alterada. Um pesadelo? Em uma busca dramática por entender o que acontece AGORA e de Verdade, Janson nos guia por uma trama singular e inquietante.

O que poderia ter sido e o que foi

Apontam para um único fim, sempre presente.

Passos ecoam na memória

Pelo caminho não escolhido

Rumo à porta que nunca abrimos.

T. S. Eliot, “Burnt Norton”

Recomendadíssimo esse livro, cinco mil estrelas para ele! Leia e venha conversar sobre essa abordagem (diferente) sobre perguntas que me envolvem com freqüência. Ahhh, os direitos do livro já foram comprados para o cinema. Qual seria o elenco ideal para essa adaptação?

  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Alexandre Raposo
  • Páginas: 352
  • Gênero: Ficção
  • Compre AQUI
Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+

Um comentário para “Resenha do livro Matéria Escura, @intrinseca”

Cris Gomes

Adorei a resenha. Sim, AMO trillers e esse já me interessou! rs
Xero!

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales