Entretenimento
e Incentivo à Literatura Fantástica //

Resenha do livro “Em Chamas” da trilogia Jogos Vorazes

Leiam abaixo a minha resenha do livro “Em Chamas” sequência de Jogos Vorazes da autora Suzanne Collins.

Sinopse:

“Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.”

Resenha:

No segundo livro da série Jogos Vorazes voltamos a nos encontrar com a forte Katniss e com o carismático Peeta. A narrativa de “Em chamas” inicia pouco tempo depois do término da última edição dos jogos e vemos como a vida dos personagens mudou depois de se tornarem vitoriosos.

Katniss e Peeta conseguiram voltar para casa, algo inédito em 74 anos de Jogos Vorazes, e apesar de ter sido uma saída genial a capital não está nenhum pouco satisfeita em ter feito papel de boba na frente de toda Panem.

Salvar a própria vida e a de Peeta foi percebido pela capital, assim como pelo povo de Panem como um ato de rebeldia e Katniss acaba se tornando uma figura de ‘liderança’ para os levantes. A garota quente fez com que as fagulhas de esperança reacendessem no povo de Panem, que vê neste momento pós jogos a oportunidade de se livrar das garras do presidente Snow. É claro que este último está bem descontente e isso não representa momentos de calmaria, não para os distritos e sua população, nem para Katniss ou para Peeta e todos aqueles que amam.

É interessante perceber que nem Katniss sabe ao certo o que a motivou nos minutos finais dos jogos vorazes, ela não sabe se a atitude tomada realmente era um ato de rebeldia, ou se o fez por não querer perder Peeta. Na verdade ela não sabe nem o porque perder Peeta seria ruim, ou que sentimentos nutre pelo filho do padeiro.

Em “Em Chamas” o triângulo Peeta x Katniss x Gale fica mais claro. Ela parece não saber quem é de fato o seu interesse romântico. Até porque nunca tinha pensado em constituir família. Katniss não quer casar e ter filhos para que a capital não consiga infligir os mesmos sofrimentos passados por ela a seus filhos. Incluindo os jogos.

Além disso, Katniss foi obrigada a manter sua família viva desde cedo o que distanciou ela das ideias românticas. Sempre pareceu para mim que Katniss nunca havia pensado em ter alguém neste sentido, e só passa a perceber Peeta e Gale desta forma porque começa a ser pressionada para decidir com quem ficará. De um lado a imposição da capital e de outro aquele que a remete ao que realmente é.

“Não havia percebido até agora o quanto estava sedenta de contato humano. Da sensação de tê-lo ao meu lado no escuro. Gostaria muito de não ter desperdiçado as últimas noites evitando-o. Mergulho no sono, envolvida em seu calor, e quando abro novamente os olhos, a luz do sol está entrando pelas janelas.”

Percebemos mais claramente neste livro as questões políticas. O quanto Katniss e Peeta são joguetes nas mãos de interesses diversos. E o poder que a capital tem e exerce sobre a vida de seus cidadãos e que ela sempre está disposta a agir para manter-se desta forma. Ao longo da leitura de “Em Chamas” vemos o que a capital faz para atingir diretamente a vida de Katniss e Peeta, mas que afeta toda Panem.

“Sem hesitar, ele lê: – No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos.”

Temos neste livro uma pitada de esperança, mas para ser bem sincera eu já não queria mais me apegar a nada para não me acabar de chorar depois.

Volto a dizer que os personagens são muito cativantes, neste livro nos aproximamos mais de Haymitch, Cinna e Gale que já apareciam no primeiro livro. Na história contada em “Em Chamas” descobrimos coisas sobre o passado de Haymitch, os jogos em que ele participou e o que ele ganhou com a vitória nos jogos, deixando-nos encantados pelo personagem. É impossível não se emocionar também com a coragem demonstrada por Cinna e pela busca de Gale por seus ideais.

“Agora uma nova espécie de confiança está se iluminando dentro de mim, porque acho que finalmente sei quem é Haymitch. E estou começando a saber quem eu sou.”

Durante a leitura também somos apresentados a novos personagens que nos acompanharão no próximo livro. Finnick e Johanna são exemplos de personagens que crescem na série, de indiferentes (ou algo mais negativo) passam a grandes e marcantes.

O livro me levou a sentir diferentes emoções, me arrepiei, senti orgulho, sorri e fui as lágrimas. Acredito ser impossível sair indiferente a esta leitura. E isso explica a dificuldade que tive para escolher citações para representar este livro. E até agora, o momento em que escrevo esta resenha, ainda estou na dúvida sobre que frases utilizar, sei que não conseguiria decidir por apenas uma. (dúvida cruel)

“O que acontece em seguida não é um acidente. É muito bem-executado para ser algo espontâneo, porque acontece em total uníssono. Todas as pessoas na multidão pressionam os três dedos médios de suas mãos esquerdas contra os lábios e o estendem em minha direção.”

Peeta e Katniss se mantêm os mesmos, ele novamente nos leva ao surto com suas declarações bombásticas em entrevistas com Caesar, pra quem leu “Jogos Vorazes” sabe que ele tem o dom de nos surpreender.

Katniss continua com dificuldades em demonstrar o que sente, mas está muito mais aberta a sentir. E ela se questiona muito sobre seus sentimentos neste livro.

Para quem gostou de “Jogos Vorazes’, como eu, a leitura de “Em chamas” é obrigatória, ainda que tenha um clima forte de tensão a história flui bem. Devorei o livro logo depois que terminei “Jogos Vorazes”, a trilogia em questão é viciante, te deixa instigado com o que possa acontecer com os personagens ainda que você esteja esperando o pior para eles. A história é tão bem contada, e os personagens tão envolventes que é difícil não ser afetado com o que eles passam e o que está por vir na vida deles.

A série Jogos Vorazes é composta por três livros, o livro subseqüente a “Em chamas” é o último, e foi intitulado como “A esperança” no Brasil.

Você pode ler a minha resenha de “Jogos Vorazes” e assistir ao book trailer AQUI.

Beijos.

[Queridos ajudem na divulgação do blog e de suas postagens usando as ferramentas +1, Curtir e Tweetar que se encontram abaixo do título de cada postagem e no final da página inicial. Obrigada!]

Publicado por em segunda-feira, 9 de abril de 2012.

23 Comentários

em “Resenha do livro “Em Chamas” da trilogia Jogos Vorazes”

  1. CrisGomes CrisGomes 09/04/12 11:08

    Fran, mais uma vez, parabéns pela resenha! Ficou linda!
    Você conseguiu aumentar minha curiosidade sobre essa trilogia… quero muito ler (mas já tem tantos livros na fila! rsrs).
    Fico esperando sua resenha de A ‘Esperança’!
    Xero!!!

    1. FranFlores FranFlores 09/04/12 20:37

      Que bom que você gostou Cris.
      Eu mega recomendo a leitura destes livros a história é maravilhosa.
      Sei como é ter uma fila de livros, mas se esforça para ler esta trilogia. Acho que você não vai se arrepender.
      Beijos.

  2. Shara Shara 10/04/12 13:45

    Nunca li um resenha com tantos detalhes e sem revelar o que é o mais importante, ainda não tenho nenhum deles (pena :( ) mas estou cm vontade de ler quem sabe esses não entram na lista de aniversário?
    Carinho

    1. FranFlores FranFlores 11/04/12 00:52

      Shara acho que não revelei tanto assim, muito do que foi dito se refere ao que aconteceu no primeiro livro e como isso pode ter refletido na sequência.
      Que bom que você curtiu. Acho uma boa ideia você incluir esses livros na lista de aniversário. Uma ótima pedida.
      Beijos.

  3. Lygia Lygia 11/04/12 00:32

    FRAN!!!! Pára!!!! Sei que vc curtiu MUITO a série, e isso é totalmente refletido nas suas resenhas. Vc está escrevendo muito bem, mas para falar de JV, vc se supera! TODAS as citações escolhidas são maravilhosas!

    Posso dar mais de 1 ‘Curtir’?
    Obrigada por me relembrar de ótimos momentos com ‘Em Chamas’. Espero ler sua resenha de ‘A esperança’ na semana que vem, hein? (L)

    Beijocas!

    1. FranFlores FranFlores 11/04/12 00:41

      Ih Ly, vou ficar devendo a resenha de A esperança, acho que ela só aparece por aqui mês que vem…
      Sem palavras para a felicidade de ler um comentário desses, ainda mais quando vem de alguém que admiro um tantão. rs
      Obrigada pelo apoio Ly. *aperta*
      Beijos.

  4. Fernanda Fernanda 12/04/12 01:15

    Adorei tua resenha pois vc descreveu o livro dando dicas que nos deixa com curiosidade e + vontade aind de ler. Estou louca para ler, pois li apenas o primeiro e tento não entrar em sites que tenham o final dos livros senão acabo lendo.
    Continue assim, pois atraves do que escreve nos influencia a ler cada vez mais.

    1. FranFlores FranFlores 12/04/12 02:23

      Fernanda, fiquei muito feliz com o seu comentário! Obrigada.
      Eu posso garantir que não revelei o final deste livro, na verdade grande parte do que falei foi o que aconteceu no 1º livro e alguns pontos que influenciaram no desenvolver deste 2º livro.
      Agora para resenhar A esperança precisarei falar sobre o “final” de Em Chamas e nesse caso não recomendo que você leia para não estragar as surpresas.
      Leia Em Chamas o mais rápido que puder. Para você que gostou de Jogos Vorazes a leitura deste é obrigatória. Tenho certeza que você vai gostar.
      Beijos.

  5. Vanessa Vanessa 12/04/12 16:34

    Sabe que sou super suspeita em falar de JV…e que compartilho da sua “idolatração” pela trilogia da doida da Collins…rs.

    Então vir comentar a sua resenha, não é nenhum esforço, pelo contrário, tenho dois ÓTIMOS motivos para estar aqui, um é pq se trata de Em Chamas e o outro pq quem escreveu foi você…e como sei que compartilhamos do mesmo sentimento em relação aos livros, ler sua resenha foi gratificante, pois vc colocou tudo que eu falaria.

    Deixemos apenas, as nossas revoltas de fora neh?…rs…deixa o povo curioso…rs.

    Parabéns Saane…tá ótimaaaa a resenha, vc está ficando mesmo mt boa nisso, hein…rs.

    E que venha A Esperança, matando a gente do coração.

    Bjo.

    1. FranFlores FranFlores 12/04/12 18:53

      Vanessa, você não tem ideia de como fiquei feliz em ler este seu comentário!
      É muito bom saber que agradei uma grande fã da série.
      Impossível não reconhecer a genialidade da doida da Collins nesta trilogia.
      Mais uma vez agradeço pelo comentário.
      Beijos.

  6. Willian Willian 18/09/12 23:33

    Estou lendo agora o Em Chamas e estava pesquisando algumas coisas sobre o livro, como resenhas e tal. Então achei esse seu blog e adorei sua resenha Fran, como todos disseram e você msm comentou, nos instiga pois você não revela nada sobre ele e fala mais sobre o que aconteceu no primeiro livro da trilogia.

    “Continue assim, pois através do que escreve nos influencia a ler cada vez mais” Fernanda disse tudo (:

    Adorei o blog e já favoritei aqui e curti no fb haha, bjs!

    1. FranFlores FranFlores 19/09/12 19:29

      Nossa Willian você me deixou completamente feliz com seu comentário, é uma delícia saber que consegui te agradar com esta resenha. Em Chamas é um livro ótimo e o fato de ter gostado dele acabou ajudando a escrever esta resenha.
      Eu, e tenho certeza, todos os outro blogueiros do portal ficamos muito felizes por ter favoritado o blog.
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Beijos.

  7. Jhenyffer Jhenyffer 10/10/12 12:16

    Fran você é dez. minha querida por favor me ajuda nessa manda aresenha de jogos vorazes a esperança que eu te agradeceirei o resto da minha vida.
    Pensa com carinho manda a resenha ta beijo você e otima
    tchal

    1. FranFlores FranFlores 10/10/12 23:37

      Nossa Jhenyffer assim eu fico boba e feliz pelo resto da vida! Obrigada pelos elogios. Fico imensamente feliz por ter curtido a resenha! As resenhas de A esperança e Jogos Vorazes estão disponíveis aqui no portal, busque pelos títulos dos livros que você certamente os encontrará. ;-)
      Muito obrigada pelo comentário e por fazer uma resenhista feliz.
      Beijos.

  8. Samara Samara 22/10/12 15:32

    Parabéns Fran! Eu já comprei Em chamas e A Esperança só estou esperando jogos vorazes que minha tinha já ia me dar, e quero uma dica, como eu leio rápido os livros e entendendo cada detalhe?

    1. FranFlores FranFlores 22/10/12 20:07

      Obrigada Samara, fico feliz por você ter gostado da resenha.
      Acho difícil que você demore a ler a trilogia, a história é tão envolvente que a gente simplesmente sente a necessidade de devorá-la. Eu confesso que acabo esquecendo mts detalhes depois de um tempo de leitura, e talvez seja exatamente por isso que eu adore reler livros.
      A escrita de Jogos Vorazes é simples, neste sentido não há o que complicar, é só se deixar envolver e se aventurar junto com a Katniss.
      Ótima leitura para vc, se puder volta para deixar a sua opinião.
      Beijos.

  9. Ana Ana 22/11/12 07:59

    gostei da resenha, mas achei que vc deu um spoiler mto forte sobre o Quarter Quell sem aviso nenhum… afinal a sinopse do livro NAO conta qual mudanca inesperada eles passam e vc conta… e essa pra mim foi a grande surpresa do livro!! Pq eu nao esperava MESMO por essa… ainda bem q só li a resenha depois de ler o livro…

    1. FranFlores FranFlores 22/11/12 20:02

      Ana, fico feliz por você ter gostado da resenha apesar de achar que eu dei um grande spoiler.
      Estamos falando de uma citação, correto? E uma da qual você talvez só tenha o entendimento geral se tiver lido o livro. Não acho que fique claro desta forma para quem ainda não leu a história.
      De qualquer forma deixo aqui as minhas desculpas.
      Beijos.

  10. gabitorres gabitorres 27/12/12 20:53

    muito boa a resenha sou doido por livros mas JV me deixou enlouquecido vlw

    1. FranFlores FranFlores 05/01/13 12:56

      Obrigada Gabitorres. O livros desta trilogia também me agradaram bastante, tanto que super recomendo a todo mundo que conheço.
      Valeu pelo comentário.
      Beijos.

  11. Katnis, vestida de noiva, novas fotos das filmagens e teaser de Em Chamas!!!! | Portal Ju Lund 08/03/13 09:12

    [...] conferem AQUI e AQUI e AQUI! E para ler as resenhas, é só clicar em seus títulos: Jogos Vorazes, Em Chamas, [...]

  12. Kiara Kiara 09/07/13 17:42

    Adprei sua resenha,você escreve muito bem!
    Continue assim! Já deixei um +1 na sua página! Beijos

    1. FranFlores FranFlores 09/07/13 22:07

      Obrigada Kiara! Fico feliz por ter gostado da resenha.
      Valeu por ter comentado.
      Beijos.

Deixe seu comentário
  • › É sua primeira vez? Seu comentário passará por moderação.
  • › Links e emails não são permitidos por motivo de segurança.

Veja outros artigos, além de "Resenha do livro “Em Chamas” da trilogia Jogos Vorazes", sobre: , , , ,

Curta o Portal ;-)

Portal JuLund Entretenimento e Incentivo à Literatura Fantástica.
(c) Copyright 2010-2014 Portal JuLund - Todos os direitos reservados. Fundado e mantido por Ju Lund by Jeferson Sigales