Resenha de Todo Amor, @cialetras

por há 3 meses e 269 leituras

Sinopse: “Vinicius de Moraes reinventou o amor. O tema parecia velho quando ele aliou a poesia dos livros à música popular, trazendo o amor para o centro das atenções como uma emoção sempre nova. Com organização do poeta Eucanaã Ferraz, Todo amor reúne mais de cem fragmentos — entre cartas, crônicas, poemas e letras de canção — que formam um painel admirável e apaixonante. De “Eu sei que vou te amar” até “Canto triste”, o leitor pode observar a enorme variedade de formas que esse sentimento assume na produção do poeta: a alegria, a tristeza, o ciúme, a devoção absoluta, a veneração, o arrependimento, o perdão, o lance cômico e a expectativa do fim”.

Sabe aquele livro que você contou os dias para chegar e finalmente ler, foi assim com esse livro maravilhoso que a Companhia das Letras lançou, quando vi que muitos exemplares foram distribuídos em algumas cidades fiquei triste por morar tão longe das capitais.

Mas poder ter o privilégio de receber esse livro como cortesia foi um presente que sempre irei agradecer, poesia para mim é um dos maiores tesouros que poderiam existir na face da Terra! Hoje falo sobre esse livro que encanta e apaixona, pois além das poesias encontramos músicas, crônicas e cartas pessoais, que nos fazem acreditar cada vez mais no Amor!

Sei que Vinicius de Moraes é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, porém para mim ele é também o meu preferido, muitos de seus poemas estão gravados para sempre em minha memória e coração, como o Soneto de Fidelidade, pág. 29:

Soneto de Fidelidade
Com música de Capiba

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

E sua poesia foi muito além e saiu dos livros para se tornar canção e como é maravilhoso ouvir em forma de canção o Amor que Vinicius tanto evocava, e logo de cara temos o prazer de cantar (falo cantar porque não tem como ler essa música tão emblemática) Eu Sei Que Vou Te Amar, pág. 17!

Eu Sei Que Vou Te Amar
Com música de Tom Jobim

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar

E cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu Sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar,
Mas cada volta Tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver a espera
De viver ao lado teu
Por Toda a minha vida.

Um poeta que sabia escrever melhor que ninguém sobre o amor, para aqueles que assim como eu apreciam ler poesias com certeza TODO AMOR vai agradar muito, na minha humilde e sincera opinião.

Um livro belíssimo com imagens delicadas que dão um toque muito charmoso a obra, uma leitura essencial para quem gosta de poemas de amor, daqueles bem apaixonantes, simplesmente recomendo!!! Minha nota é 5 (0 a 5).

 

Ficha Técnica:  
Skoob: Todo Amor
Autor: Vinicius de Moraes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 278
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Saraiva, Submarino.

Espero que se apaixonem ainda mais ao ler esse livro e caso já tenham lido adoraria saber suas opiniões! Kisses da Erlane e até a próxima.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales