Resenha de Sombra, @Suma_BR

por há 1 mês e 103 leituras

Sinopse: “No segundo capítulo da trilogia da escritora italiana Elena P. Melodia, que terá seu desfecho com o livro Luz, a trama segue, envolta por mistérios, a todo vapor. Logo nas primeiras páginas, Alma recobra a consciência no piso de madeira de uma papelaria. Incrédula, com a cabeça doendo, a protagonista depara-se, a seu lado, com o corpo morto do velho dono da loja. Não há dúvidas: trata-se da nona vítima dos Master, criaturas saídas de um mundo maléfico que lançam sua sombra sobre a cidade.

A jovem não tem outra saída a não ser fugir. Morgan, o enigmático rapaz de olhos cor de violeta, o único que parecia compreendê-la, não está ao seu lado e seu paradeiro é desconhecido. Sem ele, a protagonista sente-se perdida. E questiona-se sobre quando foi a última vez que se sentiu feliz e como é possível que, aos 17 anos, nunca tenha se sentido atraída por alguém antes de Morgan. As respostas estão relacionadas à sua própria identidade e natureza.

Alma não decifra a fotografia de uma menina absolutamente idêntica a ela e se pergunta: seria apenas uma sósia ou algo mais sinistro? Os mistérios não se encerram por aí. Morgan, seu confidente desaparecido, ressurge. Ele marca um encontro com a amiga num esconderijo subterrâneo debaixo de um velho aqueduto. Teria algo a ver com os assassinatos que ocorrem na cidade? Ou com as vozes na cabeça de Alma?

O que a jovem não espera é que todos os mistérios ao redor, que a intrigam e amedrontam, são indícios de algo ainda mais surpreendente e que apontam para a própria origem de Alma e de seu amigo.”

Então, depois dessa sinopse que mais parece uma resenha (poxa, editoras, não façam isso) é até meio difícil contar algo sobre o livro que já não esteja na sinopse e não seja spoiller, mas vem comigo que eu vou tentar rs.

(ESTA RESENHA CONTÉM SPOILLER DO LIVRO ANTERIOR)

Se em Escuridão a narrativa de Alma, às vezes, ficava meio chata por ser tão descritiva (principalmente na primeira metade do livro), em Sombra a história me pegou nas primeiras páginas, que começam exatamente de onde o primeiro livro parou: com o ataque do Master que causou a morte do dona da papelaria e que deixou Alma desacordada.

Mas, infelizmente, minha empolgação inicial se perdeu no meio do livro…

Depois do sumiço Morgan, Alma se vê sozinha, cada vez mais confusa com tudo que tem acontecido com ela. E, quando em uma visitação à uma exposição de fotografias, Alma, Seline e Naomi encontram a foto de uma menina que é uma “cópia” de Alma, as coisa ficam ainda mais confusas.

Quem é essa menia e o que ela tem a ver com Alma? Serão irmãs gêmeas? Sósias?

Com sua vida cada dia mais confusa, Alma  decide começar a procurar respostas  e ela começa indo em busca de quem era a menina do retrato (Larissa) e o que elas significam uma para a outra. Para mais esse mistério em sua vida, Alma vai descobrir que a coisa pode ser muito mais sinistra do que sequer poderia imaginar!

Morgan finalmente volta e promete a Alma que irá contar o motivo do seu desaparecimento, e tentar esclarecer os mistérios que os cercam. É quando Alma conhece um mundo completamente diferente de tudo que já ouvimos falar: My Land! Morgan explica muitas coisas relacionadas à Alma e a ele mesmo, e finalmente entendemos o porque de Alma ser tão diferente.

As amigas de Alma continuam com seus problemas, os dilemas de Alma vão ficando cada vez em complicados… Não sei, mas alguma coisa no meio da história me fez perder a empolgação inicial sobre o livro.

O romance de Alma e Morgan não me convenceu, a história começou a ficar morna, apesar dos mistérios por trás da Escuridão…

Não sei dizer se o livro que ficou ruim ou se eu peguei uma época ruim para ler o coitado, então se você gostou de Escuridão, vale a pena ler Sombra para ver o desenrolar da história de Alma. Vai que o problema fui eu, né? rs Vou dar 3 docinhos e ver se o último livro me agrada mais rs.

tres-brigadeiros

Xero grande e até a próxima

Cris Gomes

Ficha Técnica: companhia-das-letras-logo

Autora: Elena P. Melody

Título Original: Ombra

Editora: Suma de Letras

Ano: 2011

Páginas: 340

Skoob: Sombra

Onde Comprar:  Extra / Saraiva / Amazon /

CrisGomes

Casada; paraibana; viciada em doces; tímida; louca por livros. Já vivi mil vidas através dos livros... ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales