Resenha de Só por Hoje e Para Sempre, @cialetras

por há 2 meses e 138 leituras

Sinopse: “Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação”.

Esse livro com certeza deve ser lido por todos os fãs da Legião Urbana, como uma das grandes apaixonadas pelas canções que marcaram época, fiquei muito interessada em conhecer o diário feito por Renato Russo durante seu período de reabilitação das drogas e entorpecentes.

Poder ler esse livro é poder mergulhar nos sentimentos que levaram Renato Russo a viver sua vida de modo tão intenso e entender o gênio que escreveu cada uma das canções que nos fazem viajar, a editora Companhia das letras reuniu nessa obra os escritos e relatos de sua passagem em Vila Serena.

Logo no início temos um prefacio escrito pelo filho do cantor, Giuliano Manfredini nos conta um pouco da personalidade do seu pai e do habito que tinha de escrever para registar seus pensamentos, tudo isso no intuito de no futuro, as pessoas compreenderem o que o motivava e impulsionava.

“Criança, não poderia entender o que hoje compreendo com nitidez: Renato Russo escrevia para posteridade, para a história, visionário que era. Indiferente ao presente e ao seu determinismo biológico, meu pai dialogava com o futuro, de forma transcendental e mágica. Coisa de gênio”. _Pág.005

A leitura é bastante informativa e toda em forma de diário, onde Renato relata como foi cada dia passado em Vila Serena durante sua reabilitação, ele relata seus sentimentos e tudo que o levou a chegar “ao fundo do poço” como ele mesmo dizia.

O melhor de tudo foi ver que sua escrita foi mantida e que tudo que ele costumava falar e desenhar está preservado, é simplesmente uma obra prima de um grande homem que viveu dias nebulosos e que nos conta o que a depressão pode ocasionar a vida de quem a possui e de todos aqueles que convivem no mesmo ambiente.

“Tinha raiva do mundo, de tudo e de todos. Achava TODAS as pessoas estúpidas e falsas (e, quando não era esse o caso, quase me via forçando situações ou fantasiando negativamente até provar que estava com a razão) e o mundo irremediavelmente perdido. Tudo parecia justificar minha depressão e meu pessimismo”. _Pág. 079

Poder entender os motivos que o levaram a chegar onde tinha chegado e compreender que a aceitação de si próprio era um dos principais motivos de sua dependência emocional e muitas escolhas que levaram a percorrer cominhos que levaram a total fuga da vida, ter uma pequena ideia do que ele passou para se recuperar e muito intenso e transformador, toda pessoa deveria ler esse livro para compreender a importância do controle que devemos ter de nossas vidas!

“O maior conflito que vivia na ativa era o de só me sentir bem comigo mesmo quando alcoolizado ou drogado, e, por fim, nem isso mais estava conseguindo. Tudo para mim era dor, solidão e injustiça (…) Ser feliz era uma obrigação, tentar manter o bom humor, a esperança e a vontade de viver, idem”. _Pág.165

Uma leitura rápida e muito intensa, que nos revela momentos vividos pelo homem por trás do grande artista, Renato Russo emocionou multidões com suas músicas autorais, mas sofreu e lutou durante toda sua vida contra si mesmo e muitos de nós também fazemos isso diariamente. Recomendo muito a leitura e minha nota para essa obra é 5 (0 a 5).

Skoob: Só por Hoje e Para Sempre
Autor: Renato Russo
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 168
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Saraiva, Submarino.

 

Espero que leiam e se emocionem ainda mais, se por acaso já tenham lido o livro adoraria saber suas opiniões! Kisses da Erlane e até a próxima.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+

8 comentários para “Resenha de Só por Hoje e Para Sempre, @cialetras”

Paty Vahl

Tô de olho nesse livro há algum tempo, não sou uma fã mas acho ele lindão!

Beijinhos da Paty ;)

Erlane Maria

Realmente Paty o livro é lindoooo e se encaixa pra todos os tipos de leitores, não apenas pra fãs, e esse livro aborda muitos sentimentos humanos que levam a depressão, vale super a pena a leitura ;) kisses

Josimar

Com certeza esse é um livro que gostaria de ler.
#topcomentaristaoutubro

Erlane Maria

Tenho certeza que você vai se surpreender Josimar, o livro é incrível. Kisses ;)

Cleidiane

Livro muito bom, estou terminando e não tem como não se apaixonar. #topcomentaristaoutubro

Gih

Muito bom! Super recomendo. #topcomentaristaoutubro

Erlane Maria

Realmente Cleidiane a gente acaba se apaixonando ainda mais pela pessoa humana que foi Renato Russo, obrigada por comentar. Kisses

Erlane Maria

Isso mesmo Gih, esse é um daqueles livros que a gente lê e indica pra todo mundo, porque sabe que assim como você vão amar, obrigada por comentar. Kisses

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales