Resenha II de A Promessa, Editora Arqueiro

por há 7 meses e 189 leituras

Sinopse: “Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação.

Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.

Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém.”

Seis anos se passaram desde a história do livro anterior, O Medo Mais Profundo (resenha AQUI). Myron está mais maduro, superou o fim do namoro com Jessica e agora está namorando Eli Wilder, uma viúva com dois filhos. Sua agência agora representa artistas, além de esportistas, mas ele ainda conta com as presenças Esperanza (que agora é sócia de Myron na agência), Big Cindy e Win (claro!).

Durante uma festa em sua casa, dada para apresentar oficialmente Ali a seus amigos, Myron vai ao porão pegar gelo e escuta Erin e Aimee conversando sobre voltar de uma festa com alguém dirigindo depois de beber. Duas adolescentes, uma filha de sua nova namorada (Erin) e a outra filha de sua melhor amiga (Clarie), se colocando em perigo com pessoas bêbadas na direção de um carro. Claro que Myron não iria deixar a coisa por isso mesmo e, com a melhor das boas intenções, Myron acaba dizendo as meninas que se algum dia elas precisassem, seja lá o que fosse, que elas deveriam ligar para ele e ele iria ajudar, sem perguntas e sem contar aos seus pais. Foi uma promessa inocente, ele não queria que as meninas corressem o risco de sofrer algum acidente, mas ele não imaginava que as coisas iam simplesmente sair do rumo…

“A promessa feita no porão voltaria a assombrar Myron exatamente às 2h17 da madrugada.”

Três semanas após a festa em sua casa, Myron recebe uma ligação de Eimee no meio da madrugada. Apesar de estar meio bêbado (Ah, as ironias da vida! Rs), ele cumpre a promessa feita em seu porão: vai encontrar Eimee e a deixa em uma casa que ela diz ser se uma amiga, não sem antes tentar saber o que estava acontecendo, mas Eimee o lembra da sua promessa “Sem perguntas, sem contar aos pais”. E essa é a última vez em que ela é vista.

“Nos dias seguintes, quando Myron pensasse naquele momento, no modo como Aimee sorriu, acenou e desapareceu na escuridão, perguntaria a si mesmo o que tinha sentido. Será que fora alguma premonição, uma sensação, algo inconsciente avisando-o de que havia algo estranho?”

Myron fica preocupado com Eimee, seu comportamento na noite anterior e tenta entrar em contato com ela, mas não consegue. Ela simplesmente não atende ao telefone e não retorna suas ligações. Cada vez mais preocupado, Myron começa a dar uma investigada básica no que pode ter acontecido, quando a coisa toma outro rumo e ELE é quem começa a ser investigado pelo desaparecimento de Eimee, já que foi o último a vê-la.

O problema é que o desaparecimento de Eimee é muito parecido com o caso de uma jovem que sumiu um tempo atrás, Katie Rochester. E como ambas eram maiores de idade, e as duas agiram de forma bem semelhante antes de desaparecerem, a polícia começa a acreditar que Eimee não sumiu e sim fugiu de casa.

Claire fica possessa quando descobre a promessa que Myron fez a Eimee e Erin e o obriga a fazer uma nova promessa, dessa vez a ela:

“- Você fez com que ela prometesse. Agora faça o mesmo! Prometa que vai encontrar minha filha. Prometa que vai trazê-la para casa. ”

E Myron, mais uma vez, vai ter que bancar o detetive particular e dar um jeito de encontrar Eimee e leva-la para casa.

Com a ajuda de Win (que sempre aparece quando a coisa fica realmente perigosa), Myron começa uma busca pela cidade, seguindo cada pista que aparece, enquanto tenta não se culpar pelo sumiço de Eimee.

O livro aborda temas importantes como a prostituição, violência doméstica, aborto, pedofilia. Com uma narrativa eletrizante, A Promessa tem a dose certa de mistérios, confusões, pancadaria e humor sarcástico, sempre presentes nas histórias do Myron. Então, se você já conhece e ama os livros do Harlan, se joga em A Promessa que você amar!

 “Sempre tentei fugi do que agora vejo que são meus instintos naturais – disse Myron. – Vocês sabem. Bancar o herói. Vocês dois me avisaram para não ser assim. E eu ouvi. Mas entendi uma coisa. Eu preciso fazer isso. Vou ter minhas derrotas, claro, mas vou ter mais vitórias. Não vou fugir mais. Quero ajudar as pessoas. E é o que vou fazer.”

Ordem dos livros da série Myron Bolitar:

 

Xero grande e até a próxima!

CrisGomes

Ficha Técnica

Título Original: Promess Me

Autor: Harlan Coben

Ano: 2017

Páginas: 352

Skoob: AQUI

Onde Comprar: AQUI

CrisGomes

Casada; paraibana; viciada em doces; tímida; louca por livros.
Já vivi mil vidas através dos livros… ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales