Resenha de O Idiota, Quadrinhos da Cia!

por há 5 meses e 127 leituras

O idiota, de Fiódor Dostoiévski, é um dos maiores romances da história da literatura. Nesta incrível versão em quadrinhos, o artista André Diniz mergulha na prosa do mestre russo e cria uma graphic novel eletrizante e original, uma jornada aos abismos interiores e horrores metafísicos de um dos mais implacáveis escritores do século XIX.

Em preto e branco, e num registro quase sem palavras, André Diniz propõe uma recriação surpreendente de O idiota, obra máxima de Fiódor Dostoiévski. Publicado em 1869 e escrito em meio a crises epilépticas e perturbações nervosas e sob a pressão de severas dívidas de jogo, o romance é um dos mais célebres da literatura mundial. Sua oralidade intensa encontra na explosão e na fluidez, na ternura e na enorme capacidade expressiva do traço de Diniz, uma correspondência única.
A história é conhecida: após anos internado num sanatório suíço para tratar sua epilepsia, o jovem Míchkin retorna à Rússia e se vê envolvido num triângulo amoroso cujos ares folhetinescos darão o tom desta adaptação. Entre a vilania de Rogójin, um devasso perdulário que dilapida a fortuna herdada de seu pai, e a beleza arrebatadora de Nastácia Filíppovna, acompanharemos Míchkin e sua pureza quixotesca até o desenlace desta bela e trágica graphic novel.

O clássico de Fiódor Dostoiévski, ganha vida nos quadrinhos de André Diniz,

Pedi O Idiota como cortesia do mês de abril, me assustei com o tamanho… achei que não daria conta, mas folheando as primeiras paginas me deparei com inúmeras imagens e quase nada de diálogo. Juro que fiquei espantada com a maestria do André em dar vida a história, não é necessário os diálogos para se entender o que está acontecendo, as expressões faciais e gestuais, os detalhes na cena, narram brilhantemente todo o acontecimento.

O príncipe Líev Michkin, depois de anos enclausurado em um sanatório se vê livre, tendo que conviver e se adaptar as dinâmicas sociais da época.

A ingenuidade do rapaz mostra as inúmeras facetas do egoísmo e ganância das pessoas.

Não li o original, então pouco posso falar sobre fidelidade a obra, mas garanto que é uma excelente leitura, vale a pena acompanhar o príncipe em meio ao mundo preto e branco.

Ficha Técnica: 
Autor: André Diniz
Páginas:416       Ano: 2018
Skoob: O Idiota
Onde comprar:  Amazon // Companhia das Letras

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales