Resenha de It A Coisa, @Suma_BR

por há 5 meses e 254 leituras

Sinopse: “Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em ‘It – A Coisa’, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites”.

Não tenho palavras certas que descrevam esse livro maravilhoso, apenas consigo dizer que é uma obra prima e nunca foi tão rápido para me envolver em um livro como foi neste. Depois da leitura fiquei desejando ler muito mais do Stephen King, pois estou adorando minha experiência com seus livros.

Meu contato com “It-A Coisa” começou quando assisti ao filme de 1990, porém faz muito tempo e lembrava poucos detalhes, ou seja, não sei as semelhanças e diferenças com o livro, mas acredito que tenha muitas, pois o livro é extenso. Também foi lançado um novo filme em 2017 que vai ser dividido em duas partes, o que acho bem razoável.

It-A Coisa tem inicio com um incidente envolvendo o garotinho George Denbrough. O mesmo estava brincando com seu barquinho de papel quando o perde em um bueiro durante a chuva, o que George não esperava era que um palhaço estivesse lá dentro e esse encontro não resultaria em algo agradável.

“O palhaço segurava vários balões de todas as cores, como lindas frutas maduras, em uma das mãos.

Na outra, segurava o barco de papel de George”.

Esse encontro acontece em 1957 e em 1984 também temos um relato de duas pessoas que viram um palhaço fazendo algo terrível. Após quase 30 anos do incidente com George, conhecemos um pouco sobre Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly. Mike ligou para todos eles para avisar alguma coisa e vemos a reação de cada um. Entendemos que algo aconteceu na vida deles e que os mesmos fizeram uma promessa que retornariam para a cidade de Derry caso “A Coisa” retornasse e era o que estava acontecendo.

Depois de uma primeira parte em que King nos mostra um pouco o que aconteceu, e está acontecendo em Denver, e um pouco sobre esses personagens, temos o relato do que aconteceu com essas 7 pessoas quase 30 anos antes, em 1958 quando eram crianças. Em suma, o livro mostra passado e presente, pois começa com os adultos sem lembrar muito bem o que aconteceu em Derry quando eram crianças, por isso, existe uma parte inicial deles adultos sendo avisados de que devem retornar, outra parte com os sete quando eram crianças e o primeiro contato deles com a coisa, outra parte com eles adultos retornando a Derry, outra parte deles crianças enfrentado a coisa e, por fim, o livro tem uma parte com capítulos dos adultos enfrentando novamente a coisa e lembrando-se de muitas das coisas que ocorreram no passado.

Além disso, tem capítulos narrados por Mike sobre Derry e A Coisa, o que ajudam a compreender o efeito desta na cidade e população. O livro mostra a dinâmica entre esses amigos e vários dilemas, mas principalmente como o medo estava presente em suas vidas, assim como o sangue, porém também tem momentos mais leves e de amizade entre os personagens, o que fortalece o vínculo entre eles e nos fazem se apegar aos mesmos. Esses amigos se deparam com A Coisa, algo que vive na cidade de Derry e provoca atrocidades e morte. Fiquei bem curiosa em entender o que é A Coisa, pois se engana quem pensa que é apenas um palhaço que assusta e mata pessoas, é bem mais do que isso e vamos entendendo juntamente com os personagens.

Além de nos mostrar o que aconteceu no passado, King aborda o motivo dessas crianças, agora adultos, retornarem e como devem enfrentar novamente A Coisa, pois os ataques retornaram. Não posso entregar muito detalhes sobre o livro, mas é incrível o jogo de passado e presente que o autor faz e como liga bem os mistérios que vai nos apresentando ao longo do livro. Uma grande questão neste livro, são os medos e não tive como não me identificar, principalmente com os personagens jovens, mas sabemos que alguns medos podem perdurar. Outra questão é que não tive tanto medo da Coisa, mas sim do que poderia ser feito contra as crianças, pois é inevitável não se apegar a esses personagens, suas histórias e dilemas.

Outra coisa que devo ressaltar é: Não se assustem com a quantidade de páginas (mais de 1000). Confesso que tinha vontade, mas não li antes exatamente por ser um livro enorme, mas me surpreendi, pois me envolvi rapidamente e quase não soltava querendo saber mais, além disso quando deixava o livro de lado sempre ficava pensando no que estava lendo ou queria descobrir. Mesmo a escrita de King sendo bem detalhada, não me cansou nem um pouco, não achava algo desnecessário, pois queria realmente entender mais os personagens e situações.

Posso dizer com toda certeza que foi o melhor livro que li este ano, mas preciso avisar para aqueles que desejam iniciar alguma obra do autor, ele é bem direto, digamos “cru”, em seus relatos, o mesmo trata de temas como preconceito, violência, primeiros amores, bullying, entre outros e vão encontrar em sua obra palavrões e descrições, por exemplo, de como era o estado do corpo de alguém que morreu. Não foi para mim um ponto negativo, já esperava por já ter lido outra obra do autor e é interessante como trata diversos temas, até polêmicos, e assim nos dá uma noção do contexto também.

Agora sobre o terror, para mim não foi pesado e olha que não sou a pessoa mais corajosa do mundo, mas há sim partes que prenderam minha atenção e tive que olhar ao redor (rsrs). Dou cinco cupcakes para o King e essa obra maravilhosa. Para mim, ele não se limita em “Mestre do Terror”, vai muito além.

Ficha Técnica:

Skoob: It – A Coisa

Autor: Stephen King

Editora: Suma de Letras

Páginas: 1103

Ano: 2014

Onde Comprar: Saraiva, Americanas, Submarino, Amazon.

Essa edição esta lindíssima. Espero que tenham gostado, pretendo fazer mais resenhas do King este ano. Até a próxima.

Xo Xo da Eve.

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales