Resenha de Dois a Dois, @editoraarqueiro

por há 3 semanas e 100 leituras

Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos. Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções. Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado. Em Dois a dois, Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.

Quando o livro começa, Russ é casado com Vivian há pouco tempo e eles acabam de descobrir que estão esperando um filho, que foi planejado e logo concebido. A vida dos dois mudará, obviamente, mas também no que se refere ao financeiro, pois Vivian pretende ficar alguns anos em casa com o bebê. Russ fica preocupado, mas sabe que, com alguns sacrifícios, só a renda dele bastará.

Acontece que nesse período não é só a vida dos dois que muda: Vivian se torna outra pessoa. Aliás, não sei se essa nova pessoa sempre esteve ali e Russ nunca percebeu, mas ela não faz sacrifício algum por ele, nem pela família. E mais: quando seu marido decide abrir uma empresa, Vivian se torna uma estranha.

Ela não entende que é preciso parar de gastar exageradamente, que precisará ser mais compreensiva com o marido, entre outras coisas, e ao passar de cinco anos de vida de London, vai cada vez mais se afastando de Russ. E sem contar para o marido, começa a fazer entrevistas para voltar a trabalhar. Com isso, como ele “não está trabalhando de verdade”, pode tomar conta da casa e da filha, enquanto ela anda para cima e para baixo com seu novo chefe.

– Por que você sempre leva tudo para o lado pessoal? – indagou ela, me interrompendo. – Por que você não consegue ser feliz e pronto? Você também não é perfeito, mas eu não chego e fico reclamando que não consegue mais nem sustentar sua família. 

É difícil seguir com a resenha sem falar de mais, mas é claro que isso não dará certo e Russ vai se ver tendo mil tarefas a executar. Vivian se torna, a cada página, uma pessoa odiada por nós, por conta de suas atitudes. Quando seu marido mais precisou dela, nem mesmo a última pessoa com quem ele pôde contar foi sua esposa.

Como se as coisas não fossem ruins o bastante para Russ, alguém de sua família fica muito doente. A cada página lida, eu ia pensando: quem será que vai morrer? Como o livro foi se aproximando do fim e nada de ruim acontecia aos personagens, cheguei a pensar que todos iriam escapar à tirania do meu autor favorito. Mas não se enganem: alguém querido morre, para completar as desgraças do pior ano de Russ.

Tínhamos sido criados sabendo tudo sobre o câncer. Todos nós sabíamos sobre os estágios, as taxas de sobrevivência e de possível remissão, cateteres e efeitos colaterais. Afinal, o câncer não se propagava apenas nos corpos das pessoas. Às vezes ele também se propagava nas famílias, como na minha. 

Porém, é claro que o livro é lindo e repleto de aprendizado. Nicholas Sparks mais uma vez está de parabéns e merece nota máxima por seu mais novo romance.

Ficha técnica:

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro

Ano: 2017

Páginas: 517

Skoob: Dois a Dois

Onde comprar: Ofertas 

Essa foi minha última resenha no portal. Depois de quase quatro anos por aqui, sendo um na equipe de filmes e três na de literatura, me despeço de vocês.

Beijinhos da Nanda!

Nanda

(até 2017) De manhã: funcionária pública (secretária escolar). De tarde: leitora beta, redatora, corretora e revisora de textos. Em tempo integral: sou casada, tenho um filhote muito fofo de Yorkshire chamado Paçoca, sou viciada em livros e apaixonada por séries de TV, especialmente de culinária, Friends e The Big Bang Theory. Iniciei no portal em junho de 2013, na área de filmes, e um ano depois comecei a resenhar livros.

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

(casa nova)