Resenha de Clarice, @cialetras

por há 2 meses e 166 leituras

Sinopse: “Este livro, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice Lispector e consagrou sua obra no exterior. Se hoje Clarice é uma figura mítica das letras brasileiras – bela, misteriosa e brilhante -, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira ”.

Quem nunca utilizou uma citação de Clarice Lispector que atire a primeira pedra! Com certeza eu sou uma das pessoas apaixonadas pela escrita dessa mulher que fascinou e encantou legiões de fãs e que até hoje ainda os ganha com a suas palavras.

Ler sua biografia é uma necessidade fundamental para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais da história que rodeia essa escritora, que durante muitos anos foi considerada cheia de mistérios e graças a Benjamin Moser, podemos ter uma biografia completíssima, que vale muito a leitura.

A nossa parceira Companhia das letras relançou está biografia, que possui um caderno inédito de fotos de Michael Wood, o livro é dividido em 45 capítulos que não são muito curtos, mas também não são longos, a cada capitulo lido vamos desvendando e descobrindo uma Clarice frágil, misteriosa, determinada.

O melhor de tudo foi descobrir que a história não foca apenas na vida da autora, mas que engloba todo o contexto histórico desde o seu nascimento, até todas as penúrias que sua família teve que enfrentar para conseguir chegar ao Brasil e principalmente tudo que tiveram que aguentar mesmo depois de chegar aqui.

Os relatos históricos nos transportam para aquela época de tanto sofrimento e quando Moser relata a situação que os judeus viveram e quantos milhares foram perseguidos e aniquilados, compreendemos a razão de nosso país ser tão diverso de raças e povos.

“De 1921 a 1922, 1 milhão de pessoas morreram de fome na Ucrânia. Em 1922 Quisbuing estimava que, dos 3 milhões de judeus do país, o número de judeus que sofrem fome e doença é menor do que 2 milhões”.

Foi uma leitura maravilhosa e muito prazerosa, pude conhecer um pouco mais dessa escritora que tanto admiro e da qual apenas conhecia seus trabalhos, Clarice era uma mulher fora dos padrões e ao descobrir que ela carregou por toda sua vida a culpa pelo que aconteceu com sua mãe, compreendemos muito mais a sua personalidade tão contraditória.

O melhor de tudo era que apesar de Clarice não ter nascido no Brasil, ela considerou que a ele pertencia, pois chegou muito pequena e adotou nosso país como sendo também seu, e deixou isso bem claro ao relatar isso quando falou de sua terra natal:

“Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo. Mas lembro-me de uma noite, na Polônia, na casa de um dos secretários da Embaixada, em que fui sozinha ao terraço: uma grande floresta negra apontava-me emocionalmente o caminho da Ucrânia. Senti o apelo. A Rússia me tinha também. Mas eu pertenço ao Brasil”. Pág. 56

Em um ponto do livro temos um relato de uma das primeiras lembranças que o seu filho Paulo tinha:

“Eu devia ter três a quatro anos, deveria ser portanto 1956 ou 1957; a escola ficava no alto de uma colina, o caminho todo nevado, minha mãe dirigindo, o caro dando voltas até chegar lá em cima. [ …] talvez passasse uma impressão de estar “sonhando acordada”, de estar ligada em outra realidade que não a presente”. Pág. 264

É um livro que vale muito a pena ser lido, cheios de relatos da própria Clarice e daqueles que tiveram o prazer de conhece-la ou até mesmo de conviver ao seu lado, a leitura flui e conhecemos muitos dos acontecimentos da vida dela que com certeza revelam muito sobre a personalidade dessa incrível mulher.

A galeria de imagens é um bônus que enriquece ainda mais a obra, sua história emociona e nos faz refletir sobre muitos momentos da nossa própria vida, se vocês apreciam ler biografias, essa com certeza vai lhes encantar do início ao fim! Uma leitura essencial para quem deseja conhecer um pouco mais dessa grande escritora que mesmo revelada, ainda continua sendo um grande mistério, simplesmente recomendo!!! Minha nota é 5 (0 a 5).

Ficha Técnica: 

Skoob: Clarice
Autor: Benjamin Moser
Editora: Companhia das letras
Ano: 2017
Páginas: 560
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Livraria Cultura, Saraiva, Submarino.

Espero que tenham gostado, se já tiveram a oportunidade de ler esse livro eu gostaria muito de saber suas opiniões! Kisses da Erlane e até a próxima.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales