Resenha de A Beleza do Amor, @amazonBR

por há 5 meses e 324 leituras

Vivian é uma adolescente acima do peso que sempre teve dificuldades de se relacionar com outras pessoas. Tornou-se alvo de bullying na escola e diante as brincadeiras e julgamentos quanto ao seu peso, além do medo da rejeição, ficou mais retraída e fechou-se em seu próprio mundo. Sua única companhia era sua melhor amiga, Isadora. Ambas tinha tanto a aparência, quanto personalidades diferentes e era o que mantinha o equilíbrio daquela relação. Loira, alta e magra, Isa sempre fora segura de si e chamava atenção de todos, mas escondia um segredo que apenas Vivian sabia.

Quando Yuri se envolve com Isadora, a aproximação à Vivian se torna inevitável e uma amizade conturbada nasce entre os dois, mesmo que contra a vontade dela. Em meio à descoberta do segredo de Isadora, ele começa a perceber que ela não é quem ele imaginava, e que na verdade, o que ele realmente procura em uma garota, está em Vivian.

Bulimia, anorexia, depressão,  bullyng, adolescência, amizade, romance e muitos rolos. Rodrigo, Isa,Vivian e Yuri vivem poucas e boas nessa história maravilhosa da M.Castro, uma lição de vida sobre conceitos.

“– nós julgamos tanto pela aparência – a Vivian disse de repente, interrompendo o Rodrigo e obtendo a nossa atenção – não procuramos conhecer ninguém, nem saber de sua vida. O que vale é o que se vê e não o que se é. – verdade”

Isa e Vivian são melhores amigas desde a infância. Rodrigo e Yuri também. Isa começa a sair com Yuri e Beleza do Amor começa então…
Gostei muito desse livro. Há um tempo comentei que O Ceifador estaria entre os melhores livros de 2017, e agora posso acrescentar que A Beleza do Amor estará entres os top 5.
É difícil resenhar esse livro e não contar spoilers,rs.  Tenho sempre problemas quando me encanto demais com a história.
Vivian sofre bullyng por estar a cima do peso e sua melhor sofre bulimia. Yuri e Rodrigo são jogadores de basquetes, super populares na escola. A beleza da Isa chama a atenção do capitão, e aos poucos esse grupo se aproxima.

“Olhei para a garota a minha frente, de olhos fechado e cabeça encostada à parede. Diante o meu julgamento, ela era incrível. Incrível demais para ser julgada pela Isadora ou pelo Junior por um motivo tão banal como o seu peso. Ela era mais do que alguém que não se enquadra no padrão de beleza estipulado pela sociedade. Não merecia aquele preconceito todo. Eu devo confessar que a primeira vista, eu faria o que realmente fiz naquela noite há três meses. Olharia para uma garota que chama atenção como a Isadora. Loira, magra, alta, com uma roupa ousada e maliciosa. Quando o Rodrigo cismou que ela era o meu tipo, eu não hesitei em querer conhecê-la. Só que no fundo eu não gostei do que conheci. A personalidade da Vivian me chamou muito mais atenção do que a beleza estonteante da Isadora, e aos poucos a beleza da Vivian foi aparecendo para mim de tal forma, que hoje eu não consigo entender como não a enxerguei antes.”

Numa metamorfose oposta, Isa a “bela borboleta” começa a mostrar a lagarta da sua essência.

A história trata de relacionamentos, amizade, fraternidade, amor… do sadio ao abusivo.

Da fragilidade do ser e os infinitos instrumentos de defesa que a mente cria para nos proteger. Me formei em psicologia a pouco tempo, e indico esse livro para quem quiser compreender um pouco de depressão(melancolia) uma tristeza imensa sem motivo aparente, a falta de algo indefinido que nos consome. M.Castro tratou com maestria dessa fase e frisou a importância de um profissional nessa hora.

Na verdade toda a história demonstra o cuidado com o psicológico. O quanto a vida é regida pelos olhos alheios.

“por isso que eu prefiro ficar na minha. Já sofri muito tentando me enquadrar em diversos grupos, mas sempre quebrando a cara. Uma hora eu cansei de ser besta. De dá minha cara a tapa, porque ela já estava vermelha de tanta bofetada – ela disse irônica, mas eu não ri.

Era um comentário cruel. – agora eu consigo te entender – eu admiti, olhando-a complacente – eu ajo de acordo com minhas vontades, sem ligar para o que os outros dizem ou pensam, mas acho que nunca passei pelo o que você passou. – ninguém de fora consegue entender – a Vivian deu um riso debochado e rolou os olhos. “

O livro saliente a dificuldade e impossibilidade , em alguns casos, de se colocar no lugar do outro. Podemos nos dizer embatidos, mas como mensurar a dor ??Não existe balança para isso, e como seres diferentes temos emoções em proporções completamente distintas.

Em A Beleza do Amor, aprendemos que você pode ter opinião sobre tudo, e ela não precisa ser a mesma do seu amigo… Só que não é necessário jogar na cara dele um comentário maldoso.

Yuri me mostrou que as vezes “coisas” são desnecessárias e se a pronunciarmos também seremos pessoas desnecessárias.

“Ás vezes a gente tem uma opinião sobre alguém, mas não é necessário que ela seja dita. Talvez o seu julgamento não vá acrescentar nada na vida do outro. E se não for para  acrescentar, é melhor ficar calado “

E confesso que mesmo lendo um livro de preconceitos, EU JULGUEI inúmeras vezes o Rodrigo e também pensei que o Yuri fosse fraquejar, mas ei que esses dois superaram todas as minhas expectativas HOJE ATÉ QUERO UM LIVRO DO RODRIGO.

A história é extensa, compre 7 anos da vida dessa galerinha… e vale cada segundo da leitura. Vale 1000 estrelas essa história, mas por conta de alguns erros de revisão deixaria com pontuação 4.

Porém, todavia, contudo,rs. A Beleza do amor é minha favorita do ano. Leiam e indiquem. Muitas pessoas passam por fases difíceis e quem sabe não possamos levar a Beleza a vida delas também. Se não tem conta no Amazon, não tem problema…acompanhe o livro no Wattpad.

Ficha Técnica: 
Autora: M. Castro
Páginas:703       Ano: 2017
Skoob: A Beleza do Amor
Onde comprar:  Amazon

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales