Resenha de Adeus, Tóquio! @globoalt

por há 4 meses e 259 leituras

Sinopse: “Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração. Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida. Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante”.

A leitura desse livro que é um dos lançamentos da nossa editora parceira Globo Alt, foi uma grata surpresa, me apaixonei de cara pela capa e principalmente pelo título, que já me fez imaginar que o livro me levaria para conhecer um pouco mais da cultura desse país que fascina só de imaginar poder estar lá.

O livro é leve e divertido, apesar de tratar de questões e dramas que muitos adolescentes vivem, como mudar de cidade ou como no caso de Sophia de país, porém para ela não é apenas deixar para trás está cidade que aprendeu a amar, é deixar também seus amigos e lugares que ela ama e isso é de certa forma muito doloroso.

“Como ir para algum lugar novo e saber que, em algum momento, terei que deixá-lo. Como se eu estivesse sempre flutuando, naquele segundo que antecede o fim de um sonho, esperando que o mundo se evapore. Esperando que tudo que parece real subitamente suma”. -Pág.16.

Sophia tem apenas sete dias para se despedir e aproveitar ao máximo tudo que ama em Tóquio, porém a chegada Jamie um amigo do passado com o qual ela se desentendeu volta e para ela isso é o pior acontecimento, pois acredita que ele vai atrapalhar de aproveitar os últimos dias que tem com os seus amigos e principalmente com David, por quem nutre uma paixão antiga e nunca revelada.

“E agora não consigo pensar direito. Eu deveria chorar, mas estou confusa demais pra isso. Deveria gritar com ele, mas não consigo, pois ainda não posso acreditar que ele tenha feito isso. Jamie é meigo, pateta e bondoso. Ele jamais seria cruel com alguém”. – Pág. 29.

Ao longo da trama descobrimos o que aconteceu no passado entre Sophia e Jamie, por incrível que pareça eles tem uma conexão e afinidade que ambos sentiram falta e acabam retomando a amizade e se perdoando pelos erros cometidos no passado e é justamente ele que faz com que seus últimos dias se tornem os melhores.

“Lindo. Jamie fazia o mundo parecer mais bonito do que jamais pareceu. E maior. Como se fosse um mar escuro onde eu quisesse nadar. Como um lugar que eu quisesse conhecer”. -Pág. 137

Mas nem tudo são flores, Sophia descobre que sua melhor amiga Mika tem ficado com o David e isso abala muito essa amizade, em meio a esse turbilhão de sentimentos que rodeia Sophia, Jamie foi a melhor coisa que podia ter acontecido, porém tudo que ela mais teme é perdê-lo novamente.

“Eu pensava nas estrelas e em como a luz que elas possuem dura muito tempo depois que a estrela em si já se apagou. Pensei em como nosso lar ainda é um lar, mesmo quando está a milhares de quilômetros de distância. Isto foi essa semana. Isso era Jamie”. – Pág. 237.

Gostei bastante da descrição dos locais e pontos turísticos, das comidas típicas e os lugares de diversão e entretenimento, mas o que mais gostei foi ter ouvido um pouco mais sobre a história de Hachikō (que conheci primeiramente através do filme “Sempre ao Seu Lado” com o ator Richard Gere) um dos pontos turísticos que representam muito bem a história desse livro que é “sempre esperar por aqueles que partem”.

Uma trama muito real que nos leva a creditar que realmente tudo aconteceu e quando chegamos ao fim ficamos querendo saber mais, o que aconteceu depois com cada um deles? Será que conseguiram transpor a distância? Um livro lindo e com um marcador ainda mais lindo, parabéns a editora por esse diferencial perfeito, recomendo muito a leitura !!! Minha nota é 4 (0 a 5).

Skoob: Adeus, Tóquio!
Autora: Cecilia Vinesse
Editora: Globo Alt
Ano: 2017
Páginas: 264
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Saraiva, Submarino

Espero que se encantem com essa trama cheio de sentimentos reais e caso já tenham lido o livro adoraria saber suas opiniões! Kisses da Erlane e até a próxima.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales