Entretenimento
e Incentivo à Literatura Fantástica //

Resenha de A esperança, último livro da trilogia Jogos Vorazes.

Leiam a minha resenha do último e fascinante livro da trilogiaJogos Vorazes”: “A Esperança” de Suzanne Collins.

Sinopse:

“Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.”

As resenhas de “Jogos Vorazes” e “Em Chamas” podem ser lidas ao clicar nos títulos.

Resenha:

Li “A esperança” logo que acabei de ler “Em Chamas”, tinha o livro e não conseguiria esperar para saber o que estava para acontecer a Katniss e Peeta. Mas na hora de escrever a resenha simplesmente tive muita dificuldade. Muito complicado essa coisa de escrever sobre o final de uma série que você amou. Não sei se a resenha está na altura de Jogos Vorazes então já aviso, leiam os livros. Vocês não irão se arrepender.

Em “A esperança”, 3º livro da série ‘Jogos Vorazes’, voltamos a nos encontrar com Katniss. Desta vez, após ter sobrevivido a duas edições dos jogos, a personagem está morando no distrito 13. E é claro que há toda uma questão triste por trás disso…

Fora a saudade de sua casa Katniss ainda tem que lidar com a ausência de Peeta. Durante a fuga da 75º edição dos jogos vorazes ela foi a escolhida para representar a rebelião do povo de Panem. Deixando Peeta nas mãos do inescrupuloso presidente Snow.(Capital) É claro que Katniss está cheia de questionamentos ao que concerne a Peeta, sobre como ele está e até mesmo o que sente por ele.

“Acabou. Ele não existe mais. Seja lá o que tenha existido entre nós dois, acabou. Tudo o que resta é a minha promessa de matar Snow. Lembro disso dez vezes por dia.”

Além de tudo isso há uma grande pressão para que Katniss assuma seu papel como o tordo (figura simbólica da rebelião, a imagem do animal foi ligada a Katniss por ela ter utilizado um broche com o esta figura durantes os jogos que participou), ou seja, há uma força que pretende fazer de Katniss o símbolo da rebelião, quando nem ela sabe se é exatamente isso que deseja fazer ou se é capaz de fazer.

Em “A esperança” as questões políticas estão em evidência. Com a mudança de distrito conhecemos o que seria a alternativa ao poder da Capital. E sem defender o presidente Snow preciso dizer que o distrito 13 também se mostra dominador.

A vida no distrito 13 é ainda mais controlada do que nos distritos pertencentes a Panem (seria isso possível?). Prova disso é o controle da quantidade de comida, bem como as horas em que as atividades são executadas e a definição das roupas que são feitas pelo distrito.

Por todas estas questões o livro acaba enfatizando mais o sofrimento de Katniss do que as narrativas anteriores. E por esses motivos tive a impressão de que este 3º livro tenha mostrado Katniss mais reflexiva, ao menos a princípio. Estamos acostumados a ver tudo sob seu ponto de vista, mas nesta história ela precisa encontrar muitas respostas e desta vez ela tem tempo. Já que é considerada mentalmente instável e só pode dar um próximo passo após decidir se aceitará ser o tordo ou não.

Ao se decidir sobre ser o tordo ou não, questão essa que se resolve principalmente por motivos pessoais, passamos a ver Katniss em ação. E começamos a reconhecer o ritmo das histórias anteriores.

Peeta continua responsável pelos momentos de surpresa. Sem palavras para o quanto certas passagens me deixaram em choque neste livro. Reações completamente inesperadas, que mostram o tamanho da violação sofrida por alguns personagens. Como Johanna, Finnick, Annie e o próprio Peeta.

“Eu não suporto Katniss! Eu obviamente não suporto. Eu me arrasto dos pesadelos todas as manhãs e descubro que não há nenhum alívio em estar acordado. – Algo em minha expressão faz com que ele interrompa o discurso. – É melhor não ceder a isso. É dez vezes mais demorado se recuperar da crise do que entrar nela.”

A guerra é inevitável e Katniss se percebe novamente como uma peça de um jogo cruel e violento, uma versão maior dos jogos vorazes, onde todos sem exceção correm riscos. É impossível não se solidarizar ao sofrimento deste povo, vemos de perto o que está acontecendo a eles. Definitivamente a autora Suzanne Collins não esconde a realidade da guerra e o que ela acarreta.

Muitas armadilhas estão escondidas em Panem, tornando as loucuras vistas na arena dos jogos vorazes brincadeiras de criança… É lógico que as coisas não seriam fáceis. Tive certa dificuldade em visualizar algumas coisas neste ponto, mas dá para entender a loucura que é este lugar, um verdadeiro campo minado.

“Senhoras e senhores…
A voz dele é baixinha, mas a minha ecoa pela sala.
– Está aberta a septuagésima sexta edição dos Jogos Vorazes!
Eu rio. Rapidamente. Antes que alguém tenha tempo de registrar o que está por trás das palavras que acabei de proferir.”

Considerando este contexto e a coerência da trilogia nós acabamos vendo a morte de personagens queridos. O que torna impossível a missão de não chorar ao ler este livro. E a certeza de que Suzanne Collins é adepta do desapego pelos próprios personagens.

E se você está se perguntando onde está a esperança afinal, é possível que concorde com a polêmica sobre o título dado ao livro. Muitos não concordaram com a escolha da editora Rocco por “A esperança”. No original em Inglês o livro se chama “Mockingjay” que na tradução literal seria “O tordo”. O que eu acho? Não desgosto de “A esperança”, mas concordo que “O tordo” seria bastante adequado.

“A esperança” é um livro pesado e tenso como seus antecessores, e se tratando de um livro de guerra o final é bem coerente. Ninguém sai ileso de uma guerra, nem mesmo o vitorioso, lição que já tínhamos acompanhado nos livros anteriores.

No entanto, por ter lido alguns comentários antes, pessoalmente esperava um final ‘tétrico’. O final é plausível e para mim foi satisfatório. Me deixou satisfeita com relação ao casal formado. Enfim o triângulo amoroso que empurraram para Katniss acaba. É verdade que algumas coisas demoram a se definir chegando perto dos 40 minutos do segundo tempo. Mas todas as respostas estão lá.

E, assim como os livros anteriores, “A Esperança” é uma leitura que flui rapidamente ainda que nos deixe de boca aberta com os seus acontecimentos. O envolvimento com os personagens é inevitável, nos levando as lágrimas com suas conquistas e fracassos. A caça, a fuga, a raiva, a tristeza, o choque, a alegria e a esperança são coisas e sentimentos que estão lá, em toda leitura, nos prendendo mais a cada página lida.

Gostei bastante do livro e sem duvidas recomendo a trilogia, “A esperança” é com certeza um livro obrigatório para quem gostou dos antecessores: “Jogos Vorazes” e “Em Chamas”. E sem dúvidas atinge o seu objetivo de nos fazer refletir, afinal como boa distopia que é, a trilogia não conta uma história totalmente distante da nossa.

Sinceramente acho que não consegui passar o meu entusiasmo com este livro. Portanto deixo a todos missão de ler a trilogia. “Jogos Vorazes” é uma leitura obrigatória.

Beijos.

[Queridos ajudem na divulgação do blog e de suas postagens usando as ferramentas +1, Curtir e Tweetar que se encontram abaixo do título de cada postagem e no final da página inicial. Obrigada!]

Publicado por em segunda-feira, 18 de junho de 2012.

28 Comentários

em “Resenha de A esperança, último livro da trilogia Jogos Vorazes.”

  1. Shara Shara 18/06/12 19:36

    Eu amei a resenha e estou louca para ler. Ainda só possuo Jogos Vorazes vou comprar os outros e me inteirar dessa história que você adora.
    Bjos

    1. FranFlores FranFlores 21/06/12 22:30

      LEIA! rs Jogos Vorazes é tudo de bom, merece ser lido apesar de tudo. É uma daquelas leituras que nos deixam presos querendo saber mais a cada página.
      Fiquei muito feliz por você ter gostado da resenha. Espero que você leia logo para gente conversar sobre os livros.
      Beijos.

  2. @2mmary @2mmary 21/06/12 22:05

    Adorei a resenha!! Eu tenho uma relação de amor e ódio com esse livro… Eu odiei 2 mortes desse livro, uma delas achei que fez meio que tudo não ter valido a pena e a outra achei muito rápida, deveria ser mais digna (não vou falar quais são). E também achei que a Katniss estava ficando insana nesse livro, algo que é aceitável depois de tudo que ela passou. O epílogo achei muito curto. Mas não tem como negar todas as emoções que o livro passa e as reviravoltas da história foram geniais! Uma trilogia que vai ficar marcada, com certeza! =D

    1. FranFlores FranFlores 21/06/12 22:29

      Nossa, fiquei muito feliz por vê-la por aqui! E ainda mais feliz por saber que você gostou da resenha. Muito obrigada por ter vindo comentar.
      Eu fiquei muito balançada com as mortes destes livros, todos eles, e acho que já sei de quem você estava falando aí em cima. E sim, faz sentido, mas tinha um momento ali que realmente não dava para ficar de luto… Muito complicada a situação em que a Katniss se mete.
      Suzanne Collins é realmente genial. Tenho a sensação de que vou gostar de tudo que ela venha escrever.
      Beijos.

  3. Resumo da semana #6 | Portal Ju Lund 24/06/12 11:01

    [...] 18/06 – Resenha de A esperança, último livro da trilogia Jogos Vorazes. AQUI! [...]

  4. Lennyn Lennyn 24/06/12 19:24

    Eu gostei da resenha me deu vontade de ler esta serie, eu tenho o primeiro livro mas nunca sentir o desejo de ler e muito menos ver o filme mas agora animei.bjs

    1. FranFlores FranFlores 24/06/12 23:24

      Que bom Lennyn. Leia sim, a série toda é maravilhosa. Jogos Vorazes não ganhou tanto destaque sem motivos, Suzanne Collins foi simplesmente genial. Espero que você curta tanto quanto eu. Quando ler me diz o que achou dos livros.
      Obrigada por ter vindo comentar. Fico muito feliz, principalmente por ter gostado e se animado com a resenha.
      Beijos.

  5. Raphael Raphael 22/07/12 16:24

    Nossa eu fiquei com raiva desse livro!! Adorei ele logico, mais as mortes que ocorrem, o final, deu um aperto no coração. Torcendo pra dar tudo certo pra Peeta e só piorava!Não só com Peeta mais com os outros personagens em que nos apegamos! O final principalmente em relação a Prim principalmente. Eu tomei uma paixão por Peeta e Katniss! A Suzanne com certeza fez eu me senti com esperança, raiva, feliz, triste. Falto algo nesse final. E uma sensação de que não queria que acabasse que continuasse a historia!! Adorei sua resenha. Concordo com cada palavra!! Essa trilogia fez eu perder noites de sono pensando em Katniss, Peeta, Prim, Gale, Com quem Katniss iria terminar, e pensando como seria viver nessa historia! Fantástico essa trilogia, ela se tornou uma das minhas favoritas!

    1. FranFlores FranFlores 22/07/12 21:47

      Pois é Raphael a Suzanne conseguiu fazer isso com grande parte das pessoas, ao mesmo tempo que sentimos raiva ainda adoramos a história. Nos envolvemos de tal forma com estes personagens que é impossível não se solidarizar, sofrer ou comemorar com eles.
      Fiquei muito feliz por você ter curtido a resenha. Muito obrigada.
      Espero vê-lo mais vezes por aqui.
      Beijos.

  6. Raphael Raphael 22/07/12 23:01

    Então Fran!
    Eu to com um peso no coração por causa disse, de saber que aquele Peeta nao volto completamente! Aaaaah sei la fiquei com raiva do Epilogo por ser tão pequeno mesmo! Bem que ela podia começar uma nova trilogia ou serie sobre o que aconteçeu antes disso tudo! O Pai de katniss, sabe tipo como o Haymitch venceu os jogos, seu mentor a vida de Katniss e Peeta depois disso tudo! Viciei em Jogos Vorazes!! Recomenda algum livro ou serie do mesmo estilo de Jogos Vorazes??

    1. FranFlores FranFlores 23/07/12 12:29

      É muita crueldade né? Realmente, Jogos Vorazes deixa mesmo este gostinho de quero mais. Eu diria até que a própria Katniss não é a mesma, ela passou por tanto sofrimento e perdas que não poderia ser diferente.
      Raphael, tem uma galera adorando a distopia recém lançada “Caminhos de Sangue” e há quem compare com Jogos Vorazes, eu ainda não li e por isso não posso opinar sobre as semelhanças entre as duas, mas pelas resenhas acho que vou gostar muito da leitura. Agora se você curtiu a escrita da Suzanne Collins eu diria para você comprar os livros Gregor escritos por ela, eles são mais infanto-juvenis e não se parecem com a história de Jogos Vorazes, no entanto tenho certeza que vale a pena só pela escrita da Suzanne.
      Tem muitas distopias sendo lançadas agora, eu não diria que elas façam a gente surtar como Jogos Vorazes, mas tem umas opções interessantes. Eu por exemplo estou louca para ler Starters.
      Beijos.

  7. Andrew Andrew 14/09/12 10:45

    O Peeta e a Katniss ficam juntos no final ?

    1. FranFlores FranFlores 15/09/12 00:14

      Poxa Andrew tá aí uma pergunta que eu não posso responder para não dar spoiler, mas eu gostei da escolha final da Katniss e se você ler minhas outras resenhas vai saber para quem eu estava torcendo para ela ficar…
      Beijos.

  8. Jhenyffer Jhenyffer 10/10/12 12:22

    puxa magoei por favor conta so pra mim to chatreada com vc porque naum conta o final

    1. FranFlores FranFlores 10/10/12 23:35

      Poxa Jhenyffer se eu contar aqui vira um grande spoiler, mas se quiser conversar comigo no meu twitter pessoal sobre o livro é só me procurar, terei um prazer enorme em conversar sobre os livros com você, incluindo o final de A esperança. Mas por favor não fique chateada comigo!
      Obrigada por comentar.
      Beijos.

  9. Paulo Paulo 25/10/12 00:15

    O 3º livro da série Jogos Vorazes é até que bom, porem o 1º e o 2º são bem melhores, acho que a autora deu umas viajadas, matou gente que não precisava, e fez um final totalmente sem felicidade… o final precisava ser mais alegre, com mais entusiasmo, e com mais enfase em cada personagem… acho que a autora não conseguiu fazer isso, justamente pelas mortes desnecessárias, apesar de ter gostado muito de todos os livros e dá série em si, não gostei do clima “preto e branco” do final.

    1. FranFlores FranFlores 25/10/12 20:36

      Paulo compreendo o que você disse, A esperança desperta este sentimento de frustração mesmo, mas nem por isso eu deixei de gostar da leitura. Acho que a Suzanne colocou o máximo de realidade no que estava acontecendo, no primeiro livro mesmo fiquei mt pra baixo por conta de uma das mortes. O fato da autora ter deixado tudo para as últimas páginas incomodou mt gente, conheço uma galera que gostaria de um epílogo maior.
      Eu particularmente sou uma grande fã de Em chamas, para mim é o melhor dos três. A-DO-RO.
      Obrigada por ter comentado Paulo.
      Beijos.

  10. Paulo Paulo 25/10/12 00:17

    Em relação ao comentário de FranFlores… eu li starters, recomendo muito, é um livro muito bom mesmo, totalmente envolvente, com um final muito bom, e com margens para próximos livros…

    1. FranFlores FranFlores 25/10/12 20:37

      Eu li Starters recentemente e também gostei bastante, louca para ler a continuidade das aventuras da Cal.
      Beijos.

  11. Paula Paula 04/12/12 00:48

    ATENÇÃO SPOILER:
    Realmente odiei o ultimo livro da sequencia. A morte da Prim foi o cúmulo do absurdo, ela foi a causa de tudo ter acontecido. E o Gale? OQ DIABOS ACONTECEU COM O GALE? A UNICA coisa q sabemos é que ele vai pro distrito 2 e q se dá bem por lá mas… e daí?? Ele era um personagem muito importante pra Katniss e tbm para a estória, deveríamos saber melhor sobre paradeiro dele. Gale não mereceu a atenção q deveria, assim como muitos outros personagens. Esperava q o fim fosse mais ”feliz”, sei q isso é um clichê,mas depois de tanto sofrimento e dor a felicidade da Katniss não fica totalmente clara.

    1. FranFlores FranFlores 04/12/12 22:54

      Pois é Paula, você não está sozinha nesta, muitos ficaram insatisfeitos com estas mortes do livro.
      Eu também preferiria ver um final mais trabalhado, mas acho que a Suzanne Collins foi bem coerente.
      Obrigada por ter comentado.
      Beijos.

  12. Katnis, vestida de noiva, novas fotos das filmagens e teaser de Em Chamas!!!! | Portal Ju Lund 05/03/13 21:27

    [...] Leia mais notícias sobre Outras notícias sobre Jogos Vorazes: Em Chamas vocês conferem AQUI e AQUI e AQUI! E para ler as resenhas, é só clicar em seus títulos: Jogos Vorazes, Em Chamas, Esperança. [...]

  13. Carol Carol 31/03/13 19:39

    Eu ja li “Jogos Vorazes” e “Em Chamas” e estou louca para ler “A esperança” pelo q eu vi nos comentarios deve ser o melhor dos 3 livros e acho q vou adorar por ja gostar mt dos outros dois.

    1. FranFlores FranFlores 01/04/13 00:49

      Obrigada por ter comentado Carol.
      Para ser bem sincera não saberia dizer se A esperança é o melhor livro da trilogia, vai depender muito dos pontos que você gostou mais na leitura dos livros anteriores, mas é sim obrigatório para quem gostou dos livros anteriores. Leia e não esqueça de voltar para comentar.
      Beijos.

  14. crisley crisley 28/11/13 22:28

    esse sem duvida e o melhor livro parabéns pela sua resenha ficou bem clara e m conselho a todos n deixem de ler a trilogia ela e perfeita

  15. Maria Maria 23/06/14 21:46

    Como a Prim morre?se vc n poder responder aqui vc pode deixar seu Face ou Twiter?

  16. Lucinei Lucinei 11/07/14 14:34

    boa tarde
    Fran, o final foi realmente surpreendente…eu gostei, mas fiquei com certa raiva, pois esperava mais da Joana, pelo papel que ela desempenhou no “em chamas”, fiquei frustrado com 2 mortes (achei desnecessário), como foi dito, o epílogo foi muito curto, creio que os 2 filmes referente ” a esperança” serão muito bons em virtude das cenas de ação, fiquei bem curioso para ver como será a Tigris e o desfecho com o Snow….O momento entre a Katnis e o Gale no Distrito 8 com os aero-deslizadores da capital, também será empolgante.
    Eu assisti os 2 primeiros filmes e lis os livros depois, a conclusão é bem clara, que viu os filmes, leiam os livros, pois são muito melhores, muito mais informações que os filmes ocultaram.
    bjs

  17. Isabele Almeida Isabele Almeida 01/09/14 21:11

    Gostei muito da sua resenha. Eu li parte do livro A Esperança e é muito bom mesmo e é claro que eu queria que vc contasse o final do livro mais entendo que não seria a mesma coisa se alguem contasse o final do livro em comparação alerta ele mesmo. Parabéns pelo blog. Bjs e esperamos todos juntos pelo lançamento do filme

Deixe seu comentário
  • › É sua primeira vez? Seu comentário passará por moderação.
  • › Links e emails não são permitidos por motivo de segurança.

Veja outros artigos, além de "Resenha de A esperança, último livro da trilogia Jogos Vorazes.", sobre: , , , , ,

Portal JuLund Entretenimento e Incentivo à Literatura Fantástica.
(c) Copyright 2010-2014 Portal JuLund - Todos os direitos reservados. Fundado e mantido por Ju Lund by Jeferson Sigales

Curta o Portal ;-)

fechar