Resenha: Da Vinci das Crianças @PaulinasEditora

por há 2 meses e 108 leituras

SINOPSE:

Da Vinci das crianças, fascinante livro escrito por José Arrabal, narra a vida do gênio em uma mescla de ficção e realidade, em que o autor, através de meticulosa pesquisa histórica, faz de Leonardo o próprio narrador de sua história. Arrabal não mede esforços para recriar o ambiente renascentista na Itália, cujas reconstruções históricas não interferem na coerência da obra literária, no mundo imaginário das personagens e nas situações recriadas. O autor o faz de uma forma muito original: entrelaça as fábulas escritas por Da Vinci com episódios de sua vida, em uma linguagem desembaraçada e poética, retratando o gênio em um momento de inventário biográfico.

Da Vinci das crianças
Histórias de Leonardo da Vinci

Estava desejando esse livro faz um tempo, como você deve saber * ou não rs * sou (além de blogueira e escritora de romances), mãe de um lindo menino de três anos e licenciada em Artes Visuais (prof).

Sendo assim, a obra me ganhou por completo, já que  aproxima as crianças e os pequenos leitores de um importante personagem da história da arte. Não só da arte, bem como da ciência, já que Leonardo Da Vinci era um grande experimentador e inventor.

A obra combina aprendizado com entretenimento, ficção com biografia e acaba fomentando a curiosidade pela época do artista e por ele próprio.

Coleção: Clássicos do mundo – série infantil

Desde o nascimento, o que qualquer ser humano mais faz para sobreviver é respirar e ler. De imediato e a cada segundo respira e assegura a vida. Também lê com os cinco sentidos. Com o tato, lê a aspereza ou a suavidade das coisas. Com o paladar, lê o gosto. Com o olfato, os odores. Com a audição, os sons. E com os olhos, lê as mensagens das formas, os registros da história natural e social. A sobrevivência humana coletiva depende da leitura do real e do conhecimento que se alcança com os sentidos.”

O autor prende a atenção com os contos/ fabula escritas por Leonardo Da Vinci com fatos de sua vida, de forma leve e lúdica, registrando a genialidade do artista e suas invenções.

Muito mais que uma obra Infantojuvenil, recomendo a leitura para jovens e adultos, professores e curiosos. Realmente muito interessante, espero poder apresentar não só para meu filho, como para futuros alunos.

“É preciso saber ler de modo amplo para fazer perguntas e encontrar respostas. Somos o que lemos, e tudo é um livro para a nossa capacidade de leitura. Leonardo da Vinci é um preciso exemplo deste leitor pleno. Através de sua vida, com todos os sentidos atentos, soube ler a natureza, sempre a favor do engrandecimento das artes e das ciências. Neste ‘Da Vinci para crianças’, conta histórias a leitores de todas as idades.”

Agora, espie a entrevista José Arrabal, autor de diversos livros Paulinas, incluindo essa obra, ASSISTA:

Sobre Leonardo Da Vinci:Leonardo da Vinci foi um artista, matemático, inventor, escritor. Nascido em 15 de abril de 1452, em Vinci, Itália, Leonardo da Vinci estudou as leis da ciência e da natureza, que guiaram seu trabalho como pintor, escultor, inventor e desenhista. Suas obras, que incluem “Virgem das Rochas”, “A Última Ceia”, “Leda e o Cisne” e “Mona Lisa”, influenciaram incontáveis artistas e fizeram de da Vinci um líder da Renascença Italiana. Desde criança suas habilidades artísticas já eram notadas pelo pai.

Livro ganhador do Prêmio: FNLIJ – Categoria: Reconto (2010) – COMPRE AQUI!

ISBN: 978-85-356-2491-5
Páginas: 296
Edição: 1
Idioma: PORTUGUES
Formato: (15,5 x 20,0)

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales