Resenha A Bússola de Ouro, Editora Suma

por há 1 mês e 96 leituras

Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

Estava muito ansiosa para ler esse livro, pois quando assisti ao filme fiquei fascinada com a história cheia de aventuras e mais, porém para aqueles que apenas viram o filme só tenho uma coisa a dizer “Leiam o Livro”, ele é mil vezes melhor e muito mais emocionante.

As melhores cenas do filme realmente estão no livro e muitas aconteceram exatamente como se passa em cena, porém muitas outras cenas não chegam aos pés de como realmente foram descritas no livro.

A leitura é um pouco lenta no início, mas a partir do momento que Lyra saí da Faculdade Jordan ficamos presos a cada novo capítulo, pois, sua viagem se torna emocionante e repleta de grandes descobertas que nos fascina e nos incentiva a ler um pouco mais.

Só conseguimos largar quando chegamos finalmente ao desfecho da trama e que desfecho, confesso que chorei horrores senti na pele a dor que Lyra sentiu por ser traída por aquele que ela considerava e admirava tanto.

A trama envolve grandes críticas religiosas, porém acredito que no contexto geral da história, sua utilização é compreensível e acredito que não seja agressiva, principalmente se for considerado que foi escrito como um mundo de fantasia no qual toda a trama está inserida.

“Em algum lugar está a origem do Pó, toda morte, pecado, miséria, destruição no mundo! Os seres humanos não conseguem ver qualquer coisa sem querer destrui-la, Lyra. Este é o pecado original. E eu vou acabar com ele. A morte vai morrer”. _Pág. 323

Ler essa história é com certeza uma experiência única que nos faz viajar e imaginar o que faríamos se vivenciássemos a mesma situação de Lyra, ela enfrenta muitos desafios para uma criança, porém é mais forte e aceita enfrentar o que for preciso para salvar aqueles que ama.

E assim como ela me apaixonei pelo urso Iorek que com toda certeza é um dos personagens mais complexos e interessantes da trama, mas ele é também muito fácil de amar. Por isso dou cinco corujinhas

Ficha Técnica:                    
Skoob: A Bússola de Ouro
Autor: Philip Pullman
Editora: Suma de Letras
Páginas: 344
Ano: 2017
Onde Comprar: Americanas, Livraria Cultura, Amazon, Saraiva.

O livro está belíssimo e a nova edição está muito caprichada, vale a pena conferir ;) Espero que tenham gostado e para aqueles que já leram adoraria saber a opinião de vocês! Até a Próxima.

Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales