Resenha As Mil Noites, Editora Intrínseca

por há 1 semana e 27 leituras

Sinopse: “Clássico da literatura universal, as histórias de As mil e uma noites estão no imaginário de todos — do Oriente ao Ocidente. É impossível que alguém nunca tenha ouvido falar sobre Ali Babá e seus quarenta ladrões, ou sobre Aladim e o gênio da lâmpada. Ou sobre Sherazade, a mulher sagaz e inteligente que se casou com um homem cruel, e, por mil e uma noites, driblou a morte narrando contos de amor e ódio, medo e paixão, capazes de dobrar até mesmo um rei. Em As mil noites, a história se repete, mas com algumas diferenças…

Quando Lo-Melkhiin chega àquela aldeia — após ter matado trezentas noivas —, a garota sabe que o rei desejará desposar a menina mais bela: sua irmã. Desesperada para salvar a irmã da morte certa, ela faz de tudo para ser levada para o palácio em seu lugar. A corte de Lo-Melkhiin é um local perigoso e cheio de beleza: intricadas estátuas com olhos assombrados habitam os jardins e fios da mais fina seda são usados para tecer vestidos elegantes. Mas a morte está à espreita, e ela olha para tudo como se fosse a última vez. Porém, uma estranha magia parece fluir entre a garota e o rei, e noite após noite Lo-Melkhiin vai até seu quarto para ouvir suas histórias; e dia após dia, ela continua viva.

Encontrando poder nas histórias que conta todas as noites, suas palavras parecem ganhar vida própria. Coisas pequenas, a princípio: um vestido de seu lar, uma visão de sua irmã. Logo, ela sonha com uma magia muito mais terrível, poderosa o suficiente para salvar um rei…”

“As Mil Noites” é uma releitura de “As Mil e uma Noites”, a famosa história de como Sherazade sobreviveu tantas noites com o sutão apenas contando histórias fantásticas como “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” e “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, etc.

Nesse livro temos Lo-Melkhiin que após ter matado trezentas noivas, procura uma nova menina mais jovem e bela para desposar. O interessante do livro é que além dele, mais ninguém tem nome, então no livro temos a garota que ele desposa, que na verdade decidiu por isso para salvar sua irmã.

É uma história bem diferente de As Mil e Uma Noites e não espere que a moça vai sobreviver por causa das histórias contadas, o interesse de Lo-Melkhiin vai além disso e também podemos entender um pouco mais as razões de ter tido tantas esposas. Além disso, não espere algo romantizado, os personagens e ambiente tem seus próprios encantos.

Me surpreendi com a leitura exatamente por esperar algo mais óbvio, o que não foi dessa forma e pude ter uma releitura diferente dessa história que me encanta. A edição da Editora Intrínseca também está belíssima, vale a pena conferir. Darei quatro cupackes.

Ficha Ténica:

Skoob: As Mil Noites

Autora: E.K. Johnston

Editora: Intrínseca

Páginas: 320

Ano: 2016

Onde Comprar: Amazon, Submarino, Americanas, Saraiva.

Até a Próxima.

 

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales