Resenha A Última Dama, Editora Paralela.

por há 7 dias e 39 leituras

Sinopse: “Musa celebrada por poetas. Dama de confiança da rainha. Adúltera. Inimiga do Estado. Quem é a verdadeira Penelope? Penelope Devereux é a beleza lendária da corte da Elizabeth I e a inspiração de Philip Sidney para os sonetos de Astrophil e Stella. Mas a aparência não é sua única virtude. Sua sagacidade fez dela a favorita da rainha, e, com seu caráter ardiloso e dissimulado, tornou-se uma forte oponente a qualquer um que ficasse em seu caminho — incluindo o próprio marido. Enquanto isso, Robert Cecil, considerado os olhos e ouvidos de Elizabeth, vigia Penelope e seu irmão, o conde de Essex. Utilizando toda a sua perspicácia e malícia, a bela dama precisa salvar seu irmão das acusações de Cecil, ao mesmo tempo que ousa conspirar com seu amante em um cenário que pode terminar com sua cabeça rolando”.

Esse livro foi realmente uma grata surpresa e uma leitura surpreendente, nele podemos viajar pela corte da Rainha Elizabeth I antes de sua morte e conhecer personagens intrigantes que deixaram muitas perguntas no ar! Os momentos de ficção realmente se encaixam perfeitamente na trama e por isso ameii a leitura.

A trama é narrada pela Dama e afilhada da Rainha Penelope Devereux e por Robert Cecil os olhos e ouvidos da Rainha, seu braço direito no conselho real e que nutre um fascínio por Penelope e um asco por seu irmão o conde Essex, uma história repleta de tramas e intrigas, necessárias para sobreviver a vida na corte.

Ao lermos a história pelos olhos de Penelope temos uma trama mais apaixonante e envolvente, pois com ela conhecemos a dura realidade que as mulheres da época enfrentavam, porém era ainda pior para aquelas que eram escolhidas como damas da Rainha, onde buscava-se liberdade e glamour, encontrava-se regras rígidas e obediência total aos desejos da Rainha.

“À medida que seus pensamentos se confrontavam, o homem atrás da porta ia se tornando mais estranho e distante. Ele poderia ser o pecado que lançaria sua alma à danação eterna ou coisa pior e talvez ainda mais perturbadora: um prazer do qual jamais conseguiria abdicar”. _Pág. 092.

Ao lermos a história pelos olhos de Cecil descobrimos as dificuldades enfrentadas na corte para uma pessoa sem sangue nobre conseguir prosperar e ganhar status, pois Cecil não possuía uma aparência vistosa e tinha que lutar com astucia e sagacidade para se manter no topo, porém nutria um ódio feroz por seu inimigo de infância o conde Essex que conseguia conquistar tudo com sua aparência, principalmente o favorecimento da Rainha.

“Cecil sente que a base de poder do conde está crescendo, enquanto a sua diminui. […] Ele vê seu sangue como ralo e indigesto, um vinho tinto ainda imaturo, insatisfatório, do tipo que deixa a cabeça latejando pela manhã, enquanto o dos Devereux é viscoso, escuro e rico em história”. _Pág. 184.

Como toda história baseada em fatos que realmente aconteceram, os momentos de felicidade genuína são raros e muitas vezes proibidos, pois Penelope teve seu casamento arranjado e com a benção da Rainha e mesmo amando outro teve que cumprir com seu dever, ao descobrir um segredo que seu marido escondia, usou tal informação para ganhar sua liberdade e voltar para o seu primeiro amado, porém ele também casou e morreu em batalha alguns anos depois, porém o destino lhe reservou um novo amor e dessa vez ela não deixou passar.

Uma mulher surpreendente que além de bela era muito sagaz, ela lutou até o fim e utilizou suas melhores armas para barganhar e sobreviver, passou por muitos sofrimentos, mas amou e foi amada, teve muitas perdas e decepções, mas conseguiu muitos feitos extraordinários para uma mulher naquela época, considerada adúltera e até inimiga do Estado!

Uma leitura maravilhosa, repleta de momentos históricos que marcaram esta época, para saber tudo que aconteceu, indico que leiam esse livro, pois será uma leitura arrebatadora, repleta de romance, tramas e traições, o livro merece quatro Corujas!

Ficha Técnica:
Skoob: A Última Dama
Autor: Elizabeth Fremantle
Editora: Paralela
Páginas: 384
Ano: 2018
Onde Comprar: Amazon, Americanas, Saraiva, Submarino.

Um livro cheio de personalidades fortes e reais, uma junção perfeita de realidade e ficção excelente para os apaixonados por uma boa trama real, para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais das Cortes dos Turdos indico que leiam também: Xeque Mate da Rainha e Intrigas da Corte. Para os que já leram está obra, adoraria saber a opinião de vocês! Até a Próxima.

Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+

Copyright 2010-2019 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales