Resenha A Nuvem, Editora Seguinte.

por há 3 meses e 112 leituras

No segundo volume da série Scythe, a Ceifa está mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que não seguem os mandamentos da instituição acabem com o futuro da humanidade.

Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo é regulado pela incorruptível Nimbo Cúmulo, uma evolução da nuvem de dados. Mas a perfeição não se aplica aos ceifadores, os humanos responsáveis por controlar o crescimento populacional. Quem é morto por eles não pode ser revivido, e seus critérios para matar parecem cada vez mais imorais. Até a chegada do ceifador Lúcifer, que promete eliminar todos os que não seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo Cúmulo não pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.

Enquanto isso, Citra e Rowan também estão preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituição de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixão e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo Cúmulo do que deles. Será que a nuvem irá quebrar suas regras e intervir, ou apenas verá seu mundo perfeito desmoronar?

Em 2017 disse que a Seguinte tinha acertado em cheio com essa aquisição, e hoje venho para reafirmar isso. A Nuvem consegue ser melhor ainda que O Ceifador, nessa sequencia muitas reviravoltas recheiam a história.

No primeiro livro pudemos conhecer beeem o universo utópico onde o homem venceu a morte, ou melhor, as doenças e calamidades, já em a Nuvem temos muita ação.

Aquela perfeição utópica do primeiro livro, começa a ruir… bem, falam que o mal da humanidade é o homem, lendo esse livro temos que concordar.

Nimbo-Cúmulo, controla tudo aquilo que é vital aos homens, e a Ceifa faz o controle dos humanos, isso continua o mesmo, porém passamos a acompanhar os questionamentos entre o sucesso e o fracasso de Nimbo-Cúmulo.

Se no primeiro livro tivemos o ponto de vista dos Ceifadores, nesse o Nimbo ganha a vez e nos mostra que a busca desenfreada de poder pode estragar tudo, até o mundo perfeito.

“A morte deve existir para que a vida tenha sentido”

Por se tratar de um livro dois, não irei falar muito para não soltar todos os spoilers possíveis. Só reafirmo, vocês precisam ler esse livro. Que é meu top 2018 já.

Ficha Técnica: 
Autora: Neal Shusterman
Páginas:496       Ano: 2018
Skoob: A Nuvem (Scythe #2)
Onde comprar:  Amazon// Saraiva

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales