Renato Russo, O Livro das Listas,Ed. Cia Das Letras

por há 7 dias e 34 leituras

SINOPSE 

Além de artista compulsivo, dotado de uma criatividade sem limites, Renato Russo era também um ávido consumidor de toda forma de arte. Durante sua vida breve e produtiva, entre um palco e outro, estúdios e turnês, o líder da Legião Urbana usou todo seu tempo livre para descobrir novas obras e revisitar as que amava. Discos, livros, filmes, artistas e referências variadas eram rapidamente integradas ao vasto repertório de Renato, que organizava seu pensamento criativo por meio de listas, muitas listas. Feito a partir das anotações do artista, até hoje inéditas ao público, este livro apresenta um panorama de suas grandes influências acompanhadas de informações acerca dos artistas e obras mencionadas. Reveladoras dos temas de interesse que podem ter influenciado as composições de Renato, as listas não apenas serviam para classificar o que ele já conhecia e para indicar o que ele ainda pretendia ler, ouvir, assistir e viver, como também são uma forma de conhecer o processo criativo de um dos grandes nomes da cultura popular brasileira.

Não tem como ler e não amar? Como não chorar?

Eu sou fã do Renato, fã de sua carreira com o Legião Urbana e depois sem a banda. Ouvi e ouço todas as músicas, desde a adolescência. Eu sou louca pela poesia que escreveu, pelas melodias que colocou em cada uma, por toda reflexão que me faz ter com seu legado.

Sua vida acabou breve (?), não sei, mas o que deixou é espetacular. Lamento que muitos dos jovens de hoje não conheçam sobre vida e obra de Renato Russo… Lamentava, na verdade, pois O Livro das Listas lançado pela Companhia das Letras trouxe o cara para superfície vazia da atualidade.

O LIVRO DAS LISTAS
Referências musicais, culturais e sentimentais
Renato Russo
Sofia Mariutti (Org.)
Tarso de Melo (Org.)

Fiquei horas sobre cada página, emocionada na maior parte do tempo. O detalhamento da obra (sim é uma obra de arte!) é impressionante. Você vê ali a letra de Renato, suas anotações, coisas tão pessoais que te deixam atônita.

São mais de 50 listas datas dos anos de 1970 – 1980 – 1990. Ele era envolvente até mesmo nisso, engraçado até quando estava triste e com a cabeça sempre a mil!

Eu super me identifico, sou a rainha das listas rsrsr. Faço listas para tudo, uma forma de (tentar) controlar a ansiedade e não deixar uma crise brotar. Então, ver as listas do Renato, me fez perceber que é normal não ser comum :)

LEIA UM TRECHO AQUI.

(mais que isso, clique no link e veja como foi PERFEITO o acabamento e diagramação)

Este livro, ao reunir as listas de Renato, divide com o leitor a intimidade de um
jovem que se tornou gigante quando abriu para o mundo as portas do seu quarto.
Toda a sua produção, em certo sentido, é também um tributo aos artistas e às
obras que admirava. E, com as indicações dele em mente, começa agora mais uma
aventura para seus fãs: fazer o dever de casa.

Da onde saíram essas listas? Tah, ok, eu também questionei e descobri que a partir de uma compilação do que foi descoberto nos diários de Renato Russo o livro foi elaborado. Pesquisa, entrevistas, tudo certinho. Os organizadores mergulham fundo e até mesmo tentam explicar as listas contidas aqui.

Compre aqui.

Nas 192 páginas do livro, “O Livro das Listas– Referências Musicais, Culturais e Sentimentais de Renato Russo”, o leitor encontrará dicas de filmes, livros, obras de arte, música e muito mais. São inúmeras referências das mais variadas. Certamente você (assim como eu) fará umas três listas “das listas” do Renato.

Sério. É muita coisa legal!

Um delicioso manual das influências de Renato Russo feito a partir de listas que o próprio artista escreveu ao longo da vida.

Coloquei a obra em destaque na minha estante, no lugar principal. Todo mundo precisa TER e LER. Estou apaixonada, amei de todo meu coração o lançamento da Cia Das Letras! Parabéns mil vezes e obrigada pela oportunidade.

Fica uma Belíssima DICA de PRESENTE. O Livro das Listas de Renato Russo é SURPREENDENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales