Razão e Sensibilidade, Editora Martin Claret.

por há 3 meses e 137 leituras

Sinopse: “Após a morte de Henry Dashwood, sua esposa e filhas – a sensata Elinor, a romântica Marianne e a jovem Margaret – veem-se empobrecidas e obrigadas a trocar sua confortável mansão por um pequeno chalé em Barton Park. Enquanto Elinor é controlada e cautelosa, Marianne demonstra abertamente seus sentimentos, recusando-se a adotar a conduta hipócrita que é esperada dela. As irmãs enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor”.

Todo leitor tem sua lista de livros a ler ou mesmo aqueles que tem metas estabelecidas, infelizmente eu não consigo fazer isso e leio o que dá vontade, apenas vou de acordo com o gênero que gosto, pois sei que assim não vai ter erro ;)

Bom se tem uma autora que a muito tempo eu desejava ler era Jane Austen, sou apaixonada por cada um dos filmes inspirados em suas obras e como não poderia ser diferente comecei a leitura por “Razão e Sensibilidade” seu primeiro livro publicado.

Fiquei muito feliz em constatar que o filme e o livro casam muitos momentos e a trama é muito fiel, mas claro que muitas coisas não foram abordadas por não ter tempo suficiente em uma filme para contar toda história que existe no livro, mas os melhores diálogos e cenas foram mantidos.

Assim como no filme, o livro nos apresenta um foco maior sobre a vida das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, que acabam de ficar órfãs de pai e são obrigadas a se mudar com a Mãe e a irmã mais nova para uma casa menor, pois seu irmão mais velho filho do primeiro casamento do pai, herdou os bens que a família possuía incluindo a residência atual.

Elas conseguem um pequeno chalé em Barton Park, todas as Dashwood são bem recebidas pela vizinhança, porém Marianne logo consegue atrair olhares de cavalheiros interessados em casamento, já sua irmã Elinor tem sentimentos pelo jovem Edward Ferrars, o irmão da sua antipática cunhada.

Não é segredo para ninguém que o coronel Brandon, um homem de trinta e cinco anos está interessado em Marianne, porém ela não aceita esse cortejo, pois é uma romântica e durante uma de suas caminhadas com a irmã mais nova acaba tendo um encontro inesperado com o jovem Willoughby, que de imediato conquista seu coração.

A irmã mais velha sempre coloca seus sentimentos em segundo plano e age de acordo com a Razão, já Marianne é só emoção e Sensibilidade e se entrega de corpo e alma aos seus sentimentos, sempre os deixando transparecer, porém ambas sofrem por amor uma por acreditar que seu amor não é correspondido e a outra por ser abandonada por aquele que ama.

Um livro maravilhoso que nos apresenta relações e sentimentos únicos, onde uma irmã tem na outra um porto seguro, Jane Austen é realmente uma escritora impar e é considerada uma das personalidades literárias mais influentes da Inglaterra, só perde para William Shakespeare.

Se você aprecia um bom romance de época vai se encantar com toda a trama e descobrir ao ler que o verdadeiro amor é aquele que não depende das conveniências que a sociedade impõe, por isso o livro merece Cinco Corujas!

Ficha Técnica:
Skoob: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 453
Ano: 2012
Onde Comprar: Amazon, Saraiva, Americanas.

Um livro maravilhoso, com uma edição belíssima que a muito tempo eu desejava, possui uma trama repleta de conflitos humanos, vale a pena conferir ;) Espero que apreciem a leitura e para aqueles que já leram adoraria saber a opinião de vocês! Até a Próxima.


Kisses da Er.

Erlane

Oi pessoal sou a Erlane, mas podem de chamar de Er, um apelido muito carinhoso que ganhei aqui no portal. Sou pernambucana, formada em Ciências Biologias e atualmente fazendo minha pós-graduação em Gestão Ambiental, casada e muito apaixonada, minhas outras paixões são a natureza, os animais “em especial meu gatinho (filho) que amo Floquinho”, exportes radicais e toda a vida em si. Porem minha grande paixão são livros, filmes e algumas séries. Sou simplesmente uma romântica incurável ! ;)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales