A parte que falta, Companhia da Letrinhas

por há 1 mês e 51 leituras

SINOPSE

O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos.
Neste livro, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o que é o amor e quanto dependemos de um relacionamento ou parceira para nos sentirmos plenamente felizes.

Faltava-lhe uma parte.

E ele não era feliz.

A parte que faltava ou a que lhe completaria?

Será realmente importante essa busca pela plenitude ou o grande presente é aproveitar o caminho?

A primeira vez que vi algo sobre o livro foi justamente a Jout Jout num vídeo que se tornou viral na internet! E sim, eu chorei assistindo ela ler. Chorei bastante, na verdade. Mas, esse não foi o ponto alto do momento… o melhor foi ver meu filho de menos de 4 anos querendo assistir e ele assistiu umas CINCO VEZES!!!!!

Depois disso, o pequeno ainda me olhou nos olhos e pediu para comprar o livro “de papel”.

Como não ficar tocada e apaixonada?

“Felicidade demais atrapalha.

Não sobra tempo para conversar com minhoca, apostar corrida com besouro ou sentir o perfume de uma flor.”

Assista ao mesmo vídeo que despertou meu interesse por essa leitura e prepare-se para se emocionar e ser levado a uma reflexão maravilhosa:

“…não sei quanto a você, mas sempre falta um trocinho. às vezes falta muita coisa, às vezes só uma coisinha que parece um mundo de faltas. pra muitos falta o indispensável e aí o que falta pra você parece nada, mas é demais de onde você tá olhando. o negócio é que vai faltar, e depois não vai mais. depois vai faltar de novo e lutar contra a falta parece uma luta cansativa demais pra entrar. então que tal entender a falta, andar com ela, fazer de tudo pra preenchê-la, mas sabendo que ela volta. e que volte! porque saber que vai voltar é um belo de um carinho.” (JoutJout)

Pois é…enxuga as lágrimas e levanta a cabeça – princesa – senão a coroa cai.

Um livro tão simples e tão emocionante, meu filho disse que era um Pac (Pac-Man rsrsrsrsrs) procurando um pedaço que nasceu sem. E, mesmo uma explicação simplista tem mais profundidade que um oceano. Não é isso mesmo que o livro relata? E não é essa busca incessante que todo o ser humano vive?

Certa vez eu li que o homem é e sempre será incompleto, pois é isso que o mantém vivo. Essa busca é que faria a roda girar. O que você acha?

Bem, Silverstein aborda o que poderia ser um personagem em crise existencial, com aquela sensação de vazio em busca de alguma coisa que lhe faltava… Poderia ser um homem ou uma mulher. Poderia ser até mesmo Tom Hanks como protagonista (como não lembrar do Wilson!?!). No entanto é uma forma geométrica toda simples que precisa de um pedacinho – pois ela acha que assim será mais feliz.

Será?

Neste clássico da literatura infantil relançado pela Companhia das Letrinhas, acompanhamos a busca por completude e refletimos sobre relacionamentos com a poesia singela de Shel Silverstein.

Ei, aproveite e espie algumas páginas internas dessa obra de arte. Clique aqui que é Free e já compre o seu exemplar aqui!

Sobre o autor – Sheldon Allain Silverstein nasceu em 1930, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 1961, estreou com o romance Uncle Shelby’s ABZ Book, que despertou a curiosidade de um editor de livros infantis. Dois anos depois, Silverstein lançaria sua primeira publicação para crianças, Leocádio, o leão que mandava bala. Desde então, não parou de escrever. Muitos de seus livros foram traduzidos em dezenas de países.

Deixo mil estrelas e a gratidão infinita pela oportunidade de ter e ler essa obra (de arte).

Ah, pra finalizar esse comentário de leitura, deixa contar que A parte que falta tem continuação! A PARTE QUE FALTA ENCONTRA O GRANDE O (2018), na continuação do clássico A parte que falta, Shel Silverstein reflete com sua poesia singela e emocionante sobre amor-próprio e completude. Um livro infantil para todas as idades. 

Bjokas e até a próxima!

Título original: THE MISSING PIECE
Tradução: Alípio Correa de Franca Neto
Páginas: 112
Conheça outros livros do mesmo autor
Acabamento: Capa dura
Lançamento: 09/02/2018
ISBN: 9788574068176
Selo: Companhia das Letrinhas

Ju Lund

Escritora, graduada em Artes Visuais e pós-graduanda na área,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir séries de tv. Viciada em Lititeratura. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales