Resenha de O perfume da folha de chá, @cialetras

por há 9 meses e 411 leituras

Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.

Gwen saiu da Escócia cheia de sonhos, para encontrar seu marido no Ceilão. Logo de cara ela percebe que o clima e a cultura são completamente diferentes, mas, por estarem apaixonados, o casal procura se habituar em sua nova rotina, adequando-se a ela com o passar do tempo.

Eles vão a bailes, piqueniques, jantares e a outros eventos, tanto informais quanto aristocráticos, levando a vida com alguns tropeços. Em alguns momentos Laurence parece distante e quase não dorme no quarto da  esposa, mas em outros ele é o marido perfeito. Parece que esconde um segredo ou que é bipolar (risos).

Ela sentiu as lágrimas se acumularem sobre as pálpebras, e limpou os olhos com o guardanapo. Gwen sabia que Laurence era muito ocupado e, obviamente, a fazenda vinha em primeiro lugar, mas  era só imaginação sua ou seu marido lindo e sensível estava se mostrando um tanto distante?

Gwen também tem seus momentos de fraqueza, quando seu marido a proíbe de ter relações sociais com um pintor da sociedade a qual pertencem. Ela não tem amigos e se sente muito sozinha, com saudades de seus pais e de Fran, sua prima e melhor amiga, que mora distante. Como não pode dar passeios nem ter amigos, se sente realizada e completamente feliz com a ideia de ter um filho. Dois, na verdade, se a expectativa do médico se confirmar.

Acontece  que tudo muda no dia do parto. A partir de então, Gwen se  torna portadora de um grande segredo, que pode mudar a sua vida e de todos daquela região. Ela pode  ser expulsa, tendo que deixar seu marido e retornar como uma desonrada para a casa de seus pais. Ela e Naveena, a criada da casa, tentam consertar a situação, mas seu segredo pode  ser descoberto a qualquer momento.

Mais uma vez, Gwen se esforçou para erguer a cabeça, mas quando conseguiu, só pôde ver o bebê de relance antes de Naveena sair do quarto sem dizer nada. Gwen perdeu a respiração e ficou escutando. Do quarto do bebê, vinha um chorinho bem baixinho. Bem fraco. Fraco demais. O ar começou a lhe faltar. Ela não havia visto a filha, e, apesar de não ter certeza, a bebezinha lhe pareceu estar com uma coloração estranha. 

Além disso, como pode uma mulher viver dessa forma, com medo de que tudo venha à tona de uma hora para a outra? O que ela cometeu deixará marcas para toda a vida. Será que Gwen conseguirá superar e seguir com sua vida normalmente, deixando o sofrimento encoberto?

Pelo jeito não é só seu marido que possui um segredo. Dele nós desconfiamos, mas dela nós temos certeza porque presenciamos o acontecido no livro. São muitas explicações aguardadas  pelos leitores, que espero que sejam esclarecidas no decorrer do romance.

Digo isso porque ainda não terminei a leitura, mas já li o suficiente para saber que é um livro ótimo. Por esse motivo, convido você a ler O perfume da folha de chá. É uma história semelhante a nossa vida, com rotinas, surpresas e reviravoltas. Que tal descobrir o final dessas inesperadas situações? Preciso entender o que acontece com Verity, e se Gwen corre perigo!

Nota quatro,  de cinco, para O  perfume da folha de chá:

Ficha técnica: 

Autor: Dinah Jefferies 

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2017

Páginas: 432

Skoob: O perfume da folha de chá

Onde comprar: site da editora

Beijinhos da Nanda!

Nanda

(até 2017) De manhã: funcionária pública (secretária escolar). De tarde: leitora beta, redatora, corretora e revisora de textos. Em tempo integral: sou casada, tenho um filhote muito fofo de Yorkshire chamado Paçoca, sou viciada em livros e apaixonada por séries de TV, especialmente de culinária, Friends e The Big Bang Theory. Iniciei no portal em junho de 2013, na área de filmes, e um ano depois comecei a resenhar livros.

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales