O Amor nos Tempos do Blog, resenha.

por há 5 anos e 2634 leituras

AmorBlog-150x200

Veja capa, sinopse e minha resenha do livro Amor nos Tempos do Blog, escrito por Vinicius Campos e publicado pela Cia das Letras.

Sinopse:

Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever […] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver “O Amor nos Tempos do Cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente. Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

 Resenha do livro Amor nos Tempos do Blog:

Na internet Ariza Silencioso, Cinderela Virtual e Deusa Cibernética, fora dela Bernardo, Luz e sua irmã, já no livro esses três formam o triângulo mais moderno que conheço. Vinicius transpõe a linguagem de blogs para o livro, tanto é que veremos três blogs ao longo do livro, e eles que serão os narradores.

Um sorriso lindo prende a atenção de Bernardo quando ele vai devolver o livro “Amor nos Tempos do Cólera” na biblioteca de sua nova escola, e pronto, assim começa seus posts no seu novo blog, onde ele usa o nome de Ariza (personagem do livro que ele pegou escola).

 “Acho que o que mais me dói é pensar que talvez os amores verdadeiros e que são para toda a vida, como o amor de Ariza e Fermina em O amor nos tempos do cólera, só existam nos livros. Mas não vou perder minhas esperanças, afinal o que mais quero é poder viver um amor de verdade.”

Todo seu cotidiano pode ser acompanhado pelo blog, a ex-namorada, a paixão pela garota da escola e até a separação dos pais, o que gostei desse livro foi isso, Vinicius conseguiu de maneira metafórica (só quem ler o livro vai entender) transcrever o sentimento do que é ser online, mostra que é mais fácil falar com os dedos do que com a boca.

 “Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver. Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele. O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim. O silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá.”Ariza em Silêncio”

Por ser um livro juvenil não teremos grandes surpresas quanto ao enredo, não seremos facilmente surpreendidos, é como pegar um metro, sempre saberemos as estações subseqüentes.

O livro é de leitura bem rápida, um dia é o suficiente para a leitura…Indico e recomendo a leitura, tanto que já passei meu livro para minha irmã caçula. Amor nos Tempos do Blog é uma maravilhosa distração. Então curtir, twittar, clicar em +1, compartilhar e deixar um comentário não tira pedaço né. Bjks e até a próxima.

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales