A Noiva Fantasma, Editora Darkside Books!

por há 3 semanas e 161 leituras

Sinopse: “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma…

1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.

Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.

Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea”.

Faz muito tempo que desejava este livro da Editora Darkside Books, pois o que me chamou a atenção é exatamente o aspecto cultural de ter “noivas fantasmas” e queria ler mais sobre. O livro foi muito mais do que eu esperava e me envolveu do inicio ao fim. A leitura para mim não foi em nenhum momento lenta, pois a cada final de capítulo eu desejava saber o que aconteceria em seguida.

Tudo começa quando o pai de Li Lan fala sobre uma proposta de uma família muito rica, eles desejavam casar Li Lan com seu filho Lim Tian Ching, o problema era que ele morreu com uma febre e assim ela seria uma noiva fantasma. Não era seu desejo e seu pai avisa que não vai fazer esse acordo. Outro problema é que a família de Li Lan está com problemas financeiros, depois da morte de sua mãe seu pai ficou mais recluso e os problemas se acumularam, então se ela aceitasse ser noiva de Lim Tian esses problemas seriam resolvidos e teria uma vida confortável, assim como seu pai. Quem cuida de Li Lan é sua Amah, uma senhora que também cuidou de sua mãe, mas ela também tem amizade com o cozinheiro da casa.

“Não era exatamente isso que alguém gostaria de ouvir como primeiro pedido de casamento.”

Li Lan ainda se recusa a aceitar ser noiva de um fantasma mesmo após visitar a casa e a família dele. Ela acaba conhecendo o primo de Lim Tian Ching, o Tian Bai, que é o herdeiro principal da família, pois o seu pai era o primeiro filho e esse é o costume, apenas se ele morresse seria a herança do seu tio e depois de Lim Tian Ching. Li Lan pensa muito em Tian Bai e fica ainda mais triste ao saber que na verdade deveria se casar com Tian Bai, mas tudo mudou com a morte de Lim Tian Ching.

Além dos conflitos sentimentais, Li Lan passa a ter sonhos estranhos que na verdade são visitas de Lim Tian Ching que esta cortejando-a antes de se casarem. Li Lan busca fazer de tudo para impedir que ele entre em seus sonhos e influencie sua vida, o que gera consequências. Não quero contar muitas coisas, mas este é apenas a primeira parte do livro, Li Lan terá uma grande jornada e vai saber muito mais sobre o mundo dos espíritos, ver demônios, saber mais sobre sua mãe, se aproximar de Tian Bai e tentar evitar Tian Ching e suas investidas. Outro mistério é que Tian Ching diz que não morreu de febre, foi assassinado, após isso a dúvida sobre quem o matou vai corroer Li Lan até que descubra toda a verdade.

Adorei as descobertas da personagem e os mistérios, principalmente da Planície dos Mortos, além disso, o misterioso personagem Er Lang ao qual Li Lan tenta ajudar, mas que se torna uma grata surpresa em sua vida, e para mim foi muito surpreendente a revelação de quem (ou o que) ele realmente é, apresentando mais elementos da cultura asiática.

“Eu mal me atrevia a olhar em seus olhos, mas ainda sim seu olhar me puxava como uma mariposa traída pelas chamas.”

Recomendo muito a leitura para os que gostam de mistério, romance, cultura. Não tenho o que falar da edição, que está belíssima, é em capa dura e tem fita para marcar a página, também há folhas finais que podem ser destacadas para fazer origami e também instrução de como fazer. O bônus é que a autora explica mais sobre o que eram as noivas fantasmas e sobre a cerimônia (bem estranha), uma breve história da cidade que Li Lan está e o significado do nome dos personagens. Descobri muitas coisas juntamente com a personagem, e apenas posso dizer que ela, de certa forma, é realmente uma noiva fantasma que se envolve com o sobrenatural. Dou cinco cupcakes.

Ficha Técnica:

Skoob:  A Noiva Fantasma

Autora: Yangsze Choo

Editora: Darkside Books

Páginas: 360

Ano: 2015

Onde Comprar: Amazon, Saraiva, Americanas, Submarino.

Até a próxima.

Xo Xo  da Eve.

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales