IT – A Coisa

por há 3 meses e 164 leituras

Olá Pessoal, venho falar um pouco sobre “IT-A Coisa” livro do Stephen King que recebeu uma adaptação para o cinema este ano. O objetivo é fazer um livroXfilme abordando um pouco como é o livro e o que foi apresentado no filme. Como irei me aprofundar em alguns detalhes do livro e do filme, pode ser que tenham spoilers (porém nada tão revelador).

LIVRO

IT foi publicado em 1986 e escrito por Stephen King (considerado por muitos o mestre do terror). O livro é sobre o encontro de sete jovens com A Coisa durante as férias de 1958 em Derry. As crianças são o Bill, Richie, Stanley, Mike, Eddie, Ben e Beverly, cada um deles terá um encontro com A Coisa e vão iniciar uma amizade, por fim decidem enfrentar mesmo que não entendam muito o que estão enfrentando. Mas, o livro não começa contando sobre as crianças, mas sim com seis adultos que recebem uma ligação de que devem retornar para Derry, pois A Coisa está atacando novamente.

Entendemos que esses adultos enfrentaram A Coisa quando eram crianças, acharam que derrotaram, mas como prometeram retornar caso ela voltasse, terão que enfrentar novamente e desta vez dar realmente um fim a este mal.

O livro é dividido por partes em que começa na fase adulta, depois mostra a fase crianças, para mostrar o encontro delas com A Coisa e o inicio da amizade. Depois temos novamente fase adulta, pois os mesmos devem voltar para Derry e enfrentar novamente A Coisa, depois a fase criança, em que temos o grande confronto delas com A Coisa e nesta parte finalmente compreendemos mais o que seria este ser e, por fim, os adultos indo para um confronto final. Mas não é só isso, King ainda coloca alguns capítulos para mostrar a história e envolvimento da Coisa em Derry muito antes do encontro com as crianças.

Os capítulos são focados em um personagem e assim entendemos seus medos, história, experiências. Mas, posso contar que teremos um capítulo focado na Coisa (como narradora), e neste ponto compreendemos mais seu surgimento.

Para conferir a resenha do livro é só clicar AQUI.

FILME – 2017

O filme IT, adaptação do livro, foi lançado dia 07 de setembro de 2017 e tem mais de 2 horas. O filme apresenta a história de sete amigos e como estes enfrentaram A Coisa, algo que vem sequestrando e matando crianças na cidade de Derry. Cada uma dessas crianças vai ter um encontro com A Coisa e alguns veem o mesmo palhaço assustador. Esses sete amigos terão que enfrentar este ser.

PERSONAGENS

A Coisa:

O que seria A Coisa? Bom, isto não posso contar, mas posso dizer que A Coisa não é um palhaço, apenas fica na forma de palhaço para atrair crianças, e em alguns casos se transforma em seu maior medo, pois o medo deixa a pessoa bem mais saborosa para A Coisa. No livro, muitas vezes as crianças veem algum de seus medos e depois o palhaço, ou um de seus medos com roupas de palhaço, mas também vão ter situações que Pennywise aparece. O ator que faz o palhaço está ótimo e incorporou bem o personagem, apesar de estar mais sombrio.

Bill:

Este é o líder do grupo. A história de Bill no filme e livro são iguais, o mesmo tinha um irmão chamado George e este foi assassinado pela Coisa. Uma diferença é que no livro a Coisa só leva o braço de George e no filme o garoto fica desaparecido. No livro e filme, Bill gagueja e é o líder ao tomar as decisões, principalmente porque sua motivação nos livros é matar a coisa que matou seu irmão e no filme é encontrar seu irmão, mas também matar o responsável, também dar um filme em todas as mortes.

No livro, Bill vai ter contato com A Coisa ao olhar um álbum de fotos de seu irmão. No filme, o palhaço aparece.

Richie:

É conhecido por ser boca suja e sempre falar o que não deve em diversos momentos. No filme é mantido as características do personagem. Porém, seu medo no filme é de palhaços, e no livro é de lobisomem (devido a um filme que ele assistiu). Porém, no livro fala que nunca viu a Coisa, apenas uma vez com Bill, mas nunca sozinho.

Stanley:

É o garoto judeu e todo certinho. Tiraram do filme a característica que ele tinha de observar pássaros, inclusive seu encontro com A Coisa é em um dos momentos que está observando, mas o que escuta são crianças mortas, diferente do que o assusta no filme. É um dos personagens menos explorados no filme, mas é perceptível seu medo e isto terá impacto em sua fase adulta. O personagem, no livro, é quem faz todos prometerem voltar, pois ele descobriu algo sobre A Coisa que teria grandes consequências.

Mike:

É o último a se unir ao grupo. No filme, este perdeu os pais, no livro seu pai morreu, porém depois do confronto com A Coisa enquanto ainda era criança. No livro, Mike fica na cidade de Derry e é ele que observa se a Coisa retornou e liga para os outros seis. No livro e filme sofre muito racismo. Seu medo no livro foi um grande pássaro, diferente do filme.

Eddie:

Bem fiel ao livro, o personagem tem problema e precisa usar bombinha, porém sua preocupação com doenças é muito grande. No livro e filme sua mãe é bem controladora e é similar algumas descobertas que o personagem faz sobre si. Seu medo é de um Leproso e o personagem quebra o braço, mas a forma é diferente no livro.

Ben:

No livro foi colocado como um novato, mas é apenas um garoto que não tem amigos e com muito talento em arquitetura, algo que não foi explorado neste filme. No livro sua amizade com Bill e Eddie começa quando os ajuda a construir uma pequena represa e após sofrer um ataque de um garoto chamado Henry. No filme, o Ben também sofre, é mostrado sua experiência com primeiro amor, da mesma forma do livro. A coisa aparece em forma de múmia para ele.

Beverly:

A única garota do grupo. No livro sofre muito nas mãos do pai, que bate nela. No filme não tem tanta cena de violência dessa forma, mas há um momento entre pai e filha que dá para entender o que acontece. A experiência de Bev com A Coisa foi em seu banheiro, no livro e filme.

Além dos personagens principais temos um garoto chamado Henry que persegue as crianças e é bem louco, esse personagem é bem importante na fase adulta também.

IT: UMA OBRA PRIMA DO MEDO – 1990

Para os que não sabem, há outro filme de IT, na verdade era uma minissérie que juntaram e ficou um filme com umas três horas de duração, mas que contém já a fase adulta. O que posso falar é que preferi mais a adaptação de 2017, uma das coisas é que gostei bastante do elenco e atuações (apesar que o palhaço da primeira versão também é ótimo), as coisas que cortaram ou modificaram não tiraram a essência do livro e os personagens são bem fiéis. E apesar da versão de 1990 estar completa e em vários pontos fiel ao livro, não senti profundidade nos personagens. Outra coisa é que os efeitos são bem melhores agora e por isso o impacto das cenas é bem maior.

CONCLUSÃO

Apenas falei mais da fase criança, pois o novo filme focou nesta parte, e o próximo filme será com eles adultos, mas acredito que vão mostrar algumas cenas deles crianças também.

Neste filme não entendemos o que é a Coisa, apenas que se transforma no seu medo, mas não se sabe como surgiu e muito menos como derrotar. No filme, as crianças enfrentam da maneira que pode, porém no livro tem um plano de fazer balas de prata e que A Coisa apareça como lobisomem (é esperado que prata faça danos), este é apenas o primeiro confronto delas com A Coisa. No filme foi contra o palhaço, mas há uma cena que mostra alguns dos medos das crianças. No filme e livro, o último confronto acontece nos canos subterrâneos (esgotos), porém os motivos que os levam para lá são diferentes.

Acredito que o surgimento da Coisa em Derry e o que representa na cidade e a influência na população (quem assistiu deve perceber que os adultos não conseguem ver o que A Coisa faz e as vezes nem ligam para algumas situações, como crianças machucando outras) vão ser explorados no próximo filme. Outra coisa é que o filme não mostrou uma grande última forma da Coisa (o confronto final das crianças não é com o palhaço) e também tem uma tentativa para derrotar baseada em umas pesquisas feitas pelas crianças. Também acho que vão explorar no próximo filme.

No geral, acredito que é isso, caso tenham alguma dúvida sobre as mudanças no filme ou até mesmo o que acontece no livro podem me perguntar. Recomendo muito que leiam o livro, inclusive tem sorteio acontecendo (AQUI).

Também recomendo os filmes, porém é preciso saber que King explora muitos aspectos como racismo, violência, medo, juventude, amizade e se aprofunda em seus personagens a ponto de o leitor se apegar a eles ou a alguns deles e ter medo, não necessariamente da forma da Coisa, mas o que ela pode fazer com eles. Não é um livro com final totalmente feliz, mas nas páginas e tela torci por esses personagens, tive medo por eles e foi um grande prazer ver a amizade se desenvolver e a superação de suas dificuldades.

Xo Xo da Eve.

 

EveLlin

Olá, eu sou a Evellin, mas me chamam de Eve. Sou do interior de Pernambuco, mas atualmente moro em João Pessoa, pois estudo Relações Internacionais na UFPB. Adoro ler e também gosto bastante de assistir séries e filmes. Gostaria de conhecer outros países, mas também conhecer vários lugares do Brasil, pois sou fascinada por outras culturas, pontos turísticos e características específicas de cada nação, já fiz um intercâmbio para o Canadá e foi uma experiência incrível. :)

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales