A história de Malikah: Resenha!

por há 4 semanas e 93 leituras

Sinopse:

Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta. Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan.Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?

Em ‘O amor nos tempos de ouro’, pouco soubemos (a mais) dessa personagem que tão delicadamente a autora desenvolveu em um livro (inteirinho) para nós.

Malikah é uma grande amiga de Cecile, disso eu já sabia e que era sofrida sua vida, com certeza… Mas, Marina  Carvalho, felizmente, escreveu toda sua história desde antes dessa amizade e o que li me encantou.

Trazida pequena para o Brasil, junto de sua pobre mãe, foi tratada como qualquer escravo era: um objeto. Euclides, seu senhor, destruiu o amor que ela e o filho dele sentiam. Se no início era amizade infantil, com o passar do tempo, o sentimento evoluiu para a mais profunda paixão. Era lindo o amor desses dois!

Contudo, cabeça fraca, Henrique acabou destruindo essa relação – aqui recordei de partes do livro Orgulho e Preconceito, você vai ler… – para conquistar a estima do pai (que era péssimo).

“Vivemos em um mundo injusto e cruel, querida, onde seres humanos subjugam seus semelhantes sem remorso”

A trama, muito bem amarrada, é recheada de emoção e a vida da protagonista dá um aperto no peito da primeira até a ultima página do livro. Eu amo Romance de Época, recomendo muito essa leitura que é envolvente, além de abordar a realidade da escravidão, orgulho, vaidade pessoal, entre outros assuntos.

O livro em si é puro capricho, como todas as obras da Globo Alt, espiem a lindeza:

Além disso tudo – trama e desenvolvimento com sensibilidade, capa e diagramação perfeitas, conjunto da obra nota 10 – quero ressaltar que a autora é muito querida e simples (o que é raro para uma nacional de muito sucesso). Talentosa e discreta, tem minha mais profunda admiração e sempre voltarei para contar sobre seu trabalho aqui.

Se não conhece, leia O AMOR NOS TEMPOS DE OURO (antes ou depois desse livro!). E A menina dos olhos molhados, que amei ler.

outras obras dela > De repente Ana e Ela é uma fera mais antigos.

Título: A História de Malikah – Livro 02
Série: O amor nos tempos do ouro #02
Gênero: Romance de Época | Drama | Lit. Nacional
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2017

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+

2 comentários para “A história de Malikah: Resenha!”

Paty Vahl

Ainda Não li nada dessa autora mas me interessei muito nesse livro! Achei fascinante o enredo!

Adorei a Resenha!

Beijinhos da Paty ;)

Eduarda Graciano do Nascimento

Ai que amor! O Amor nos Tempos do Ouro está aqui pra eu ler mas até hoje não tive tempo. Mas a história da Malikah me chamou muito mais a atenção! E o que dizer dessa capa hein?
Eu nem li e já tô sonhando com uma adaptação pro cinema ou pra tv. kkkkk

Bjss

http://www.cafeidilico.com

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales