Depois de você, resenha II, @intrinseca

por há 2 anos e 350 leituras

Quando uma história termina, outra tem que começar. Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes. Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Em primeiro lugar, preciso dizer duas coisas. Obviamente Depois de Você contém spoiler de Como Eu Era Antes de Você, então escrevi esta resenha supondo que você já leu o livro anterior. E mais: Cris também escreveu sobre este livro, para ler sua opinião basta clicar em seu nome.

Eu fiquei chocada com o final triste de Como Eu Era Antes de Você, inclusive ainda estou me preparando emocionalmente para  assistir ao filme (tive uma perda familiar recente, há menos de dois meses, e o assunto ainda é bastante complicado para mim). Mas fiquei feliz porque Will privilegiou Lou em seu testamento e proporcionou a ela a chance de mudar de vida.

Acontece que não foi bem assim que ocorreu. Após dois anos da morte do “namorado”, Louisa ainda não se recuperou de sua morte. E mais: não conseguiu seguir em frente. Ela foi morar em Londres, mas não se sentiu em casa, tanto que não mobiliou o apartamento nem tirou as roupas das malas. Seu trabalho também não é dos melhores, pois trabalha em um bar do aeroporto, usa um uniforme (com peruca) horrível e precisa lidar com um chefe que a assedia moralmente.

Por sua vida ser uma porcaria, Lou enche a cara e sobe no terraço de seu flat para pensar na vida. Esta atitude quase custa a sua vida, pois a moça sofre um grave acidente, que a obriga a voltar para a tumultuada casa de seus pais e pior: na cidade onde viveu as emoções com Will.

Após se recuperar, os pais de Lou fazem um trato com a moça: ela só poderá voltar sozinha para Londres se participar de um grupo de terapia de luto. Não é fácil, mas até aí tudo bem, pois ela tem novamente a chance de recomeçar. Acontece que o grupo não a ajuda muito bem, pelo menos a princípio.

Lá, ela conhece um homem que vai buscar um garoto (aparentemente, seu filho) após as sessões. Porém, Sam não é apenas um homem, ele é o paramédico que salvou sua vida quando caiu do terraço. Será a chance que Lou precisa para seguir com sua vida? Ela não acha isso certo, porque ainda ama demais Will.

Mas não bem isso que pensa Lily, uma moça que aparece na porta de Lou altas horas da noite. Ela tem um parentesco com Will (Lou não sabia disso, nem a família dele), então a garota promete virar a cabeça de Louisa ainda mais.

Lily, seu amor por Will, Sam, seus pais, Nathan, são muitas pessoas que estão na vida de Lou e podem ajudá-la a superar seus problemas. Agora basta que ela se dê uma chance e jogue tudo para o alto. A resposta está em Depois de Você, uma leitura surpreendente, tão boa quanto seu livro anterior.

Será que Jojo Moyes finalmente dará um final feliz para Louisa Clark? Leia e tire suas conclusões!

Abaixo você confere um trecho muito bacana que li e achei interessante compartilhar com você:

Aprendemos a conviver com a perda, com as  pessoas que nos deixam. Porque elas permanecem conosco, mesmo não estando vivas, mesmo não respirando mais. Não é a mesma dor avassaladora que sentimos no começo, aquela que nos invade e dá vontade de chorar nos lugares errados, que nos deixa irracionalmente irritados com todos os idiotas que ainda continuam vivos, enquanto quem amamos está morto. Mas aprendemos a nos adaptar. É como se acostumar com um buraco dentro de nós. 

E mais esse:

Você não precisa deixar que uma única coisa seja aquilo que define quem você é.

Para finalizar, mais uma frase que dá esperança para nossa mocinha tão sofrida e perdida:

– Muito bem – disse, descendo do banco. – Está na hora de você viver suas aventuras.

Nota máxima para Depois de Você:

5 corações

Ficha técnica:

Autor: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Páginas: 320

Skoob: Depois de Você

Beijinhos da Nanda!

Nanda

(até 2017) De manhã: funcionária pública (secretária escolar). De tarde: leitora beta, redatora, corretora e revisora de textos. Em tempo integral: sou casada, tenho um filhote muito fofo de Yorkshire chamado Paçoca, sou viciada em livros e apaixonada por séries de TV, especialmente de culinária, Friends e The Big Bang Theory. Iniciei no portal em junho de 2013, na área de filmes, e um ano depois comecei a resenhar livros.

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales