Resenha de Chapeuzinho Esfarrapado, @editoraseguinte

por há 4 meses e 213 leituras

Sinopse:Quem disse que as mulheres nos contos de fadas são sempre donzelas indefesas, esperando para ser salvas pelo príncipe encantado? Esta coletânea reúne narrativas folclóricas do mundo inteiro — do Peru à África do Sul, da Escócia ao Japão – em que as mulheres são as heroínas das histórias e vencem os desafios com esforço, coragem e muita inteligência.
O livro é para todo mundo que não se identifica com as princesas típicas dos contos de fadas. É para garotas e garotos, para que todos possam aprender que as maiores virtudes de um herói não são exclusivas a um só gênero. Enriquecida com textos de apoio e ilustrações modernas, esta edição é uma fonte inestimável de heroínas multiculturais – e indispensável para qualquer estante.

Este livro contém uma princesa montando um bode, um príncipe enfeitiçado por uma maçã, idosas espertinhas que fazem curva em seres mágicos, uma noiva equina, mulheres movedoras de montanhas e jovens que decifram qualquer charada.

Não, nada disso é notícia sensacionalista e nem só de donzelas indefesas vivem os contos (de fadas ou não), em “Chapeuzinho esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial” – com ilustrações, publicado pela parceira Seguinte – você vai ter em mãos uma coletânea de textos do mundo inteiro cujas protagonistas são mulheres inteligentes, corajosas, fortes e determinadas.

Crescemos lendo contos de fadas em que as mulheres são figuras frágeis, sempre dependentes de proteção e ajuda. Este livro reúne vinte e cinco histórias folclóricas de várias partes do mundo que mostram que não é nada disso: as mulheres podem – e devem! – ser as heroínas, donas dos próprios destinos.

O livro organizado por Ethel j. Phelps e com prefácio de Gayle Forman reúne 25 contos folclóricos que, entre eles, preciso destacar os sete melhores ao meu “paladar”.

São eles:
Chapeuzinho Esfarrapado
Kate quebra-nozes
Três mulheres fortes
A lebre perseguida
A lenda de Knockmany
Bucca dhu e bucca gwidden
A grande mestra

Ah, no final de cada conto você encontra a informação de sua origem, data e local. Achei muito legal para situar o leitor e dar mais noção geral pro todo, que talvez ficasse melhor no inicio do texto.

“As histórias deste livro tem algo em comum: todas tem uma heroína que demonstra responsabilidade e habilidade ao lidar com eventos extraordinários.”

Todos os contos são maravilhosos, um cinco ou seis mais românticos, mas todos elevam o poder do amor. Lá no final do livro você pode achar um Resumão de cada conto com marcações de “Romanticos”, “Sobre Relacionamentos, “Sobre família e comunidade”, inteligência e humor”, “sobre Velhas”e “mulheres independentes”. Tudo detalhado, num capricho só que faz do trabalho um ótimo (maravilhoso) material didático (Atenção Professores e professoras!!!!).

“Contos ensinam valores morais e sociais…”

Magnífico, não é mesmo? Pois tem mais! Nas ultimas páginas inda encontramos Sugestões de leituras – bibliografia completa – de contos folclóricos femininos, além de dicas de outras leituras feministas (inclusive em inglês).

Quero deixar aqui minha gratidão por essa leitura maravilhosa, que deveria ser melhor aproveitada e difundida por todos nós  – principalmente em salas de aulas! Show de bola, suuuper recomendooo! Leia um trecho clicando Aqui.

 

Título original: TATTERHOOD AND OTHER TALES
Páginas: 248
Acabamento: Brochura
Lançamento: 17/10/2016
Selo: Seguinte

compre aqui

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales