A Guerra do Pão com Manteiga, , Companhia da Letrinhas.

por há 2 meses e 71 leituras

 

Os Azuizinhos e os Laranjinhos são dois povos muito parecidos, mas que se acham bem diferentes. Isso porque eles não concordam de jeito nenhum em uma coisa: como passar a manteiga no pão. Por causa dessa diferença, eles resolveram construir um muro entre suas terras, assim poderiam ficar separados de vez de quem não pensava igual a eles. E se algum inimigo se aproximasse… A guerra poderia começar a qualquer momento!
Nessa história em versos inspirada na Guerra Fria, Dr. Seuss provoca reflexões sobre o convívio em sociedade e a aceitação do diferente. Com um final aberto, cabe ao leitor decidir como essa disputa vai acabar.

 

Resenha “A Guerra do Pão com Manteiga”, Companhia das letrinhas.

Falar sobre diferenças é sempre difícil, imagina para crianças então… Dr. Seuss consegue com maestria mostrar o quão ridículo é não gostar do diferente, e o caos que é formado quando não sabemos conviver com ele.

De maneira divertida o Dr. ilustra dois povoados vizinhos, parecido em inúmeras coisas, mas que discordam na maneira de passar a manteiga no pão, ridículo né?

-Você sabe, deste lado do Muro, somos nós, os Azuizinhos. Mas do outro lado do Muro vivem os Laranjinhos.
Meu avó disse então:
-Está na hora de você saber as coisas terríveis que os Laranjinhas podem fazer. Eles têm um hábito de difícil compreensão. Todo Laranjinho ao comer passa manteiga embaixo do pão!

Mas qual discriminação é bonita?

-Mas os Azuizinhos, como você sabe, quando fazem qualquer refeição, passam a manteiga -disse o vovô- em cima do pão. É o jeito certo, o mais saudável!vovô rangeu os dentes, irado.
-Um Laranjinho que passa a manteiga embaixo não é confiável!Observe cada Laranjinho com cuidado! São excêntricos por natureza! É por isso que, na juventude, eu tive a nobreza de servir na Patrulhazulzinha da Fronteira para ter certeza.

Dr. usa da maneira de passar a manteiga no pão e mostra que julgar é ignorância. Hitler almejava a raça perfeita, e cometeu atrocidades em nome disso. Quer o igual, não aceitar o diferente, melhor não RESPEITAR o diferente de você não te faz tão melhor.

Um menino de 9 anos que se suicida após receber ataques dos coleguinhas por amar alguém do mesmo sexo, outro de 8 que é expulso de uma loja na Oscar Freire por ser negro, um estudante de 23 anos que realiza um massacre, em uma escola em Realengo, após uma vida de bullyng.

Fatos reais, atuais… que chocam. A cor da pele, a classe social, o parceiro ou parceira do outro, MATA, não plante o ódio… e muito menos o cultive.

♥ Um livro maravilhoso, que merece ser leitura obrigatória da criança ao idoso.

Ficha Técnica: 
Autor: Dr. Seuss
Páginas:46        Ano: 2016
Skoob: A Guerra do Pão com Manteiga
Onde comprar:  Amazon// Saraiva // Companhia das Letras

 

JuTorres

Estudante de Psicologia, paulista. Fascinada por série, filmes, livros e um bom rock...Colaboradora Oficial desde setembro/ 12. No Twitter pessoal @jupsique

Facebook Instagram Twitter
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales