Um pouco mais de Tartarugas até lá embaixo

por há 1 semana e 34 leituras

Oi oiooioo! Tudo bem com você? Aqui e agora coloco em pauta um pouco mais sobre o livro tartarugas até lá embaixo – Ed. Intrínseca.

Para quem não leu o livro, Tartarugas até lá embaixo cujo título é muiiito estranho é o último livro do autor internacional John Green. Na obra ele aborda um tema muito profundo, um não, na verdade navega por mares sensíveis e pertinentes que merecem mais atenção.

“A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.”

Antes de continuar, LEIA AQUI minha resenha sobre o Livro!

Para se ter amor é preciso também que haja empatia. Num mundo tão direcionado à pensamentos egoístas, o livro traz mais para perto do leitor comum angústias que atormentam muitas pessoas. Milhões? Certamente.

“Há esperança, mesmo que o seu cérebro lhe diga que não.”

  • TOC – transtorno obsessivo compulsivo
  • Adolescência (dilemas)
  • Problemas famílias
  • Depressão
  • Ansiedade

Citei aí apenas os cincos pontos que achei mais preciosamente retratados no livro que para mim resume a obra como Uma Grande Lição de EMPATIA.

empatia
substantivo feminino
  1. 1.
    faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
  2. 2.
    capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

Nesse mundão de meu Deus, O Transtorno Obsessivo Compulsivo é considerado uma doença mental grave. Ela está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram com a doença.

O Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, de acordo com a OMS e o índice de depressão também é um dos cinco mais elevados do planeta.

Não é atoa que esse livro está com mais de 40 resenhas na plataforma Skoob e marcado como desejo de leitura em mais de cinco mil estantes! O livro possui muita reflexão, de forma leve e quase boba, trazendo para pauta assuntos profundos e enriquecedores.

Talvez por isso, acredito que o livro alterou minha visão sobre TOC, por exemplo, mostrando mais sobre o problema e como lutam as pessoas que sofrem com isso. Não sei se é o melhor livro do autor, mas com certeza É o MELHOR livro que li dele!!!!

Relacionamentos, valores pessoais e sociais, problemas emocionais… Leia Tartarugas até lá embaixo e venha conversar comigo :) Tenho certeza que verá o quanto ele irá te acrescentará!

Ju Lund

Escritora, graduanda em Artes Visuais,Téc. em turismo e hotelaria, gaúcha de Pelotas que adora assistir muitos filmes e séries de tv. Viciada em Lit. Fantástica. Fundadora do site (em 04/10) e Editora Chefe deste Portal. No Twitter @aJuLund

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales