Os eBooks levam para 17ª Bienal do Livro do Rio autores na velocidade de um toque no smartphone

por há 3 anos e 318 leituras

Se já não fosse maravilhoso só as diversas atrações da edição 2015 da Bienal do Livro, que aconteceu de 3 a 13 de setembro no Rio de Janeiro, os autores que não puderam estar presentes em carne e osso, assim como obras que não puderam ser vendidas no evento por suas editoras não estarem presentes, puderam marcar presença virtualmente.

DSC06912

Entre os destaques da bienal carioca estava o estande do Amazon, onde além de atrações físicas, ajudou ao público leitor a perceber que os eBooks podem ser uma ótima forma de conhecer obras e autores. Assim como mostrar as editoras e autores que os eBooks nunca serão ameaça para quem curte uma boa leitura.

Um dos exemplos foi que a autora Tatiana Amaral que só ganhou destaque para sua trilogia erótica ‘Função CEO’ (‘A descoberta do prazer’, ‘A descoberta do amor’ e ‘A descoberta da verdade’) quando os livros virar eBook do Amazon, foi uma das sensações da edição 2015.

O sucesso do eBook da autora, deu a Tatiana Amaral uma nova edição impressa de seus três livros, agora pela Editora Pandorga, que também lançou o livro ‘O Professor’.

Assim como Tatiana Amaral, vários autores estão chamando atenção no Amazon em eBook, abrindo os olhos das editoras incrédulas e assim ganhando edições impressas por causa do sucesso virtual.

Vale dizer que algumas editoras vanguardistas já estão trabalhando com eBooks de forma a primeiro lançarem os livros virtualmente e depois na versão impressa. Duas que estão se destacando com tal tipo de lançamentos são a Avec e a Draco.

A editora Draco inclusive levou para a bienal um estande com suas versões impressas. Porém títulos como ‘A Caçadora – Temporada de Caça’, que fecha a trilogia da autora e desenhista Vivianne Fair, foi lançado primeiro em eBook. A editora também se destacou por seus títulos dos Contos do Dragão, que são uma série de contos em formato de eBook, disponibilizados separadamente por um preço camarada, alguns até gratuitamente.

Já a Avec lançou o primeiro livro da Coleção ‘Sobrenatural: Vampiros’ virtualmente no ano passado e esse ano lança a versão impressa. O mesmo aconteceu com a série da autora Ju Lund, que teve o primeiro livro relançado pela AVEC em formato eBook, ‘Doce Vampira’, assim como o lançamento inédito. ‘Alma Vampira’.

Por isso, mesmo que as editoras e/ou autores não estivessem fisicamente no evento literário, estavam virtualmente ligados a bienal carioca graças a presença do Amazon.

Tanto que muitas editoras com estande no evento literário, aproveitaram a ocasião para divulgar seus destaques em eBook.

Títulos não faltaram, mas após uma breve pesquisa, vamos a uma lista de eBooks especialmente escolhidas, de vários gêneros.

‘Beladona’ da Ana Recalde, ‘RIO: Zona de Guerra’ do Leo Lopes e ‘Arcanista’ (Trilogia Vera Cruz, Livro 1) do Joe de Lima, são alguns alguns livros que vale conferir.

Assim como as séries de livros ‘Kaori’ da Giulia Moon e ‘Guardians’ da Luciane Rangel com ilustrações da Ana Claudia Coelho, que também tem uma história solo de duas das personagens da série, ‘Micaela & Maire’.

Outra autora que encontramos no Amazon é Roxane Norris, com sua série sobrenatural ‘Immortales, que além de ter dois romances, teve alguns contos publicados em eBook. A autora também conta com outros títulos, como ‘Youkai’ e ‘Volkodlák: A Maldição do Destino’.

Fechando a lista com a autora Vivianne Fair, que além das histórias de sua Caçadora Jessi e seu Caçado, o vampiro Zack, publicadas pela Draco; tem dois eBook com os seus queridos personagens aspirantes a heróis e a “mocinha” da história de ‘Quem precisa de heróis?’, ‘Steph, a super-hiperativa’ e ‘Poderes Encrenqueiros’.

Texto e Foto: Anny Lucard

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales