O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares: Filme Vs Livro

por há 9 meses e 674 leituras

Sinopse do Filme: Após a estranha morte de seu avô (Terence Stamp), o jovem Jake (Asa Butterfield) parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine (Eva Green), atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que “ela contará tudo”. Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

Para encerrar essa semana especial sobre O Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares nada melhor do que saber um pouco mais sobre as diferenças entre o livro e o filme certo?

Então se você quer saber TUDO (tudo mesmo) pode continuar, se não quer receber spoiler do livro ou do filme pare por aqui.

VOCÊ FOI AVISADO!

É meio obvio que em adaptações de livros para os telões, ou para as telinhas, sempre há uma perda de conteúdo e uma inserção de elementos que não estão presentes na narrativa do livro. Entendemos essa necessidade de alterações, mas será que todas elas são realmente necessárias?

Em O Lar das Crianças Peculiares temos pequenas alterações e grandes alterações. O filme se mantém “fiel” aproximadamente até a metade, depois foge completamente do que foi descrito no livro, e preste bem atenção, isso não quer dizer que o filme foi ruim.

A primeira diferença a ser notada: No livro o nome do personagem principal é Jacob e no filme Jake ( eu não entendi o porquê dessa mudança) e o avô que o chamava de Yacob no livro o chama de Tigrisco no filme.

No livro Jacob está entediado com seu emprego e faz de tudo para ser demitido, já no filme ele aparece como um bom funcionário, inclusive sua chefe Shelly o ajuda a chegar a casa do avô que está em crise, no livro quem o ajuda é o seu amigo Rick, que não aparece no filme. Isso não atrapalha em nada a história, já que Rick só aparece no inicio do livro.

Quando o avô de Jake é atacado no filme seus olhos somem, o que é explicado depois pelo fato de os Etéreos os roubarem (comerem), já nos livros os Etéreos destroçam as vitimas. Acho que esse foi um acerto para não assustar tanto as crianças (só acho mesmo).

A Psicologa de Jake, no filme é Dra Dolan e no livro Dr. Dolan.

A Data da Fenda também é diferente, enquanto no livro a fenda temporal está no dia 3 de setembro de 1940, no filme ela se localiza em 3 de setembro de 1943.

A mudança que mais me incomodou foi feita com Emma e Olive e suas peculiaridades, enquanto no livro Emma pode controlar o fogo e Olive que flutua, no filme é exatamente o contrario.

Quem leu o livro também irá notar que existem alguns peculiares que não participam das batalhas e existem grandes diferenças, os gêmeos por exemplo em momento algum participam de uma luta.

Até aqui deu para comparar o filme e o livro, imaginem a pessoa que leu o livro assistindo o filme quando de repente eles “ressuscitam” um navio (da onde isso?), e os peculiares enfrentam os Etéreos atirando bolas de neve para enxerga-los e eis que surge um (GENTE EU AVISEI SOBRE OS SPOILERS) exercito de esqueletos controlados por Enoch.

Sem falar de eles entrarem em outra Fenda ( que eu não faço ideia de onde saiu, acho que era a fenda da Ymbryne que eles salvaram) para encontrar a maquina que acabaria com as Ymbrynes e ajudaria os Etéreos.

Espera gente, calma, não estou reclamando, eu adorei o filme e o livro, mas as mudanças foram gritantes.

Então chegamos ao grande final, onde no livro eles estão perdidos, com a Srta Peregrine machucada em forma de ave, fugindo para uma ilha em 1943, no filme há uma reviravolta relacionada as fendas do tempo (uma grande jogada de Tim Burton) onde Jake volta para casa e encontra, pasmem, seu avô são e salvo. E pela logica do tempo ele (Jake) nunca teria ido para a fenda da Srta Peregrine, apesar de ela não existir mais. E em uma reviravolta maior ainda Jake (que é um tanto muitoo  inseguro no livro) começa a viajar através de fendas controladas por Ymbrynes para reencontrar Emma. Muito fofo e romântico, e um final perfeito para o filme.

Depois desta avalanche de spoilers (QUE EU AVISEI QUE DARIA) vou ficando por aqui, encerrando este especial sobre a série Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares. Você já assistiu o filme ou leu o livro ou os dois? Me conta aí o que achou!

Beijinhos da Paty ;)

Paty

Pode me chamar de Paty, sou uma libriana sentimental e cabeça dura que gosta de escrever, Gosto de vampiros e anjos e tudo aquilo que me tira da realidade, livreira por vocação. Insegura e corajosa, nervosa e determinada, são as contradições que fazem de mim quem eu sou.

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

(casa nova)