#Rio2C – História de livros de escola inspirando produtores nacionais

por há 7 meses e 142 leituras

Matéria especial da cobertura de Anny Lucard do Rio2C para o portal

No Rio2C/RioContentMarket, que aconteceu esse mês no Rio, a inspiração na História do Brasil pouco contada nos livros de escola foram uma tendência e o History Channel não iria ficar fora.

O canal apresentou um lançamento inspirado em um dos acontecimentos históricos mais importantes da História do Brasil mais recente, a construção da atual capital do país.

A produção vai mostrar as dificuldades daqueles que trabalharam para tornar Brasília realidade, em meados do século XX.

A minissérie ‘Mil Dias’, produção History Channel com a Cine Group, reune elementos históricos com inserções de ficção para contar como foi a construção de Brasília. A produtora executiva da série, Luciana Pires, falou que também refizeram partes da cidade em computação gráfica e 3D, em um trabalho não só tecnológico, mas de muita pesquisa. Tudo para melhorar a forma de narrar a história.

‘Mil dias’ inicia com a declaração do presidente Juscelino Kubitschek que faria do zero, ainda em seu mandato, uma cidade no meio do Planalto Central para ser a nova capital do país. Um sonho que JK queria realizar em mil dias.

Em 4 episódios, a minissérie narra as histórias através de personagens que fizeram parte da construção de Brasília, focando principalmente nos pioneiros da construção considerada por muitos impossível.

Misturando documentário e dramaturgia, a produção vai intercalar depoimentos de historiadores, jornalistas, arquitetos e urbanistas, com imagens de arquivo; com as partes ficcionais que servem para melhorar a forma de contar a história real. Mostrando de forma mais atraente tudo que ocorreu através dos personagens fictícios, como o topógrafo Heitor (Bruno Bellarmino), o engenheiro Mauro (Rodrigo Garcia), a arquiteta Gilda (Renata Calmon) e o operário Domingos (Paulo Roque).

Em paralelo a história dos 4 personagens, há um antagonista, o jornalista Tércio (Iuri Saraiva), que busca deturpa o que acontece no Plano Central durante a construção da cidade.

A diretora de conteúdo original do History Channel, Krishna Mahon, ressaltou que foi esse diferencial narrativo que mais chamou a atenção para o projeto e motivou a realização da produção. Afirmando que dá forma que a minissérie narra a história, ela percebeu algo que não viu em outros documentários do tipo, as pessoas largando suas famílias em busca do sonho de um homem.

A produção estreia essa semana, no dia da inauguração de Brasília, com o objetivo de mostrar uma outra visão da capital federal para as pessoas de outros estados.

A minissérie ‘Mil Dias’ tem pré estreia no History Channel no próximo sábado, no dia 21 de abril, às 19h, quando Brasília completa 58 anos. Sendo que a exibição oficial dos episódios inéditos será aos domingos, às 23:35h.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales