HBO Brasil continua sua busca por inovação e no Rio2C divulga 2 produções inspiradas em figuras históricas importantes

por há 4 meses e 91 leituras

Matéria especial da cobertura de Anny Lucard do Rio2C para o portal

A HBO Brasil divulgou no Rio2C/RioContentMarket, que aconteceu esse mês no Rio de Janeiro, algumas novidades que chegaram em breve em sua programação.

Entre os destaques com foco no público brasileiro, estão duas novas produções que mostram que de pouco em pouco se pode ir além da velha fórmula de produções nacionais, limitadas a temas que só falam de violência, sexo e drogas. Tentando inovar, a HBO brasileira investe em duas produções inspiradas em figuras históricas com uma história de vida atraente.

As duas produções, feitas em parcerias com produtoras nacionais, tem como principal objetivo despertar o interesse do público por História Geral, ao mostrar de forma interessante pessoas históricas como nunca foram vistas nos livros de escola.

A primeira apresentada pela HBO Brasil, durante o Rio2C, foi a produção de ‘O Hóspede Americano’, uma série com base em um fato conhecido por poucos brasileiros, o que um dos presentes dos Estados Unidos visitou nosso país como um explorador, junto do nosso Marechal Rondon, que na época era Coronel.

A história da viagem de Roosevelt, presidente dos EUA entre 1901 e 1909, e Rondon que aconteceu no começo do século XX, é uma produção assinada por Bruno Barreto e será uma minissérie em 4 episódios.

‘O Hóspede Americano’ é coproduzida da Cygnus Media e contará com um elenco nacional e internacional. Foi revelado no Rio2C que os personagens basicamente serão representados por atores de suas respectivas nacionalidades. Então não só o elenco também contará com atores norte-americanos, mas a produção será falada em português e inglês.

A trama da produção será focada apenas na parte da trajetória de vida dessas duas figuras históricas, quando exploraram juntos a Floresta Amazônica. Duas pessoas tão peculiares e diferentes. Isso porque Roosevelt era um típico caçador, o qual após deixar a presidência dos Estados Unidos, decide desbravar a famosa floresta brasileira. Enquanto o nosso Rondon era conhecido por ser um pacifista, do tipo que até morreria em nome de uma causa, mas buscava nunca matar por uma.

Já a produção original HBO ‘Santos Dumont – Mais Leve que o Ar’, feita em parceria com a Pindorama, é uma série que se inspirar na vida do nosso ilustre Santos Dumont.

Assinada por Estevão Ciavatta, a série terá um total 6 episódios, com os roteiros baseados na história de vida de tão incrível brasileiro, não só mostrando essa figura histórica de uma forma nunca vista, mas revelando curiosidades praticamente desconhecidas sobre ele. Descobertas graças a uma cuidadosa pesquisa de produção.

Visto como o pai da aviação mundial, Santos Dumont era um investidor dos mais geniais, podendo ser considerado um tipo de DaVince brasileiro. Valendo destacar que entre as várias invenções patenteadas por ele está a do relógio de pulso.

Para deixar os presentes ainda mais curiosos o ator João Pedro Zappa que interpreta Santos Dumont, esteve no Rio2C e vestido a caráter. Sem falar muito sobre a série, para não revelar mais do que devia, o ator se limitou a comentar do desafio que está sendo interpretada tão distinta figura e da dificuldade de decorar as falas em francês.

Isso porque ‘Santos Dumont – Mais Leve que o Ar’ também não será limitada ao português. Em um total de 4 idiomas, sendo boa parte das falas em francês, a série também contará com diálogos em inglês e espanhol. Tudo para mostrar com maior veracidade como foi a vida desse grande inventor. Por isso, vale dizer que a produção também terá um replica fiel do 14 Bis.

Com a espera do lançamento de tão inspiradoras produções, o público brasileiro com certeza pode começar a sonhar em futuras séries, bem mais interessantes e fora dos esteriótipos limitados, já tão batidas, da maioria produzida no país. Especialmente com tantas ricas histórias de figuras nacionais. O que leva também a questão: Se a HBO BR está buscando diferencial e ideias na História do Brasil, quando será que vai começar a ver os livros de autores nacionais que escrevem os mais variados tipos de ficção? Boas histórias não faltam, de romances épicos as histórias sobrenaturais e de ficção científica.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2018 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales