Coletiva de Imprensa da 18ª Bienal Internacional do Livro Rio

por há 4 semanas e 71 leituras

Na terça (08/08) aconteceu a coletiva de imprensa da Bienal Internacional do Livro, edição 2017, com a divulgação das novidades e programação desse ano.

Realizada na cidade brasileira do Rio de Janeiro, no Riocentro, em anos ímpares, o evento literário dura 11 dias e recebe autores de várias partes do país e do mundo.

Durante a bienal carioca o público desfruta não só da chance de estar com autores favoritos e fotografar seus livros, mas de conhecer outros e participar de várias atrações.

Divididas em espaços dedicados a temas ligados a leitura e cultura, as atrações do evento literário mais famoso do Brasil permitem a interação com o leitor e troca de ideias.

São debates, palestras e vários bate-papos com autores e também celebridades que naquele ano fizeram algo ligado a literatura, bem como diversas atrações.

Na coletiva de imprensa da 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, que começa no dia 31 de agosto e vai até o dia 10 de Setembro, foi revelado aos jornalistas presentes detalhes sobre a programação desse ano e as novidades em geral.

O quarteto de curadores falaram dos respectivos espaços. Rodrigo Lacerda do Café Literário, que falou de alguns nomes e destaques nas palestras. Como FEMINISMO HOJE, com Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antonia Pellegrino que tem mediação da Marina Gonçalves. Outra que parece ser interessante é NOVOS CANAIS LITERÁRIOS com Pedro Gabriel, Daniel Pinsky, Gustavo Lembert r Gisele Eberspächer que tem mediação da Mariana Filgueiras onde será debatido a importância não só os canais com resenhas onlines, como blogs de literatura, sites e portais especializados ou com um espaço para a literatura mundial. Alem das 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, com Daniel Aarão Reis, Maria Cristina Fernandes e Rodrigo Patto de Sá Motta, que tem mediação de Rodrigo Elias, e EROTISMO E LITERATURA com Ronaldo Bressane, Leusa Araujo e Alexandre Marques Rodrigues, que tem mediação de Paulo Werneck, entre outras.

Daniela Chindler, do espaço EntreLetras, prometeu muitas atrações interativas para a criançada em O MUNDO DAS LETRAS.

Já Rosane Svartman, da Arena #SEMFILTRO!, falou que espaço terá vários bate-papos com assuntos do momento. Como INTERCÂMBIO, UMA VIAGEM COM LEISA RAYVEN E BABI DEWET com Leisa Rayven e Babi Dewet; GAME É COISA DE MENINO? com Malena Nunes, Spok e Chandy Teixeira; DOS LIVROS PARA AS TELAS E TEATRO com Carina Rissi, Luiza Trigo e Isabela Freitas; CIDADANIA, SÓ QUE NÃO! com Mario Sergio Cortella, Marcelo Tas e Lucas Salles; LGBT com João Nery, Maicon Santini, Renato Plotegher Jr, Lorelay Fox e Felipe Cabral.

E Affonso Solano do espeço estreante no evento, Geek & Quadrinhos. Onde além das várias atrações do universo nerd, destaque para o conteúdo fantástico sobrenatural.

Entre os destaques, BRINCANDO COM DEUS E O DIABO com Carlos Ruas; GIRL POWER: AS MAIORES HEROÍNAS DA CULTURA GEEK com Flávia Gasi e Babs e Rebeca; A REALIDADE VIRTUAL NOS GAMES E CINEMA com Flávia Gasi, André Falcão e Diogo Braga; com PUBLIQUEI! E AGORA? com FML Pepper, Diogo Andrade, Rômulo Felippe e Kel Costa; e PROFISSÃO: QUADRINISTA! com Will Conrad, Cris Peter e Adriana Mello.

Atrações para a criançada também estão garantidas no espaço em Mundinho Geek, como oficinas temáticas.

O curador Affonso Solano, que além de nerd assumido, é o autor do livro de fantasia ‘O Espadachim de Carvão’, falou um pouco das atrações do espaço que ficará no Pavilhão 4, Verde.

Além da galera nerd finalmente ter ganhado um espaço pensado para ela, Geek & Quadrinhos contará com Jogos de Tabuleiros e espaço temático onde acontecerá palestras, debates e bate-papos.

Affonso Solano também falou comigo, logo após o termino da coletiva, de seu interesse de tornar o espaço um tipo de “mini Comic Con”, inclusive incentivando a turma de Cosplayer a tornar o lugar um ponto de encontro. Onde vale dizer que vão levar a questão para a mesa, com SUPER COSPLAY, que contará com Ricardo Coutinho e Thaís Abreu.

Também haverá BATALHA ILUSTRADA e REALIDADE VIRTUAL & GAMES no espaço. E como nerds tem uma atração natural pelo inexplicado e o sobrenatural, especialmente no Brasil, claro que haverá espaço para falar de assuntos do tipo como GAME OS THRONES x SENHOR DOS ANÉIS, com Carol Moreira, Mikan e Gaveta, que terá mediação do Affonso Solano. Onde cada convidada vai defender um fandom. Porém em um dado momento, acontecerá uma inversão de papéis e a defesa do fandom oposto será feita por quem era contra.

E não será o único assunto que pode criar polêmica, já que o trio Bárbara Prince, Andre Gordirro e Cláudia Fusco, vão falar das influências na literatura fantástica em DUNAS E DRAGÕES.

Claro que a paixão do brasileiro por histórias sobrenaturais e lendas, terão destaque em SACIS, LOBISOMENS E OS MONSTROS DA FICÇÃO BRASILEIRA, com Enéias Tavares e Christopher Kastensmidt.

SOBRE O EVENTO

18ª Bienal Internacional do Livro Rio

Data: 31 de agosto a 10 de Setembro de 2017

Horários de Funcionamento
31 de agosto: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Finais de semana: 10h às 22h

Local do Evento: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

E-mail para sugestões, dúvidas e comentários:
contato@bienaldolivro.com.br

Site:
www.bienaldolivro.com.br

Ingressos
Inteira: R$ 24,00
Meia-entrada: R$ 12,00

Cobertura de Anny Lucard
Texto: Anny Lucard
Fotos: Divulgação

 

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales