Bienal do Livro do Rio de Janeiro: Eu fui!

por há 3 meses e 147 leituras

E aí, galerinha! Para aqueles que não puderam vir à Bienal do Livro aqui no Rio de Janeiro, estou aqui para dar um pequeno resumo do que aconteceu na abertura, que ocorreu ontem (quinta-feira). Porque eu estava lá.

Pode imaginar um espaço de 80 mil m² destinado só para a cultura, livros, entretenimento e pessoas trocando ideias? Isso é Bienal, o maior evento literário do país e o terceiro no calendário carioca, perdendo apenas para o Réveillon e o Carnaval. Acontecimento incrível e inesquecível para todos aqueles que amam livros.

A Bienal conta com a participação das maiores editoras brasileiras, livrarias e colaboradores literários, mas vou citar os destaques para a decoração dos stands. Intrínseca chamou a atenção com a decoração em painéis com os temas dos seus principais títulos no momento, inclusive um pequeno espaço para o livro “Extraordinário”, cujo o filme estreará em breve. A editora também apostou em vários títulos em promoções. A gente (no caso, eu) foi à loucura! A Sextante junto com a Arqueiro também apostou numa decoração mais clássica, e ainda assim, bem bonita. Um lindo painel simulando um estante de livros decorava o stand por fora. Essa foi mais uma que também colocou vários livros em promoções. Pronto, fui à falência e saí carregada de títulos.

A Companhia das Letras apostou numa decoração clara, sem muitos detalhes. Mas atraiu os leitores com uma máquina de fotos instantâneas imprimindo marcadores de páginas personalizados, fazendo a festa de quem passava por lá.

Todos os stands estão lindos e encontram algum jeito para interagir com o público. A Saraiva colocou painéis do lado de fora para que o pessoal escrevesse o seu título preferido, junto com a post-its colocou um paredão só de lembretes para a galera escrever um recado para o seu autor predileto. E do outro lado, um grande caça-palavras para divertir o público. As Lojas Americanas colocou um trono de ferro para os fãs de Game of Thrones tirarem fotos, assim como a editora Leya, editora que publica os livros aqui no Brasil, também apostou nisso.

Agora chamo a atenção para a decoração da editora Rocco. Não tenho palavras para definir o que ela fez. Apesar de ter um espaço um pouco menor em comparação às outras grandes editoras, a editora carioca inovou com uma bela decoração com o tema Harry Potter, com luminárias, coruja na gaiola, esculturas de dragões e vassouras, é claro. E do lado de fora um espaço para tirar fotos sobre a vassoura. E lá foi eu! Rocco também homenageou a escritora Clarisse Lispector com um pequeno espaço. Singelo, mas bem bonito. A editora está de parabéns.

Todas as editoras estão de parabéns por contribuir de alguma forma com a diversão dos leitores. Tudo no evento está muito bem feito como a organização, limpeza, informação e estrutura.

O evento é chamado de maior não é à toa, pois cheguei cedo e saí à noite, e não tive tempo de ver tudo aos mínimos detalhes. E a festa nem estava tão cheia como costuma ficar, pois os bate-papos com autores, artistas e convidados especiais só aconteceria a partir das 18hs. E eu preferi assim kkkk. Nomes como Thalita Rebouças, Maurício de Souza, Larissa Manoela, Kéfera entre outros irão comparecer e levar ao delírio milhares de fãs adolescentes. E ainda tem Paula Hawkins, Gayle Forman, Carl Hart, Jenny Han, e muito mais. E da literatura brasileira terá Leandro Karnal, Mary del Priore, a feminista Ana Paula Maia, Raphael Montes, FML Pepper, só para citar alguns, pois essa edição terá a maior participação de autores brasileiros.

Bem, irei parar por aqui, senão isso não terá fim. :-p

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar à Bienal, só digo: programam-se para vim em 2019.

Eu fico por aqui já querendo voltar.

Beijocas no coração

Mari Felix

Mari Felix

Jornalista, carioca, casada, mãe de dois filhos, admiradora de filmes, séries, livros e exposições. É uma romântica incorrigível, que chora até com filmes de comédia. Colunista na área de Filmes desde Fev/2015. No twitter pessoal . No Instagram pessoal .

Facebook Twitter Google+

6 comentários para “Bienal do Livro do Rio de Janeiro: Eu fui!”

Erlane Maria

Mariii parabéns!!! Se antes de ler sua materia sobre a Bienal eu já tinha vontade de ir pra Bienal do Rio, agora essa vontade triplicou ;)

    Mari Felix

    Lane, o evento é sensacional. Se programe e venha. Ah, traga uma mala extra, só para levá-la de volta recheada de livros. kkkkkk
    Beijocas no coração

Paty Vahl

Mari que lindeza! Deu uma invejinha boba aqui! Quem sabe na próxima eu vou!

Beijinhos da Paty :)

Vanessa

Harry Potter ♥️♥️♥️

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales