Bienal das super poderosas

por há 4 semanas e 49 leituras

A Bienal do Livro Rio 2017 foi não só a edição com maior número de autores nacionais registrados, como a com espaço e destaque até para os independentes, como a autora Clarisse Leal que me apresentou seu intrigante ‘O mistério oculto na Terra Negra’. Além de mostrar que a boa literatura também é coisa de mulher.

Por muito tempo histórias escritas por mulheres foram taxadas de forma pejorativa como “de mulherzinha”. Como se o simples fato de uma narrativa ser escrita e protagonizada por mulheres, a tornasse literatura de qualidade inferior.

No entanto, esse ano as meninas super poderosas da literatura mostraram que não é nada disso. De livros infanto juvenis pops a história para maiores. De tramas realistas até as mais fantásticas, nomes como de Thalita Rebouças, Larissa Siriani, Luiza Trigo, Eddie Van Feu, Vivianne Fair, Ana Lúcia Merege, Luciane Rangel, entre outras. Mencionando apenas algumas das autoras nacionais presentes. Isso porque também teve destaques internacionais, como Jenny Han, presente no evento.

Vale dizer que vários títulos em destaque nos estantes eram de autoras como era o caso de alguns da Editora AVEC… Sim, ‘Doce Vampira’ era um desses destaques.

Coletâneas com participações de um grande número de autoras também se destacaram, como os livros sobrenaturais fantásticos ‘Vampiros’ e ‘Magos’. Além de títulos com participação 100% feminina, como ‘Princesas GPower’, onde é feito uma releitura das histórias clássicas da Cinderela, Pequena Sereia, Malévola e Bela Adormecida, mostrando um universo de mulheres que fogem dos ideais de pesoe impostos pela sociedade, mulheres reais e também plus size, empoderadas e altamente femininas viram o foco dos contos.

As autoras de ‘Princesas GPower’ querem mostrar que para ser princesa não precisa seguir os padrões absurdos de magreza e de beleza impostos pela sociedade. Basta autoestima.

Por Anny Lucard

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales