Ben-Hur 1959

por há 10 meses e 275 leituras

Adaptação do livro ‘Ben Hur – Uma Historia Dos Tempos De Cristo’ de Lew Wallace

Filme

O épico ‘Ben-Hur’, com direção de William Wyler, é uma adaptação do livro ‘Ben Hur – Uma Historia Dos Tempos De Cristo’ de Lew Wallace e teve o roteiro escrito por Karl Tunberg.

Até hoje é o filme com um dos maiores cenários já construídos na história do cinema, além de uma equipe chefiado pela figurinista Elizabeth Haffenden cuidando do figurino dos mais de 200 atores em um set que reuniu dúzias de camelos, cerca de 2 mil cavalos e 10 mil figurantes. Sem contar a famosa corrida de bigas com quase 10 minutos de duração, cena ícone do filme e uma das sequências mais famosas da história do cinema.

A trama se passa no ano 26, onde o nobre hebreu Judah Ben-Hur, interpretado pelo talentoso Charlton Heston, tem um confortável vida e vive com tranquilidade com a mãe e a irmã. Porém a cobiça e inveja de um amigo de infância, leva a família a desgraça.

Interpretado maravilhosamente por Charlton Heston que eternizou o personagem Ben-Hur, a história revela o drama de ser injustiçado e traído.

Por causa dos acontecimento Ben-Hur se torna escravo e perde todos os seus bens. Enquanto sua mãe e irmã são jogadas na prisão, ele fica anos distante de onde cresceu, voltando tempos depois buscando justiça.

O filme é um verdadeiro épico cinematográfico e a produção mais premiada pela Academia, com 11 Oscars, que até hoje não foi superado. Sendo apenas equiparado por ‘Titanic’ do diretor James Cameron de 1997, que também ganhou 11 Oscar.

‘Ben-Hur’ de 1959 até hoje é um ótimo filme e está na lista dos filmes mais bem produzidos de todos os tempos e que ainda hoje tem uma qualidade incrível.

“Um verdadeiro épico cinematográfico.”

Ben_hur_1959_poster

Livro

‘Ben Hur – Uma Historia Dos Tempos De Cristo’ é um romance escrito por Lew Wallace que ganhou sua a primeira adaptação para o cinema em 1925.

O livro narra a história do hebreu Judah Ben-Hur, um contemporâneo de Jesus.
Injustiçado e traído pelo amigo Messala, Ben-Hur luta para sair de uma situação difícil em busca de vingança e de sua família perdida.

O interessante é como uma simples história de família consegue envolver o leitor de forma a sentir todo o drama do hebreu que é um personagem íntegro, de família e devoto a religião judaica, o qual é condenado injustamente a uma vida de escravidão. Além de não saber o que aconteceu com sua mãe e sua irmã.

A casa de Hur caí em desgraça e tem todos os bens confiscados pelos romanos. Em uma trajetória de provação e tentação, recebendo ajuda e encontrando com os mais diversos tipos de pessoas da época, inclusive com o próprio Jesus, Ben-Hur participa com testemunha ocular de momentos importantes do salvador. Do batismo nas águas do rio Jordão até a crucificação.

Uma história comovente, envolvente e inesquecível.

Ben_hur_livro_versãobr

Dica de Livro(s), não adaptado(s) para o cinema, que seguem a linha de pensamento da história (nacionais ou estrangeiros publicados no Brasil):

Não conheço nenhuma ficção do tipo de ‘Ben-Hur’, que na verdade só recentemente descobri que era um livro que inspirou o filme. ;)

Se alguém conhecer, pode indicar.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

(casa nova)