O Quarto de Jack

por há 2 anos e 472 leituras

Sinopse:

“Ma (Brie Larson), vítima de sequestro, é prisioneira há sete anos.No cativeiro teve seu filho Jack (Jacob Tremblay) agora com cinco anos. Portanto, o mundo de Jack se resume ao quarto em que vivem. Eles estão presos em um espaço de 10m² e Ma faz o possível para fazê-lo feliz. Conforme as perguntas aumentam, também aumenta em Ma o desejo de ter um plano de fuga.”

Ficha técnica:

Ano de produção: 2014

Direção: Lenny Abrahamson

Atores principais: Brie Larson, Jacob Trambley, Joan Allen

Adaptado de livro da irlandesa Emma Donoghue, inspirado em fatos reais, o longa é contado através da visão de Jack. Ele é um garoto que só conhece aquele espaço e o que passa na TV, embora Ma tenha lhe dito que tudo na TV é magia.

Quarto_Jack2

Ela, como uma boa mãe, se dedica a manter Jack feliz, seguro e acima de tudo saudável. Juntos fazem exercícios de alongamento e corrida, de um lado a outro da parede. Mas é uma normalidade irreal.

Quarto_Jack4

Além disso, enquanto vive no quarto, Ma evita qualquer contato de Jack com o Velho Nick. Ela o coloca para dormir no guarda-roupa antes de o homem vir estuprá-la quase todas aos noites.

O filme foi eleito o favorito do público no Festival de Toronto 2015. E já é favorito ao Oscar 2016. A atriz Brie Larson tem recebido muitos elogios pelo desempenho e Tremblay é uma verdadeira revelação, embora este seja seu terceiro papel. No elenco ainda temos Joan Allen (Avó), William H. Macy (Avô) e Sean Bridgers (Velho Nick). Também concorre ao Globo de Ouro em três indicações: Melhor Roteiro, Melhor Filme e Melhor Atriz.

O diretor Lenny Abrahamson extrai dos dois atores principais o que eles têm de melhor. É impressionante o paradoxo entre a história de cativeiro e a de liberdade. E sem ser piegas, o que o filme demonstra é o triunfo do poder do amor familiar, mesmo nas piores circunstâncias. Em certos momentos chega a lembrar do italiano A Vida é Bela.

Você consegue se imaginar trancado em um quarto durante cinco anos? Acredito que nem um dia seria agradável. Porém, Jack não tem conhecimento de outro mundo. Tudo o que ele sabe é que ele e sua mãe se amam. Foi ela quem lhe ensinou a ler, escrever e desenhar.

Quarto_Jack3

O Quarto de Jack (Room) é perturbador. Principalmente a partir do momento em que Ma resolve que é chegada a hora de tentar uma fuga. Como preparar Jack para o novo mundo? Como dizer que o enganou todo esse tempo?

Essa segunda parte da trama é brutal. Afinal, deparar-se com o mundo lá de fora, as pessoas que nunca imaginou existirem e adaptar-se a todo isso é muito mais difícil do que se possa imaginar.

Quarto_Jack5

Onde realmente Jack está preso? Naquele espaço de 10m² ou dentro da nova casa, cercada por jornalistas e curiosos, com inúmeros novos problemas pessoais e psicológicos? De quem deve ter medo agora? E por qual motivo sua mãe já não consegue mais protegê-lo? Jack, sabe apenas que seu mundo, o Quarto, não existe mais. Entretanto, lá, entre quatro paredes, era onde se sentia seguro.

Tremblay, de nove anos, vai mexer com você. Brie, 26 anos, conhecida por várias séries da TV americana e filmes, embora não seja mãe ainda, vai surpreender você pela maturidade e maternidade com que atua.

Quarto_Jack6

Espero que o filme, que estreia em fevereiro no Cineflix Cinemas, ganhe muitos prêmios, pois serão merecidos. Realmente impactante.

Acompanhe a programação AQUI.

*  *  *  *  *

Beijocas

Pessoal, eu realmente estou torcendo pelo sucesso do filme. E voltem sempre!

Graça Siqueira

Olá pessoal, eu sou a Graça. Jornalista, gaúcha de Pelotas (RS), 61 anos, esposa, mãe e avó. Desde pequenininha amo o cinema. Também adoro livros, música e escrever. Sou bastante emotiva. Tenho muitos ídolos em todas as áreas. Sou simples, alegre e otimista.

Facebook Instagram Twitter Google+
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales