Spawn – O Soldado do Inferno

por há 2 meses e 201 leituras

Adaptação dos HQs ‘Spawn’ do autor Todd McFarlane

Filme

A primeira adaptação dos quadrinhos de ‘Spawn’ é de 1997 e é uma produção fantástica sobrenatural que ganhou destaque bem rápido, em relação a outras do gênero já que a publicação é de 1992.

O roteiro narra a história de Al Simons (Michael Jai White), um assassino que ao ser morto durante um trabalho vai para o inferno, literalmente, e consegue  volta para a Terra após fazer um pacto com o diabo. Só que ao voltar para a Terra, ele ganha nova forma e poderes sobrenaturais, pois tem uma missão a cumprir como um soldado do inferno.

A busca da vingança contra aquele que o matou, se contra ponto aos planos do diabo, que escolheu Al para liderar um exército do inferno na Terra.

O filme tem em seu roteiro a adição de um humor ácido e escatológico, ao dramático clima sombrio e sobrenatural dos HQs de ‘Spawn’. Ainda assim a produção se mantém fiel a essência do personagem e seu universo. Mesmo que em dados momentos o humor, ironicamente, tire a graça do Soldado do Inferno.

Vale dizer que para época, os efeitos especiais cumpriram da melhor foram seu papel no visual dark da produção.

Destaque para o ator John Leguizamo, interpretando o enviado do inferno, o Violador, que precisa manter Spawn no caminho certo… Do ponto de vista do mal. Um palhaço de aparência tenebrosa que com certeza entra para lista dos palhaços mais sinistros e assustadores do cinema. Debochado como só um maligno servo do diabo pode ser, consegue ser tão nojento como sádico, assustando até satanistas.

Uma produção que consegue ser melhor que primeiras produções de outros HQs, e no caso de alguns, até das mais recentes.

Para quem curte conteúdo sobrenatural que mescla ação, terror e humor, vale uma conferida mesmo sem ser fã dos quadrinhos.

Livro/HQ

‘Spawn’ é um HQ publicada em 1992, criação de Todd McFarlane. A trama é sobre um agente da CIA, Al Simmons, que durante uma missão cai em uma armadilha e acaba morrendo. Sendo seu superior o culpado. Al vai parar no inferno após a morte e lá aceita a proposta do demônio Malebolgia de virar um “filho do inferno”, que significava retornar a Terra com poderes sobrenaturais.

Assim começa a história de Spawn, que sem abrir mão da humanidade, se torna um tipo de vingador que além de encarar criminosos da Máfia, enfrentar qualquer um que pratique o mal e esteja em seu caminho.

De volta ao mundo dos vivos, Al possui força e poderes sobrenatural, mas também tem sua memória apagada. Porém em sua mente algumas recordações da sua vida na Terra ainda existem. Por isso ao buscar por sua amada esposa, fica chocado ao saber que anos se passaram desde que morreu e ela se casou novamente.

A arte dos quadrinhos era feita pelo próprio criador, mas tempos depois ficou nas competentes mãos do desenhista Greg Capullo, que dividiu responsabilidade com Angel Medina.

Publicado inicialmente pela Editora Image Comics, o 1° HQ de ‘Spawn’ bateu recordes de vendas, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. Também ganhou versão animada e game.

Anny Lucard

Tecnógola em cinema e produtora de rádio. Especializada em edição de som e imagem. Mente por trás da criação do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, de incentivo à leitura e de apoio a literatura em língua portuguesa. Escreve sobre cinema e literatura, tanto para a internet como para programas de rádios. Elabora roteiros nas horas vagas, Colunista Convidada desde agosto/ 12. No twitter pessoal @annylucard

Facebook
Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

Copyright 2010-2017 • Portal Literário JuLund • Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por Studio Sigales